Ano Novo Chinês: 2018 e o Ano do Cão de Terra

Aqui no Ocidente já é ano novo, no entanto, na China – e em outros países asiáticos –, o ano novo só começa no próximo dia 16 de fevereiro. Essa diferença ocorre porque os chineses adotam o calendário lunar, ou seja, um calendário baseado nos ciclos da lua; diferentemente de nós ocidentais, que utilizamos o calendário gregoriano. Por isso, o Ano Novo Chinês é diferente do nosso, que começa, todos os anos, no dia 1 de janeiro.

 

ano novo chinês

 

No entanto, não é apenas a data do Ano Novo Chinês que se difere do que estamos acostumados. As comemorações e festas são diferentes e cada ano chinês é regido por um animal diferente – do horóscopo chinês –, que detém características próprias e que guiará todo o novo ano. De acordo com o calendário lunar adotado pela China, o Ano Novo Chinês será o ano do cachorro da terra. Mas, o que isso significa? Quais são as previsões para 2018 de acordo com o horóscopo chinês? Como o Ano Novo Chinês é comemorado na China? Confira agora!

 

Ano Novo Chinês: a maior migração do planeta

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é o feriado e a data mais importante do ano para os chineses. Como já dissemos, esta data não ocorre em um dia fixo, mas modifica-se a cada ano, pois cai sempre no primeiro dia do primeiro mês lunar.

 

ano novo chinês 12

 

Este ano, o Ano Novo Chinês inicia-se no dia 16 de fevereiro, e suas comemorações se estendem por 15 dias. É importante lembrar que, oficialmente, as comemorações são de 7 dias, sendo os 3 primeiros irrevogáveis, mas, tradicionalmente, comemora-se, como dito acima, por 15 dias.

A data é considerada um feriado familiar, pois é quando as famílias chinesas costumam se reunir para celebrarem juntas a chegada do novo ano. Durante esses dias, não só empresas, lojas e estabelecimentos comerciais fecham as portas, como também os trabalhadores tiram folga e as crianças não têm aulas nas escolas. Por isso, alguns dias antes do feriado, inicia-se a maior migração anual de pessoas do mundo – a de cidadãos chineses dentro da China.

 

ano novo chinês 11

 

O fluxo de pessoas viajando neste período é tão grande no país, que os chineses batizaram esses dias de “Chun Yun” (春运–); a maior migração anual de pessoas do mundo. O “Chun Yun” nada mais é do que o período que começa, mais ou menos, 15 dias antes do Ano Novo Chinês e se estende até 25 dias depois; compreendendo, portanto, mais ou menos, 40 dias. O “Chun Yun” começou no dia 2 de fevereiro, e espera-se que, entre 1 de fevereiro e 12 de março de 2018, cerca de 2,98 bilhões de viagens sejam feitas neste período; números semelhantes aos de 2017.

Os números não são exagero! O fluxo de pessoas no país é tão grande neste período que investimentos na melhoria das estruturas de transporte são comuns. De acordo com Li Wenxin, da China Railway Corporation, serão necessários 1.152 e 1.330 serviços ferroviários adicionais antes e depois do Festival de Primavera, respectivamente.

 

ano novo chinês 10

 

Além disso, mais 177 serviços de comboios de alta velocidade serão programados para operar durante cada noite deste período, os quais poderão transportar mais de 100 mil passageiros por dia. Já no setor da aviação, as autoridades planejam agendar 30 mil voos adicionais, além dos 14.500 voos todos os dias, segundo Wang Zhiqing, vice-chefe da Administração da Aviação Civil.

 

Como o Ano Novo Chinês é comemorado?

Os chineses acreditam que um bom início é fundamental para trazer sorte para o resto do ano, e, por isso, tradições são extremamente importantes no Ano Novo Chinês. Tais tradições compreendem a gastronomia, a decoração, os costumes e superstições.

 

ano novo chinês 8
Fogos de artifício e as danças do dragão e do leão são práticas tradicionais desta comemoração

 

A Ceia de Ano Novo Chinês (团年饭 – tuán nián fàn) é a refeição mais importante do ano para os chineses e, portanto, há muita fartura e pratos tradicionais que tragam prosperidade, abundância e boas energias para a casa e para a família. Na China, consomem-se alimentos cujos nomes soam semelhante aos sons das palavras de boa sorte, tais como o 发菜 fācài, um tipo de fungo (cuja pronúncia da palavra lembra a palavra “enriquecer”, 发财 fācái); o 鱼 yú, peixe que deve ser consumido inteiro (cujo som lembra o de余 yú, que significa sobrar); o 汤丸 tāngwán, um tipo de nhoque de farinha de arroz (cuja pronúncia lembra a de 团圆 tuányuán, que significa reunião); o 蠔豉 háochǐ, marisco seco (cujo som lembra o de 好事 hǎoshì, que significa coisa, assunto e notícia boa); e o 饺子 jiǎozi, tipo de pastel que tem formato semelhante ao 元宝 yuánbǎo (ouro e maior valor de dinheiro na China antiga, com formato de barquinho).

 

ano novo chinês 4

 

Além da culinária, a decoração também é essencial nas comemorações do Ano Novo Chinês: caso você esteja na China neste período, você verá casas, prédios e ruas decoradas com ornamentos na cor vermelha, além das imagens do animal regente do novo ano. O vermelho é a cor oficial do Ano Novo Chinês porque é tida, na cultura chinesa, como uma cor auspiciosa.

 

ano novo chinês 6
Os chineses têm o costume de presentear amigos e parentes com envelopes vermelhos com dinheiro.

 

Fogos de artifício e as danças do dragão e do leão também são práticas tradicionais desta comemoração, além do costume de presentear amigos e parentes com presentes e envelopes vermelhos com dinheiro. Os chineses também costumam ir aos templos rezar e atrair calma e tranquilidade para o ano que começa a nascer.

 

Por que o Ano do Cão de Terra?

O horóscopo chinês é um dos mais antigos do mundo e é baseado no calendário lunar. Segundo a lenda, o horóscopo chinês surgiu depois que Buda fez uma festa de final de ano no céu e convidou todos os animais. No entanto, apenas 12 animais compareceram à festa – o Rato, o Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro/a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco. Para recompensar a presença, Buda teria dado de presente para cada animal um ano para que ele o influenciasse com sua personalidade.

 

ana novo chinês 2

 

No entanto, o horóscopo chinês não se baseia apenas nos 12 animais do zodíaco, pois há, no país, uma forte filosofia chamada de teoria dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água. Estes elementos associam-se aos animais e determinam as características das pessoas nascidas em cada ano, bem como as tendências e previsões para cada ano.

Assim, cada elemento se apresentaria de duas maneiras: fixa e cíclica. Cada animal é ligado de maneira fixa a um dos cinco elementos, o que influencia em suas características físicas. Porém, os cinco elementos também se associam de forma cíclica, obedecendo aos ciclos de 12 anos do horóscopo chinês. Dessa forma, a cada 12 anos, um novo animal se repete, mas sob um elemento diferente do anterior. Por isso, a repetição de um determinado elemento acontece apenas em um período de 60 anos (12 animais X 5 elementos).

 

2018: o Ano do Cão de Terra – Previsões

Segundo o horóscopo chinês, 2018 será regido pelo Cão, com influências diretas do elemento Terra. Por isso, o ano promete ser repleto de eventos culturais e preocupações sociais. Embora haja a presença de um grande conservadorismo – graças ao elemento Terra –, a influência do Cachorro fará com que todos sejam mais tolerantes e solidárias. O ano do Cão da Terra, segundo o horóscopo chinês, será um período em que as consequências dos atos colocados em prática aparecerão.

 

ano novo chinês 7

 

As previsões também apontam que o ano exigirá muitos esforços para manter a paz, e que questões como caráter, moral vida social e saúde serão fundamentais. Como os nativos deste signo não gostam de desperdício, neste ano há a tendência de não existirem despesas desnecessárias e dívidas que não valham a pena. Por isso, de acordo com o horóscopo chinês, as chances de que 2018 tenha maior sucesso que os anos anteriores é grande.

 

Confira também abaixo um vídeo no nosso canal no Youtube sobre o Ano Novo Chinês:

A equipe da China Link Trading deseja a você um excelente 2018 e um próspero Ano do Cão de Terra!

 
Por Ana Yamashita, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes: Xinhua Net, China Na Minha Vida, Shenzhen Daily, Mega Curioso, Horóscopo Chinês, Astro Centro

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário