Ano Novo Chinês: 2021 – Ano do Boi

Todos os anos, após 365 dias e alguns “quebradinhos”, comemoramos a chegada do Ano-Novo em nosso Calendário Gregoriano. Essa data é comemorada com muitos festejos, comes e bebes, músicas e superstições marcando a virada de 31 de dezembro de um ano para 01 de janeiro do ano seguinte. Já o Ano Novo Chinês, não funciona assim…

Resultado de imagem para ano novo
Ano novo no Brasil é marcado pela queima de fogos

Porém, nosso calendário não é único. A celebração dessa data para os chineses se dá um pouco depois, entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro (do nosso ano). Para o povo chinês essa é a data mais importante a ser comemorada ao longo do ano. 

O feriado, que dura uma semana, é o momento onde as famílias se reúnem celebrando em volta de mesas fartas, reproduzindo rituais para atrair prosperidade e felicidade ao ano que se inicia. Oficialmente, o ano novo chinês em 2021 é em 12 de fevereiro.

Quando o Ano Novo Chinês acontece?

A data é também conhecida como Festival de Primavera, pois marca a chegada dessa estação dentro do calendário lunar. E embora dure apenas uma semana ele termina sempre no 15º dia desse calendário marcado com o Festival da Lanterna.

Por lá o ano começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Uma lenda Chinesa diz que cada novo ano faz referência a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. E que após grande percalço apenas doze teriam conseguido se apresentar e, em agradecimento, forma transformados nos signos da astrologia chinesa.

Resultado de imagem para calendario chines 2021

Os animais da lenda são: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o javali/porco.  Assim, se 2008 foi o ano do rato, 2009 foi atribuído ao boi (búfalo), 2010 ao tigre, 2011 ao coelho e assim por diante. Em 2021, celebra-se o ano do búfalo/boi. 

Como é feita a preparação

Dias antes de começar as casas começam a ser limpas para que o pó não seja carregado para o ano seguinte. Laterais e o alto das portas da entrada são decorados com versos escritos em dourado sobre faixas vermelhas. 

O vermelho é a cor mais utilizada pela China, logo, o uso de roupas íntimas vermelhas no Ano-Novo chinês é altamente recomendado e as seções de lingerie dos supermercados ficam cheias de calcinhas, sutiãs, cuecas e meias nas tonalidades carmim.

A ceia

Em nossa culinária variada, escolhemos pratos diversos e típicos de cada região para comemorar essa data. Na China o peixe é obrigatório (o som da palavra peixe é idêntico ao de fartura, yú), ele é servido inteiro (com cabeça e rabo) para mostrar que todas as coisas possuem um começo e um fim. Outro prato comum é o frango que é colocado à mesa com cabeça e patas simbolizando assim a completude.

Resultado de imagem para ceia do ano novo chines

O jantar na véspera do Ano Novo, é o momento mais importante e reúne toda a família. Com exceção das filhas casadas, que estarão com as famílias de seus maridos. No norte do país, depois do jantar, os moradores prepararam o jiaozi, uma espécie de ravióli chinês, que será comido à meia-noite. Seu formato é parecido ao de uma antiga moeda chinesa, yuanbao, e eles acreditam que seu consumo trará riqueza no ano que começa (alguém lembrou da lentilha?).

Foto nosso Gerente de Inspeção de Qualidade, Tom, comemorando o Ano Novo Chinês!

Migração de pessoas

O período de Ano-Novo chinês é considerado o de maior migração de pessoas no mundo. Nos 40 dias que antecedem e que sucedem o feriado, os chineses voltam para as suas terras. Essa migração supera o total de pessoas chinesas chegando ao número absurdo de 2 bilhões de viagens.  Para muitos trabalhadores rurais, esse feriado é a única oportunidade durante o ano de rever suas mulheres e filhos.

Resultado de imagem para migracao de pessoas ano novo chines

Aqueles que vivem longe enfrentam todo o desafio para chegar às suas cidades. Muitos viajam vestidos de fraldas descartáveis porque muitas vezes se torna impossível chegar ao banheiro. Alguns trajetos podem durar mais de 30 horas e serem percorridos até andando.

Como é o primeiro dia do Ano Novo

No começo do novo ano os familiares devem ser visitados e os chineses realizam rituais religiosos, prestam também homenagem aos antepassados e continuam a se reunir ao redor de mesas fartas.

No primeiro dia do ano ocorrem as visitas às pessoas mais velhas da família. E, no segundo dia do ano é marcado pela visita que as filhas casadas realizam aos seus pais.

Durante esta celebração multidões visitam feiras realizadas em templos e parques de todo o país.  As atrações lembram muito nossas quermesses com jogos de tiro ao alvo tendo como prêmios bichos de pelúcia enormes. As barracas vendem fantasias, perucas, máscaras, cata-ventos e comida, muita comida.

Resultado de imagem para ano novo chines

Muitos shows são realizados ao ar livre, (as clássicas danças do dragão e do leão à apresentação de cantores mais modernos). Apesar do frio quase paralisante esses festejos continuam atraindo milhares de pessoas, sendo o auge do Ano-Novo que culmina também com a venda de diversos petiscos em quiosques de rua.

Além dessas particularidades os chineses utilizam nessa comemoração os envelopes chineses, as flores, os retratos de família, os fogos de artifício… mas vamos combinar? Para próximo ano a gente conversa.

Se você não migrou até agora, ainda dá tempo!!


Veja Também


Deixe seu comentário