Comidas Chinesas Exóticas que Você Precisa Provar!

A gastronomia da China é famosa no mundo todo por contar com comidas chinesas exóticas e alguns sabores muito diferentes dos ocidentais. Assim como no Brasil, os pratos e temperos utilizados na culinária variam de acordo com a região do país, mas em todas elas podemos encontrar iguarias muito curiosas e muito procuradas pelos turistas mais aventureiros.

“Qualquer coisa que ande, nade, rasteje ou voe de costas para o céu é comestível”, diz um ditado cantonês famoso – e os chineses levam isso bastante a sério. Selecionamos alguns dos pratos mais exóticos e curiosos da China para você se aventurar pela gastronomia chinesa em sua próxima viagem. Mas, se você prefere não se arriscar, não se preocupe: você pode encontrar facilmente comidas semelhantes às nossas em qualquer lugar da China.

 

Comidas Chinesas Exóticas

 

Sopa de Ninho de Andorinha

 

comidas chinesas exóticas
A sopa de ninho é uma das comidas chinesas exóticas mais caras do mundo.

 

Um dos pratos mais caros do mundo, essa especialidade chinesa tem como principal ingrediente o ninho da andorinha, um pequeno pássaro que habita as cavernas do Sudeste Asiático. O diferencial deste pássaro é que, ao invés de galhos ou palha, é o único no mundo que constrói o seu ninho com a sua própria saliva! Para coletar esses ninhos, é preciso se equilibrar em altos postes de bambu para alcançá-los dentro das cavernas escuras, o que requer bastante trabalho e explica o seu preço. Apesar de caro e exótico, o seu sabor é um tanto suave, e a procura pelo prato vem crescendo nos últimos anos por sua fama de revigorante e afrodisíaco.

 

Pepino-do-mar

 

comidas chinesas exóticas
O pepino-do-mar é muito popular em banquetes de Ano Novo Chinês e em outras celebrações festivas.

 

O pepino-do-mar é uma iguaria bastante apreciada na culinária chinesa. Trata-se de um estranho animal marinho que lembra um pepino, mas é encontrado nas lojas chinesas em sua forma desidratada, lembrando um pedaço de cimento. Apesar disso, seu sabor não é tão memorável quanto sua aparência: é bem suave, assim como o da sopa de ninho. Porém, pela mesma fama de revigorante medicinal e afrodisíaco, o prato tornou-se muito popular em banquetes de Ano Novo Chinês e em outras celebrações festivas.

 

Ovos-de-mil-anos

 

comidas chinesas exóticas
Os ovos-de-mil-anos são muito procurados por turistas na China.

 

Também conhecidos como ovos-de-cem-anos ou ovos centenários, esse prato muito famoso é feito de ovos de pata que foram envoltos em cinzas de madeira queimada e sal e conservados por cem dias. Esse processo torna a casca e o interior dos ovos acinzentados, o que dá a eles uma aparência de antigos. Diferente dos pratos anteriores, os ovos-de-mil-anos possuem um sabor bastante forte e salgado, mas muito apreciado pelos chineses e turistas na China!

 

Espetinhos de Insetos

 

comidas chinesas exóticas
Os espetos de insetos são encontrados em barracas de rua, restaurantes e mercados.

 

Sem dúvidas uma iguaria para os mais corajosos, os espetinhos de insetos são muito comuns em barracas de rua, restaurantes especializados e mercados chineses. Há espetinhos de escorpiões, baratas, grilos e até de cavalos-marinhos e estrelas-do-mar. Os espetinhos são muito apreciados por seu sabor e textura marcantes, mas também por suas propriedades medicinais e energéticas. Segundo os chineses, o cavalo-marinho é outro alimento afrodisíaco; a barata pode aumentar a força muscular; já o escorpião aquece o sangue em temperaturas frias, aumenta a virilidade e pode curar algumas doenças!

 

E você, teria coragem de experimentar essas comidas chinesas exóticas? Qual delas você gostaria de provar?
Conte para nós nos comentários!

 

Por Laís Barbosa, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Forbes, The Spruce Blog

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário