Como importar sapatos da China?

Importar produtos da China é definitivamente um divisor de águas para sua empresa no Brasil. O país, antes conhecido como fábrica do mundo, hoje aposta em novas estratégias econômicas. Em suma, aumentar o valor agregados nos produtos importados é uma das principais mudanças. Conforme esta nova estratégia, novos produtos foram adicionados ao leque de produção das fábricas chinesas. Certamente importar roupas e sapatos da China é uma possibilidade que deve ser considerada!

 

importar sapatos da china

 

Certamente, o processo de importação da China deve ser estudado para que o resultado obtido seja o melhor possível. A diversidade de produtos é grande e nem sempre sua importação é vantajosa. Neste artigo vamos explanar como funciona o processo formal de importar sapatos da China.

 

Importar sapatos da China: cuidados

Certamente é importante pontuar que os produtos chineses tendem a ter um design diferente do que estamos acostumados no Ocidente. Certifique-se de que o seu fornecedor produza sapatos que sejam bem vistos pelo seu público-alvo. Agradar o gosto de todos mercados é impossível. Então, é importante adaptar os produtos importados conforme os gostos do consumidor final.

A produção de sapatos no mundo cresceu muito após a Revolução Industrial e hoje é item essencial de vestuário. Mudanças nas tendências de moda fazem com que este seja um mercado em constante evolução.

 

Taxas e dumping ao importar sapatos da China

Todo tipo de importação vem acompanhada de custos fixos. Todos os produtos importados passam por algum tipo de taxação. Esta taxação é o que permite que o produto seja autorizado a entrar no mercado brasileiro.

 

importar sapatos da china

 

Entretanto, estes custos podem ser somados à possíveis taxações como o “dumping”. O dumping caracteriza um tipo de importação que tende à prejudicar o mercado nacional devido à competição desleal. O antidumping é uma medida protecionista à economia do país de destino da importação. As medidas antidumping são conhecidas também como barreiras comerciais, entretanto, existem macetes.

 

Medidas antidumping na importação de sapatos

Tais medidas são aplicadas quando um determinado país vende um produto mais barato do que o país importador produz em seu mercado nacional. No caso, sapatos vindos da China têm um preço de mercado inferior aos produzidos no Brasil.

Para proteger a indústria nacional de possíveis lesões, as medidas antidumping são aplicadas na importação de sapatos da China. Isso significa que este tipo de produto, ao ser importado da China, sofrem uma taxação mais alta. Então, o preço final do produto torna-se bem mais caro devido à este tipo de medida. Com isso, diminui-se a discrepância entre os preços dos sapatos importados e aqueles produzidos nacionalmente.

Saiba mais sobre o funcionamento das medidas antidumping com nosso vídeo a seguir:

A vigência destas medidas antidumping para importar sapatos da China tem vigência até o ano de 2021. Contudo, medidas como esta são renovadas constantemente. Atualmente, esta taxa tem o valor de US$ 10,22 por par de sapato.

Com o valor do dólar em alta, taxações como esta acabam impedindo muitas pessoas de importar sapatos da China. Com o dólar valendo cerca de 4 reais, esta medida antidumping significa uma soma de R$ 41,75 a cada par de sapato importado da China. Este é um fator que acaba tornando a importação de sapatos inviável para muitos. Continue lendo nosso artigo para aprender uma maneira de evitar este tipo de taxação.

 

Sapatos da indústria brasileira

Esta medida antidumping na importação de sapato faz com que a indústria brasileira esteja protegida de concorrências desleais. Consequentemente, a indústria brasileira de calçados se desenvolveu bastante. Exemplos deste sucesso são grandes conglomerados de marcas como a Alpargatas e a Grendene. Apesar disso, a variedade dos sapatos produzidos nacionalmente é limitada, o que pode ser contornado com a importação de calçados.

 

Qual a solução?

A solução de importação apresentada aqui vale para empresas que possuem uma linha de produção. Em suma, para baratear o custo da importação de sapatos da China uma boa solução é separá-lo em partes. Comprando as partes que compõe o sapato, o produto não é caracterizado como “sapato”.

 

importar sapatos da china
Partes que compõe um sapato. Fonte: Hanna Kramolisck

 

Desta maneira, é preciso alguns objetos de trabalho para juntas todas essas partes. A montagem é simples e resulta num sapato pronto para vender em sua loja.

Se sua empresa possui a intenção de criar e permanecer no mercado da área de calçados, com a existência de um investimento financeiro fale conosco. Converse com os consultores da China Link Trading para que a equipe possa te guiar e orientar quanto aos fornecedores, regras de importação e materiais para que sua linha de produção de calçados marche em rumo ao sucesso. 

 

Por Mariana Madrigali, diretamente de Santos, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário