China suspende pesquisador que testou arroz transgênico em crianças

Foi anunciado na noite de segunda-feira, dia 10 de Setembro pelo Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças a suspensão do pesquisador Yin Shiâ mando do projeto Arroz de ouro sendo um dos responsáveis por testar uma variedade de arroz transgênico enriquecido com vitaminas em crianças de seis a oito anos de idade.

As crianças eram da província de Hunan e o projeto foi realizado por pesquisadores da China e norte-americanos da Universidade de Tufts (Massachusetts). A autoridade de saúde da China disse que não havia aprovado a pesquisa, iniciada em 2008 .

A pesquisa tinha como objetivo verificar se a variedade de arroz geneticamente modificado poderia reduzir a deficiência de vitamina A, que pode causar cegueira e a morte de crianças desnutridas. O estudo observou que a variedade transgênica pode ser eficiente. Porém, o Centro Chinês afirmou em seu site que a pesquisa não atendeu as suas exigências, como a necessidade de que o trabalho fosse liberado por autoridades do ministério e por um comitê de ética.

O pesquisador Yin Shi’an será investigado. Segundo as autoridades de saúde, os relatos de Yin não estão de acordo com os da pesquisadora líder do projeto, Tang Guangwen, da universidade de Tufts. Tang havia dito anteriormente que os testes foram pré-aprovados, segundo a agência de notí­cias estatal Xinhua News. A universidade está revisando os protocolos da pesquisa e se recusa a comentar o caso antes de concluir a análise.

Não há indícios de que as crianças tenham sido prejudicadas, mas a reação do governo chinês deve consolidar a forte aversão que a China tem com relação aos alimentos geneticamente modificados, entre outras preocupações com a segurança alimentar.

Diferentemente dos Estados Unidos, na China é proibido usar transgênicos em produtos para consumo humano e a atividade desse setor se limita a produção doméstica, embora sejam importadas algumas rações.

FONTE: Diário de Pernambuco

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário