Black Friday chinesa fatura sete vezes mais que a dos EUA

A Black Friday chinesa, diferente da americana, ocorre, na realidade, todo 11 de novembro – data em que se comemora o famoso “Dia dos Solteiros”. Nesse dia, é quando o comércio online da China atinge seu pico de vendas e os chineses compram massivamente. Para saber mais sobre como ocorre a Black Friday chinesa, quais os lucros de um feriado de compras no país com o maior mercado consumidor do mundo e o que acontece na China enquanto o resto do mundo está na Black Friday pós Ação de Graças, continue lendo este artigo!

Black Friday americana x Black Friday chinesa

A chamada Black Friday surgiu nos Estados Unidos, baseada na tradição americana de se começar as compras de Natal logo em seguida ao dia de Ação de Graças. Lá, esta data corresponde à última sexta-feira do mês de novembro, quando ocorrem enormes promoções em praticamente todos os tipos de produtos. Milhares de pessoas saem de suas casas ou se posicionam rapidamente em frente a seus computadores para aproveitar os baixíssimos preços nas lojas físicas e online. Com o aumento do índice das compras feitas online, a Black Friday hoje atinge pessoas em qualquer lugar do mundo.

black friday
Nos EUA, é comum ver multidões fazendo compras nas grandes lojas e departamentos. Fonte: Business Insider

Esse costume de baixar os preços dos produtos em um determinado dia do ano espalhou-se para vários lugares ao redor do mundo. No Brasil, a tradição da Black Friday começou em 2010. Há, no entanto, países em que o pico de vendas acontece em diferentes datas, como no Boxing Day do Canadá, celebrado no dia 26 de dezembro, após o Natal, e o Dia dos Solteiros da China, que ocorre no dia 11 de novembro.

A Black Friday é tão lucrativa que o e-commerce americano, por exemplo, chega a faturar três vezes mais do que em um dia comum. No entanto, apesar dos elevados números, o maior dia de vendas do planeta não é a data americana, mas a chinesa.

Todo onze de novembro celebra-se, na China, o Dia dos Solteiros. Nessa data, considerada como o “dia de glória” dos comerciantes, são vendidos, em menos de 24 horas, cerca de 25 bilhões de dólares em produtos – número que corresponde a praticamente o dobro da Black Friday americana e do faturamento anual do e-commerce brasileiro.

black friday
Número de pedidos é 11 vezes maior no Dia dos Solteiros na China.

Os chineses, principalmente aqueles que moram em grandes cidades, têm o costume de fazer compras como forma de hobby/lazer. Em feriados é comum que shopping e alameda fiquem lotados de consumidores, e as grandes marcas são favoritas. Esse costume fez com que a China fosse considerada hoje o maior mercado consumidor do mundo, servindo inclusive como “laboratório” para testar o sucesso de alguns produtos no mercado.

Black Friday Chinesa: conheça a origem do Dia dos Solteiros

A tradição de se comemorar o Dia dos Solteiros, na China, começou em 2009, quando um grupo de estudantes da Universidade de Nanquim teria se organizado para fazer um tipo de “contraponto” ao Dia dos Namorados. Após essa manifestação, muito rapidamente, a moda se espalhou após a empresa de e-commerce chinesa Alibaba passar a oferecer expressivos descontos nas compras que fossem realizadas nesse período.

A data foi escolhida pelo dia 11 de novembro ser representado apenas com números “uns”, ou seja, 11/11, representando o um como uma pessoa sozinha. Logo, este dia foi denominado o dia dos solteiros na cultura chinesa.

black friday
O lucro das empresas cresce a cada ano e datas como essa são famosas por bater recordes de números de vendas.

Neste ano de 2019, a Alibab trouxe descontos também para fomentar o e-commerce brasileiro e competir com o comércio nacional.

Atualmente, o comércio chinês fatura, no dia 11/11, sete vezes mais que o americano fatura, na última sexta-feira do mês de novembro. Além disso, as vendas da Black Friday chinesa são 11 vezes maiores do que em um dia comum, sendo que as e-commerce chinesas chegam a entregar mais de 657 milhões de pacotes pelo país.

Datas com um fluxo tão grande de vendas podem afetar toda a estrutura logística do país, podendo afetar inclusive sua importação. Na hora de calcular o prazo de chegada do seu produto é importante levar em consideração datas comemorativas como Dia dos Solteiros e, principalmente, o Ano Novo chinês. Neste vídeo te explicamos em quais datas comemorativas chinesas você precisa estar atento na hora de importar da China:

Caso ainda hajam dúvidas, fale conosco que vamos responder às suas dúvidas. Para mais conteúdos sobre importação de produtos da China, se inscreva no nosso canal!

Por Lys Brittes, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Exame

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário