A gastronomia da China é famosa no mundo todo por contar com comidas chinesas exóticas e alguns sabores muito diferentes dos ocidentais. Assim como no Brasil, os pratos e temperos utilizados na culinária variam de acordo com a região do país, mas em todas elas podemos encontrar iguarias muito curiosas e muito procuradas pelos turistas mais aventureiros.
“Qualquer coisa que ande, nade, rasteje ou voe de costas para o céu é comestível”, diz um ditado cantonês famoso – e os chineses levam isso bastante a sério. Selecionamos alguns dos pratos mais exóticos e curiosos da China para você se aventurar pela gastronomia chinesa em sua próxima viagem. Mas, se você prefere não se arriscar, não se preocupe: você pode encontrar facilmente comidas semelhantes às nossas em qualquer lugar da China.
Comidas Chinesas Exóticas
Sopa de Ninho de Andorinha

Um dos pratos mais caros do mundo, essa especialidade chinesa tem como principal ingrediente o ninho da andorinha, um pequeno pássaro que habita as cavernas do Sudeste Asiático. O diferencial deste pássaro é que, ao invés de galhos ou palha, é o único no mundo que constrói o seu ninho com a sua própria saliva! Para coletar esses ninhos, é preciso se equilibrar em altos postes de bambu para alcançá-los dentro das cavernas escuras, o que requer bastante trabalho e explica o seu preço. Apesar de caro e exótico, o seu sabor é um tanto suave, e a procura pelo prato vem crescendo nos últimos anos por sua fama de revigorante e afrodisíaco.
Pepino-do-mar

O pepino-do-mar é uma iguaria bastante apreciada na culinária chinesa. Trata-se de um estranho animal marinho que lembra um pepino, mas é encontrado nas lojas chinesas em sua forma desidratada, lembrando um pedaço de cimento. Apesar disso, seu sabor não é tão memorável quanto sua aparência: é bem suave, assim como o da sopa de ninho. Porém, pela mesma fama de revigorante medicinal e afrodisíaco, o prato tornou-se muito popular em banquetes de Ano Novo Chinês e em outras celebrações festivas.
Ovos-de-mil-anos

Também conhecidos como ovos-de-cem-anos ou ovos centenários, esse prato muito famoso é feito de ovos de pata que foram envoltos em cinzas de madeira queimada e sal e conservados por cem dias. Esse processo torna a casca e o interior dos ovos acinzentados, o que dá a eles uma aparência de antigos. Diferente dos pratos anteriores, os ovos-de-mil-anos possuem um sabor bastante forte e salgado, mas muito apreciado pelos chineses e turistas na China!
Espetinhos de Insetos

Sem dúvidas uma iguaria para os mais corajosos, os espetinhos de insetos são muito comuns em barracas de rua, restaurantes especializados e mercados chineses. Há espetinhos de escorpiões, baratas, grilos e até de cavalos-marinhos e estrelas-do-mar. Os espetinhos são muito apreciados por seu sabor e textura marcantes, mas também por suas propriedades medicinais e energéticas. Segundo os chineses, o cavalo-marinho é outro alimento afrodisíaco; a barata pode aumentar a força muscular; já o escorpião aquece o sangue em temperaturas frias, aumenta a virilidade e pode curar algumas doenças!
E você, teria coragem de experimentar essas comidas chinesas exóticas? Qual delas você gostaria de provar?
Conte para nós nos comentários!
Por Laís Barbosa, diretamente de Marília, SP, Brasil
Fontes: Forbes, The Spruce Blog
Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook | Canal do Youtube | LinkedIn | Instagram | Twitter | Google +