Você provavelmente já assistiu ou ouviu falar de algum filme chinês, que além do entretenimento, nos proporciona o contato com uma cultura nova. Que tal conferir algumas recomendações de filmes do cinema chinês para começar o ano?
Quando falamos de cinema chinês, é possível que nos venha à cabeça algum filme relacionado a artes marciais, já que os mais conhecidos longas-metragens da China são os da década de 70 e 80, graças ao antigo ídolo Bruce-Lee. As lutas milenares são características muito presentes na cultura chinesa. Mas o cinema chinês começou muito antes disso. O filme mais antigo conservado até hoje é de 1922 e se chama O romance de um vendedor de frutas, de Shichuan Zhang.
As gerações do cinema chinês
Na 1ª geração do cinema chinês, nos anos 20, os filmes foram primordialmente baseados em romances realistas, contrastando da tendência da década de 30 e 40. Com a ocupação da Manchúria em 1931 e os bombardeios de Shanghai em 1932, os filmes tornaram-se mais voltados à realidade e ao progresso, dando origem à 2ª geração da filmografia chinesa.
A partir de 1946, com Mao Tsé-tung no poder, o cinema chinês retoma sua força inicial, pois é visto pelo governante como um meio de propaganda de seu regime. Nesta 3ª geração, um dos clássicos da época, Primavera numa pequena cidade, 1948, de Fei Mu, foi considerado pelos críticos em 1999 o melhor filme chinês. O filme Corvos e pardais (Zheng Junli, 1949) também é considerado um clássico do cinema chinês.
Em 1956, foi aberta a Academia de Cinema de Pequim. Neste período de 4ª geração, a produção cinematográfica chinesa aumentou, e vários cineastas foram enviados para Moscou com o objetivo de estudar e aprender o processo de produção de filmes com os russos.
O cinema chinês em uma nova fase
Durante a revolução cultural nos anos 60, o cinema chinês não teve muita expressão, dando espaço à cinematografia japonesa e indiana. Até que nos anos 80 surgem os realizadores da 5ª geração do cinema chinês, com filmes de maior impacto como Terra Amarela, de Chen Kaige em 1984, e, em 1987, o filme O Sorgo Vermelho, de Zhang Yimou, que ganhou o Urso de Ouro em Berlim. Chen Kaige despertou a atenção de Cannes e, com o filme Adeus minha concubina (1993), recebeu a Palma de Ouro.
A partir dos anos 2000, novos produtores surgem na China, declarando então a 6ª geração do cinema chinês, e propondo um marco vanguardista com novas formas de se fazer filmes no país. Os filmes de destaque são Pequenas Flores Vermelhas, de Zhang Yuan em 2006, O mundo (2004) e Em busca da Vida ( 2006), de Jian Zhang-Ke.
Atualmente, a mais recente produção do diretor chinês Zhang Yimou foi considerada o filme mais caro da história do cinema chinês. A Grande Muralha, protagonizado pelo norte-americano Matt Damon, arrecadou 64 milhões de euros em sua estreia. O filme custou 140 milhões de euros e conta a história de um mercenário inglês.
Atualmente, há alguns filmes que são proibidos na China pela censura, como 007: Skyfall e Homem de Ferro 3, revelando o limite da liberdade de expressão no país. Apesar disso, as perspectivas de crescimento do cinema chinês é muito grande, apostam os críticos.
Se você quiser ver a China da perspectiva ocidental, há alguns filmes de Hollywood que têm a China como cenário, que você pode conferir no blog da China Link Trading.
Abaixo, você pode encontrar os links com informações e trailers dos filmes mencionados nesse artigo.
O Romance de um vendedor de frutas (Shichuan Zhang, 1922): Filme
Primavera numa pequena Cidade (Fei Um, 1948): Imdb e Trailer
Corvos e Pardais (Zheng Junli, 1949): Imdb e Filme.
Terra Amarela (Chen Kaige, 1984): Imdb e Trailer
O Sorgo Vermelho (Zhang Yimou, 1987): Imdb e Cena
Adeus, Minha Concubina (Chen Kaige, 1993): Imdb e Trailer
Pequenas Flores Vermelhas (Zhang Yuan, 2006): Imdb e Trailer
O mundo (Jian Zhang-Ke, 2004): Imdb e Trailer
Em busca da Vida (Jian Zhang-Ke, 2006): Imdb e Trailer
The Great Wall (Zhang Yimou, 2016): Imdb e Trailer
Por Ana Luiza Garcia Lachner, diretamente de Marília, SP, Brasil.
Fontes: Festival de Cannes , Obvious , Cine Club Ybitu Katu , Jornal DN, Mnemo Cine e IMDb.
Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site