Frete da China mais alto da história!

Você tem ideia de quanto está custando, atualmente, o frete de um container da China para o Brasil?

Tanto os importadores mais experientes, aqueles já habituados com as oscilações de valores ao longo da vida de importação, quanto os que estão iniciando agora no ramo de importação, têm se assustado com o preço dos fretes da China para o Brasil.

Quem tende a se desesperar um pouco mais?

Quem começou a cotar há pouco tempo; quem realizou um pedido há alguns meses em alguma fábrica chinesa; aqueles que já sabem que a média para um pedido ficar pronto podem variar acima dos 30 dias… Os que estavam preocupados com a proximidade do Ano Novo chinês e se anteciparam, todos devem ter se espantado com os altos custos do transporte.

Por que o frete varia nessa época do ano?

Será que essa alta é algo normal deste período? Ou será uma exceção? Os preços irão baixar? São algumas dúvidas que têm aparecido na cabeça de todos os importadores da atualidade.

A resposta, infelizmente não é precisa, assim como o dólar oscila de um dia para o outro, o mesmo pode ocorrer com os containers da China. É possível sim haver algumas percepções, análises e estimativas quanto ao que vai acontecer, mas certeza absoluta, no mundo comercial, pode não ser uma grande verdade. 

Resultado de imagem para dolar

Então, vamos nos pautar dentro das possibilidades para os próximos meses…

Aumentando o valor do frete para o Brasil

É importante entender que o preço do frete, seja ele internacional, container cheio marítimo, ou carga compartilhada, até mesmo frete aéreo, é baseado na oferta e na demanda.

Existe um número de navios saindo de um lugar para o outro e dentro desses navios cabe uma quantidade específica de containeres. Se a demanda aumenta, carece também o aumento de transportes, havendo essa necessidade, as empresas que realizam esses fretes precisam arcar com investimentos milionários na compra de novos equipamentos que realizem estas viagens. Normalmente não se tira o navio de uma rota para outra para não prejudicar a movimentação já saturada e a sua demanda.

Resultado de imagem para demanda de container

Durante o ano de 2020 a maioria das empresas decidiu utilizar os estoques que elas tinham no presente. O que é uma ação arriscada, afinal, se você vende todo seu estoque sem um importador, demorará em média, 100 dias para receber seu novo produto. E foi exatamente isso que aconteceu ano passado, a maioria das empresas vendeu todo o estoque e demorou muito para começar a comprar de novo.

Neste quadro, todas as empresas estão comprando ao mesmo tempo, o que ocasionou esse super preço no frete. Todos estão querendo comprar ao mesmo tempo, o que aumenta a demanda, como muitos containers estão saindo ao mesmo tempo, os preços inflacionaram.

Se esses fatores, por si só não bastassem para o aumento de valores do frete, ainda temos que contar com as negociações entre os próprios armadores e os portos, aumento dos combustíveis, e até os reajustes anuais que auxiliam nesta demanda.

Quanto custa o frete de um container para o Brasil hoje?

Para responder nossa pergunta inicial, o valor médio de um container da China para o Brasil hoje, juntando com as tarifas, está em torno de 50 mil reais, uma média de 7 ou 8 mil dólares.

Existe uma estimativa que até dia 12 de fevereiro (Ano Novo Chinês) os fretes cheguem a 10 mil dólares, por volta de 60 mil reais. Pense em produto, o quanto você poderia comprar com esse valor. Aqui, no entanto, o gasto é apenas com o frete.

Resultado de imagem para frete de importaçao

Então surge uma nova dúvida. Neste período sempre aumenta o frete? E a resposta é sim. Geralmente eles começam a aumentar em outubro quando há um grande feriado na China e vão se elevando até o Ano Novo Chinês. Após esse momento de alta, os fretes começam a se normalizar a baixam um pouco.

Vale lembrar que este ano, esses valores estão em níveis históricos. E existe ainda por parte de alguns armadores (empresas de navio) que prevê valores  chegando acima de 12 mil dólares e até ultrapassando os 15 mil. E falam ainda que não será tão cedo que os fretes irão baixar.

Não se desespere: importar hoje pode ser um bom negócio!

Com todo esse custo, tentando reverter esse cenário, alguns importadores estão pensando novas rotas ou fretando apenas parte do container (Consolidação de carga) ou buscando alternativas aéreas. Há até quem está pensando em levar o produto até algum porto intermediário (África, Europa) e de lá pagar outro frete realizando uma grande “baldeação”.

A lição que fica é que o preço de sua mercadoria hoje, não deve ser parâmetro para você simular os valores do seu novo produto que chegará da China. Toda mercadoria que está aqui já teve seu frete pago. Dentro dessa perspectiva é fácil perceber que haverá aumento substancial dos insumos importados, o que irá acontecer igualmente com todas as mercadorias.

Decida agora

Esse é um momento de decisão, se você tem carga parada na China e decidir importar agora, deve entender que todos os importadores, seus concorrentes, estão fazendo o mesmo. Todos estão pagando valores altos. Por outro lado, o estoque daquele que esperar para trazer os produtos vai acabar, se precisar comprar de novo, será o frete que está hoje no mercado ou de acordo com as previsões mais pessimistas, valores mais altos.

Resultado de imagem para importação china

Esperar que ocorra uma baixa nos fretes é uma expectativa incerta. Qual será esse mesmo custo lá na frente? E o seu cliente? Está disposto a não oferecer seu produto para ele? Perder o cliente para seu concorrente que já importou a mercadoria?

Tudo isso deve ser considerado, e saiba que sim, essa é uma situação não corriqueira, e analise bem os custos de ficar com sua mercadoria parada.

Gostou de nossas dicas e explicações? Deixe um comentário.


Veja Também


Deixe seu comentário