Importar da China: Certificado TÜV

Quando você comprou algum brinquedo, produto eletrônico ou eletrodoméstico, já procurou, porém, se na embalagem tinha um selo de certificação do INMETRO? Pois bem, uma empresa ou produto que tenha um certificado TÜV significa que a mesma passou por um processo de auditoria.

 

Certificado TÜV
Entenda o porquê de importar de um fornecedor chinês como certficado TUV pode ser um diferencial para o seu negócio. Fonte: Pioneer Chicory

 

Para quê? Assegurar, pois, a qualidade dos seus serviços prestados ou produtos fabricados. Entenda mais sobre o certificado TÜV e o que isso representa para sua importação da China neste artigo!

 

O que é o certificado TÜV?

Como já pode ser presumido no parágrafo anterior, portanto, o certificado TÜV tem a ver com qualidade. Vivemos na era da informação e as pessoas estão cada vez mais conscienciosas sobre os produtos que compram. Por exemplo, quando as pessoas compram alimentos, muitos consumidores se atentam à tabela de nutrientes. Os mesmos também olham se no rótulo há o selo de produtos orgânicos.

Assim também ocorre quando compramos um produto fabricado e buscamos o selo de qualidade do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O consumidor já sabe que se um produto tem esse selo, passou por uma bateria de testes e teve sua qualidade aprovada. Muitas vezes, ter o selo do INMETRO é importante para atestar a segurança do produto. Por exemplo, se o produto tem alguma peça que solta muito fácil ou contém alguma substância tóxica.

 

Certificado TÜV
Procure sempre comprar produtos com o selo de qualidade do Inmetro. Fonte: Sindiposto

 

É importante explicar, no entanto, que a TÜV é um conjunto de empresas privadas certificadoras. O INMETRO é uma autarquia do governo federal brasileiro, ou seja, é um órgão público. Assim sendo, ter um certificado TÜV significa que essa empresa atestou a qualidade e segurança de um determinado produto.

 

Quem é a TÜV?

A TÜV vem do termo alemão “Technischer Überwachungsverein” (Associação de Inspeção Técnica). São empresas de origem alemã e suas origens remontam à época da Revolução Industrial, durante o século XIX.

Naquele tempo, após um incidente no qual um aquecedor à vapor explodiu na cidade alemã de Mainheim, em 1865, alguns engenheiros se uniram para formar uma “Associação de Inspeção de Aquecedores à Vapor”. Com o passar do tempo, outras associações similares foram surgindo e se agrupando.

A economia foi se industrializando cada vez mais e essas associações foram absorvendo outras demandas, como testes de segurança elétrica, inspeção de elevadores e veículos. Aos poucos, essas associações foram ganhando reconhecimento internacional, prestando, pois, serviços para governos, empresas e instituições sem fim lucrativo.

 

Qual a importância do certificado TÜV para sua importação da China?

Depois de falar um pouco sobre a história dessas empresas, vamos refletir, agora, sobre a importância do certificado TÜV na hora de importar da China.

Quando falamos de importação, ainda mais da China, vem um certo receio sobre a qualidade da mercadoria. Apesar de haver ainda muito preconceito em relação aos produtos “Made in China“, todavia houve uma época que os produtos fabricados na China eram inferiores se comparados com similares dos EUA, Europa e Japão.

 

Certificado TÜV
Importar de um fornecedor com o certificado TUV é sinônimo de qualidade! Fonte: Ecom Crew

 

O governo chinês, no entanto, tem investido cada vez mais na qualidade do que é fabricado no país. O intuito é gerar bens com maior valor agregado, isto é, fruto de muitos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), especialmente na área de tecnologia. Entretanto, mudar o jeito das pessoas pensarem demanda tempo.

Voltando à questão da qualidade, esse é um assunto essencial para o importador. Afinal, ninguém deseja “comprar gato por lebre” e sofrer um prejuízo. Por isso, toda a precaução é válida e, nessa hora, entra a importância do certificado TÜV.

Você já comprou alguma coisa ou adquiriu algum serviço, porque alguém de confiança indicou? A lógica é a mesma com o certificado TÜV. Essas empresas, há muito tempo no mercado de inspeção e auditoria, são contratadas pelos fabricantes chineses para testar com rigor a qualidade e a segurança dos produtos feitos ali.

Assim sendo, ao importar de um fornecedor chinês que tenha um certificado TÜV, a pessoa pode ter certeza de que a empresa passou por uma ação de auditoria em seus processos produtivos para obter essa certificação. No final, isso serve como um selo de garantia para o importador e também para o consumidor final.

Quer saber mais sobre o certificado TÜV? Então confira agora o nosso vídeo sobre isso!

 

É seguro importar da China com o coronavírus?

Estamos vivendo numa época muito crítica dentro do cenário global. Desde os último dias de 2019, quando começaram a surgir rumores de uma nova doença até agora, com uma pandemia espalhada por diversos países, o novo coronavírus tem assustado muita gente.

 

Certificado TÜV
A utilização de máscaras é uma das formas de prevenir o contágio. Fonte: New Scientist

 

O vírus começou a se espalhar pela cidade de Wuhan, capital da província chinesa de Hubei. Embora ainda não haja uma confirmação exata, tudo indica que os primeiros pacientes eram frequentadores de um mercado de peixes e frutos do mar. O vírus espalhou-se rapidamente pela população da cidade, justamente no principal feriado do país, o Ano Novo Chinês. Nessa data, muitos chineses viajam para suas cidades natais e isso contribuiu para levar o Covid-19 para outro lugares da China e, posteriormente, do mundo.

Quer entender como surgiu o vírus do Covid 19 (novo Coronavírus)? Nós preparamos um vídeo especial! Confira:

Além deste vírus ceifar milhares de vidas ao redor do globo, ele também mexeu com o mercado global. A economia chinesa foi extremamente prejudicada, pois muitas fábricas ficaram paralisadas. E com a interdependência econômica, isso afetou a economia do mundo inteiro, inclusive a do Brasil.

 

Apesar da ameaça do Coronavírus, a Canton Fair 2020 está confirmada para abril!

 

Por que devo importar da China?

Já falamos bastante sobre o certificado TÜV e como é importante avaliar se o seu fornecedor chinês tem essa garantia. Mas você pode se perguntar: por que devo importar da China? Vamos apresentar alguns motivos para você importar da China!

 

importação da China impostos pessoa física
A China é a “Fábrica do Mundo” e vale muito a pena importar de lá!

 

Inúmeras vezes, comprar as coisas do Brasil, fabricadas por fornecedores brasileiros não compensa pelo preço final. Importar da China vale a pena porque a China tem preços mais competitivos por causa do seu modelo de produção.

Lembra-se que a China é o país com a maior população do mundo. Esse poder demográfico tem tudo a ver com a formação do preço final. A grande oferta de mão de obra faz com que os salários sejam mais baixos, sendo assim barateando o processo de produção de mercadorias.

Você também pode nos perguntar: em tempos de crise na economia brasileira, não deveríamos, portanto comprar dos fabricantes brasileiros e gerar empregos no Brasil? A resposta é: o Brasil não consegue produzir tudo, infelizmente. Em relação à China, estamos atrasados em alguns setores industriais, o que nos obriga a, eventualmente, importar da China.

Quem nunca importou pode ficar um tanto intimidado no começo. Quais são os processos, que documentação preciso ter e quanto vai me custar são perguntas comuns e legítimas. Portanto, a primeira dica que damos é fazer uma simulação de importação.

Se tiver dúvidas sobre o certificado TÜV e importação da China, venha falar com a China Link Trading! Temos uma equipe altamente gabaritada para responder às suas perguntas!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba-SP.

Fontes: Inmetro, TÜV rheinland Brasil, G1.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário