Após uma longa viagem a negócios, ou mesmo um dia de passeios, que tal conferir um dos lugares mais dinâmicos e animados de Pequim? No Bairro de Shichahai, você pode encontrar desde os tradicionais Hutongs, belos lagos e a mansão de um antigo príncipe chinês, até uma moderna rua de bares!
O Bairro de Shichahai
O Bairro de Shichahai foi, durante a dinastia Yuan (1271-1368), uma das extremidades do Grande Canal da China Jing-han, o que por si só representa prosperidade. Na dinastia Ming, alguns séculos depois, o canal, que ligava Pequim a Hangzhou , foi transformado em três lagos: Qianhai, que significa mar ou lago da frente; Houhai, o mar de trás; e Xihai, o mar do Oeste. A partir dessa obra, os chineses puderam fazer desse local um ambiente de lazer e admirar a belíssima paisagem; que é hoje um dos mais antigos lagos artificiais do mundo.

Nos últimos duzentos anos, com a valorização do Bairro, muitos monges influentes, políticos e celebridades construíram conventos, mansões e templos no local. Hoje em dia, podemos notar o valor histórico da arquitetura de Schichahai. Entre os monumentos, encontramos a mansão do príncipe Gong (Gong Wang Fu), a casa de Mei Lang Fan (conhecido maestro da ópera de Pequim) e o templo Guang Hua.


Os Hutongs
No Bairro Shichahai, há também uma atração peculiar: os Hutongs, ruas estreitas características do período medieval chinês. Em Pequim, é comum para os turistas utilizarem o ciclo-riquixá para descobrir as ruelas, passando por pequenas lojas de artesanato, arquitetura antiga e lembretes de eras políticas passadas.

Uma curiosidade é o contraste de cenários entre as ruas medievais e a entrada nas avenidas modernas, que revela a pluralidade da maravilhosa China.

Houhai: o “lago de trás”
Dentre os três lagos, o lago Houhai é o maior e é rodeado de cafés e pubs convidativos e diferentes, como o “Restaurante Sem Nome”, o No Name Restaurant.
Se sua opção for uma gastronomia tão tradicional quanto o bairro, duas boas escolhas são o Kao Rou Ji e o Bao Du Zhang, ambos os restaurantes com a exótica comida chinesa. Ambos têm mais de 100 anos de experiência em pratos típicos como o pato assado e sopa de miúdos de ovelha.
Se você não souber o que fazer em Pequim à noite, a rua de bares de Houhai é perfeita para você! Construídos a partir dos anos 2000, esses estabelecimentos mais novos servem drinks a um ótimo preço e com atendimento impecável. Mas claro, você também pode ler um livro, passear com os amigos ou até participar de um karaokê.
O Houhai 5 Hao é um dos bares que coleciona elementos antigos chineses de decoração e tem um ambiente agradável e convidativo. Da varanda do pub, há uma linda vista de todo o lago, e,dentro do estabelecimento,acontecem várias performances de dança e bandas. É possível também pedir para os cantores dedicarem uma música para você!
Outra indicação é o Buddha Bar. Interessante saber da existência de um bar budista, sabendo que os praticantes da religião geralmente evitam bebidas alcoólicas, não é mesmo? O ambiente é calmo e confortável, perfeito para relaxar depois de um longo dia. A decoração remete a elementos da cultura do budismo e o bar dispões de uma sala com a figura de Buddha para orações e meditações. Apesar da tranquilidade, as músicas são diversas, e quem sabe você pode ter a sorte de escutar bossa nova.

Mas claro, antes de ir, que tal saber algumas coisas antes de viajar ? Também mantenha-se atento para alguns costumes chineses e aproveite para visitar outros pontos turísticos na China.
Por Ana Luiza Lachner, de Marília, SP, Brasil.
Fontes: Travel China Guide , National Geographic Traveler , Viator, China Travel e Time Travel
Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site