Como importar da China mais rápido?

Quer importar da China mais rápido? 2020 já começou com boas expectativas para os negócios no Brasil. Os empresários brasileiros estão otimistas, pois preveem que a economia do país continuará a crescer com os efeitos da reforma previdenciária, a qual foi aprovada pelo Congresso ano passado.

Portanto, os mesmos têm a expectativa de aprovação das reformas tributária e administrativa nesse ano. Com isso, muita gente tem o sonho de começar a importar da China. Assim, este artigo veio justamente para te ajudar com dicas sobre como importar da China mais rápido!

Importar da China mais rápido

Dicas para importar da China mais rápido

Importar da China de modo mais rápido não precisa ser um bicho de sete cabeças. Mas é necessário que sejam levados em consideração alguns fatores importantes.

O primeiro fator é o modal de transporte. A China não é logo ali, pois praticamente está do outro lado do mundo. Assim sendo, fazer uma importação da China deve ser bem planejada, devido à longa distância.

Importar da China mais rápido
A escolha do modal de transporte adequado é fundamental para importar da China mais rápido!

Caso queira importar da China de modo mais rápido, escolher qual o meio de transporte e o tipo de frete adequado é essencial. A fim de que a sua mercadoria chegue dentro do tempo previsto, é necessário tomar a decisão mais acertada possível.

O que deve ser levado em conta nesses casos, primeiramente, é a relação custo/benefício de todas as opções. Assim sendo, custo do transporte e frete, prazo de entrega, riscos de cada modalidade e o valor do seguro são fatores que precisam entrar na equação no momento de escolher qual o modal de transporte mais adequado.

Quanto tempo demora em cada modal de transporte?

O tempo de transporte do navio e do avião vai variar bastante. Isso porque Brasil e China são bem distantes. Obviamente o transporte aéreo será bem mais rápido. Mas basicamente, se você optar pelo transporte marítimo, o tempo do transporte de navio será em média 45 dias.

Importar da China mais rápido

Já se for melhor para a sua importação o transporte por meio de avião, a sua carga chegará entre sete dias, mais ou menos. Mas preciso ressaltar que esse período é apenas do transporte em si. Assim sendo, importar da China mais rápido depende também se você precisa que a mercadoria chegue mais rápido.

Os Incoterms

Se você deseja importar da China mais rápido é preciso escolher o Incoterm mais adequado às suas necessidades. Mas o que são os Incoterms? É uma sigla de International Commercial Terms e servem para definir qual a responsabilidade do vendedor e do comprador.

Quando o importador fechar um contrato de compra e venda internacional, fundamentalmente precisa constar quais as responsabilidades de cada parte envolvida.

Para importar da China mais rápido, escolha bem o seu Incoterm!
Se quiser importar da China mais rápido, escolha bem o seu Incoterm! Fonte: Intratradebook

Como mostra na imagem acima, há diferentes tipos de Incoterm, variando de acordo com a responsabilidade do comprador e do vendedor. O FOB (Free on Board), por exemplo, é o Incoterm mais utilizado na importação de um modo geral. Nessa modalidade, as obrigações do fornecedor terminam quando a mercado entra dentro do navio. Isto é, qualquer problema que ocorrer com o transporte da mercadoria até esse momento é de responsabilidade do mesmo. Entretanto, quando o produto chega no navio, a responsabilidade é do comprador/importador.

Definir claramente onde começa e termina a responsabilidade de cada um facilita o processo. Portanto o ato de importar da China mais rápido, visto que possibilita o planejamento e a prevenção de possíveis problemas, quando se sabe de quem é a obrigação de cuidar do transporte e do seguro durante o processo.

A seguir, confira a lista de Incoterms existentes:

Grupo E

EXW – Ex works (em fábrica)

Grupo F

FCA – Free Carrier (Franco Transportador ou Livre Transportador)

FAS – Free Alongside Ship (Livre no Costado do Navio)

FOB – Free on Board (Livre a Bordo do Navio)

Grupo C

CFR – Cost and Freight (Custo e Frete)

CIF – Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete)

CPT – Carriage Paid To (Transporte Pago Até)

CIP – Carriage and Insurance Paid to (Transporte e Seguro Pagos até)

Grupo D

DDP – Delivered Duty Paid (Entrega com Direitos Pagos)

DAT – Delivered at Terminal (Entrega no Terminal)

DAP – Delivered at place (Entrega no Local de Destino)

Tipo de frete X tempo de importação

Conforme mostra o vídeo abaixo, o tempo da sua importação depende do tipo de frete escolhido. Por exemplo, existe a modalidade por Courier, este sendo a forma de importar da China mais rápido e que é feita através de algumas empresas como DHL e Fedex. Quem escolhe esse tipo de modalidade tem a sua mercadoria entregue em até 10 dias, depois do embarque.

Há a opção da modalidade aérea. Também é uma opção para quem deseja importar da China mais rápido, pois a carga chega em torno de 7 a 12 dias, prazo contado a partir do embarque.

Já a modalidade mais econômica, mas que exigem um pouco mais de paciência de quem deseja importar da China mais rápido é a via marítima. Geralmente, quem opta por esse tipo de frete demora de 29 a 60 dias para ver a sua mercadoria chegar depois do embarque.

Importar da China mais rápido
A China Link TTrading te ajudar a obter o Radar de importação expresso!

Todavia, isso não quer dizer que a sua mercadoria chegará em até 2 meses. Um outro fator que pode influenciar no tempo de importação é o prazo de produção. Desde o momento em que você envia um e-mail ao seu fornecedor perguntando até o tempo dele responder e produzir o que foi pedido demora em torno de 20 a 45 dias, dependendo do produto.

Por que essa demora? O importador geralmente não compra itens de estoque, mas sim uma mercadoria que precisa ser produzida ainda, visto que assim é a opção que mais garante uma vantagem econômica para o comprador.

Falamos do tempo de produção e do tempo de transporte por via marítima. Isso seria tudo? A resposta é não! Há ainda que se considerar o tempo do desembaraço aduaneiro. Esse prazo depende de qual porto e qual canal de parametrização a sua mercadoria vai cair. Totalizando, o tempo de desembaraço aduaneiro dura em torno de 10 a 15 dias.

Importar da China mais rápido
A modalidade aérea é boa para quem deseja importar da China mais rápido, mas também é mais cara!

No caso do frete marítimo, não existe, infelizmente, um cálculo preciso do tempo que levará para a sua mercadoria chegar. No mínimo, todo o processo demorará uns 4 meses. Outros fatores que precisam ser considerados são o agendamento do navio, o tipo de transporte que levará a sua mercadoria até o porto, o processo de exportação, a fila de carregamento do contêiner e a própria frequência que saem navios do porto de embarque ao porto de destino.

Confira o nosso vídeo abaixo para ver mais dicas sobre como importar da China mais rápido.

Ficou com alguma dúvida sobre como importar da China mais rápido? Entre em contato com a China Link Trading!

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP, Brasil.

Fonte: Blog e canal do Youtube da China Link Trading, Tecmundo

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |Canal do Youtube  | LinkedIn   | Instagram   |Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário