Fatos Marcantes na China em 2016 -Retrospectiva

2017 acabou de chegar, mas, na China, o novo Ano do Galo está a caminho! Assim, com o início de um novo ciclo, nada melhor do que recordarmos os fatos mais importantes do ano que passou, não é mesmo? Separamos então as notícias e algumas das curiosidades mais importantes da China em 2016. Vamos relembrar?

 

Destaques da China em 2016

O que foi aconteceu de destaque na China em 2016? Relembre conosco a seguir algumas das principais notícias ocorridas no gigante asiático. Clique nas imagens para ler os detalhes:

 

1.Expansão Militar Chinesa

 

expansao militar da china
Expansão Militar foi um dos destaques da China em 2016

 
 

A China vem aí! Surpreendeu-se com os investimentos do governo para a expansão militar da China, como uma importante parte do 13ºPlano Quinquenal (2016 – 2020). Entre os objetivos está a diminuição do contingente de militares, mas apostando na modernização do Exército, principalmente na Força Aérea e Marinha. A construção de porta-aviões foi o símbolo do desejo chinês de expandir seu poder, concretizando as previsões de as disputas internacionais no Mar do Sul da China seriam prioridade para os chineses.  Assim, os investimentos criaram um clima ainda mais tenso na região, bem como gerou grande preocupação por parte do rival Estados Unidos.

2.Eleições em Taiwan

 

eleicoes em taiwan
Taiwan elege sua primeira presidente mulher: um dos marcos para a China em 2016

 

Em janeiro, Taiwan elegeu sua primeira presidente mulher, Tsai Ing-wen, a candidata do partido pró-independência Partido Democrático Progressista (PDP). A vitória já era prevista e vinha preocupando os chineses, que viam que a reaproximação com Taiwan, sob a presidência de Ma Ying-jeou (KMT), iria encontrar transformações. A eleição de Tsai veio a simbolizar o desejo por independência de Taiwan, refletida pela opinião pública nas urnas. As tensões nas relações entre a ilha e a China reacendiam e reencontrariam uma participação dos Estados Unidos no final do ano com Donald Trump. Assim, as eleições em Taiwan, sem dúvidas, podem ser consideradas um dos acontecimentos mais marcantes para a China em 2016.

 

3.O Futebol Chinês

 

china em 2016
China quer ser uma potência no futebol

 

A China em 2016 chamou a atenção constantemente nos noticiários esportivos no Brasil. O motivo? Contratações em massa de jogadores e técnicos brasileiros por quantias milionárias. O investimento no futebol na China tornou-se evidente, demonstrando que o país realmente tem planos de continuar caminhando em direção ao objetivo do presidente Xi Jinping de tornar  o gigante asiático também um gigante no futebol. E você, o que achou desse ambicioso plano?

4.O Gigante Alibaba

 

china em 2016
Alibaba: um gigante chinês

 

Em março de 2016, o mundo viu o gigante Alibaba atingir 3 trilhões de yuan em vendas no ramo do comércio online concretizando um caminho de sucesso do Grupo fundado em 1999 pelo empresário Jack Ma, atualmente o segundo homem mais rico da China. Os planos do Alibaba para o futuro são ambiciosos: eles têm como objetivo dobrar as vendas registradas até o ano de 2020. Mas com o crescimento tão acelerado do Grupo, não há muitas dúvidas de que eles poderão alcançar tal meta.

 

 5.Mar do Sul da China em Foco

 

china em 2016
Tensão internacional: Mar do Sul da China em 2016

 

Uma das notícias que mais chamou a atenção sobre a China em 2016 foi o julgamento da Corte Permanente de Arbitragem, que, após analisar o caso durante três anos, deliberou favoravelmente às Filipinas sobre o Mar da China. A decisão irritou os chineses, aumentando ainda mais as tensões na região, chegando a causar preocupações sobre a possibilidade real de um conflito armado.

 

6.Impeachment e a China

 

china em 2016
Michel Temer e Xi Jinping se cumprimentam durante encontro do G20 na China

 

Quando o impeachment de Dilma Roussef foi concretizado, Michel Temer embarcava justamente para a China, para participar do encontro do G20, o grupo que reúne os 20 países com as maiores economias do mundo. As repercussões do afastamento da presidente efervesceram ainda mais as discussões no Brasil, mergulhado em uma crise política e econômica de proporções ainda preocupantes. Sendo a China a principal parceira comercial do Brasil, o que mudaria nas relações entre os dois países?

 

7.Pandas salvos?

 

china em 2016
Os pandas gigantes saíram do perigo de extinção na China em 2016

Os pandas gigantes, símbolo da fauna do país asiático, saíram do perigo de extinção na China em 2016! Essa notícia história foi recebida como sendo resultado das medidas do governo chinês para a preservação da espécie, baseadas principalmente na recriação das florestas de bambu, o principal alimento dos pandas. Mesmo sendo notícias animadoras, ainda há preocupações se os animais mais queridos da China estão realmente a salvo. Isso seria devido às chances das florestas de bambu estarem extremamente ameaçadas nos próximos anos pelo aquecimento global. Assim, os esforços para salvar os pandas devem continuar em foco!

 

8.Programa de Avaliação dos Chineses

 

china em 2016
A realidade imitando a ficção?

 

A realidade imitando a ficção? Em 2016 você se chocou com a notícia de que o governo chinês tem com plano lançamento de um programa de avaliação de seus cidadãos. Esse novo sistema implantaria notas aos chineses com base em suas informações pessoais. Assim, cada pessoa acumularia uma certa quantia de pontos, que o classificaria de acordo com um “ranking de cidadãos”. Melhores pontuações dariam vantagens aos cidadãos, bem como notas baixas, trariam formas de penalidades a eles. Esse projeto assustou devido a sua semelhança com obras de ficção, como um dos episódios de uma das séries queridinhas de 2016, Black Mirror, onde as pessoas eram constantemente avaliadas em um futuro distópico.

 

9.A Morte de Fidel Castro

 

china em 2016
Morte de Fidel Castro e as relações entre China e Cuba

 

O ano de 2016 foi marcado por mortes de personalidades bastante significativas no mundo. Uma delas foi a de Fidel Castro, o líder da Revolução Cubana e ex-presidente da ilha caribenha. As relações bilaterais de China e Cuba, tão importantes, tendo em vista que o asiático é o segundo maior parceiro comercial cubano (atrás apenas da Venezuela), foram destaque principalmente em novembro, quando Fidel faleceu aos noventa anos.

10.Donald Trump e a China

 

china em 2016
Donald Trump é uma das principais questões que serão levadas para 2017

 

Uma das notícias que mais marcaram os noticiários mundiais foi o resultado das eleições dos Estados Unidos que consagraram o polêmico Donald Trump como o próximo presidente do país americano. Inicialmente, os chineses aparentaram receber de maneira otimista o resultado,  pois consideravam que tal vitória representava não somente o enfraquecimento do modelo político dos rivais, mas também significaria uma menor intervenção dos Estados Unidos em assuntos de interesses chineses, como, por exemplo, as já citadas disputas no Mar do Sul da China. Entretanto, antes mesmo de tomar posse ( o que ocorrerá somente em 20 de janeiro), Trump causou desconfortos diplomáticos através da aproximação com Taiwan, bem como com declarações polêmicas contrárias à China. Atitudes que deixaram em dúvida o futuro na relação entre os dois países mais ricos do mundo. Assim, as dúvidas que pairam sobre as relações futuras entre os dois países são algumas das principais heranças de 2016 que serão levadas para 2017.

 

Curiosidades da China em 2016

Além de notícias marcantes, que tal relembrar também algumas das curiosidades da China em 2016 que surpreenderam?

 
CHINA EM 2016
 

Revisite conosco os lugares magníficos que estampam as notas de yuan na China!

Número de azar? Em 2016 você entendeu os motivos que levam os chineses a terem tanto medo do número 4!

 
china em 2016
 

Por que os chineses andam para trás? E por que os bebês utilizam essas roupas? Você conheceu aqui quais são os costumes chineses mais curiosos!

Além disso, aprendeu sobre o feminismo na China, sua história, reivindicações e a censura que vem recebendo por parte do governo chinês.

 

Agora que recordamos o que se destacou na China em 2016, é hora de nos prepararmos para os desdobramentos que essas notícias terão nos próximos meses, bem como esperar pelas novidades que 2017 trará a nós! Está pronto?

Um ótimo Ano do Galo a todos!

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário