Importação da China: agenciamento de cargas

O agenciamento de cargas é uma das operações mais importantes dentro do Comércio Exterior. Tanto o importador quanto o exportador precisam dos serviços do agente de cargas. Este garante que etapa logística da sua importação da China funcione de modo eficiente, sem gerar prejuízos. Para entender mais a fundo o agenciamento de cargas na importação da China!

 

importação da china agenciamento de cargas
Faça um bom agenciamento de cargas para facilitar a sua importação! Fonte: Shutterstock

 

Por que eu preciso do agenciamento de cargas?

Em geral, é natural que o importador se preocupe com a segurança da sua carga. Afinal, você investiu nesta mercadoria e quer que ela chegue intacta e no tempo previsto.

Ao importar, muitas vezes os empresários optam por contratar uma trading. Tradings são empresas especializadas em fazer importação. Resumidamente, estar compram em grandes quantidades e depois revendem para os seus clientes a preços menores.

Existem também as empresas de trading, como a China Link Trading, que atuam como intermediário entre importador e fornecedor. O empresário brasileiro pode optar por importar de duas maneiras. Ou diretamente com um fornecedor chinês, ou através de uma trading.

Saiba como fazer esta escolha de maneira sábia com o vídeo abaixo:

Entretanto, as tradings não são donas dos meios de transporte. Os navios de carga, os quais pertencem a grandes empresas multinacionais, são gerenciados pelos armadores. Ou seja, as empresas de trading, que compram produtos para revenda, não realizam a parte logística do processo.

Por não ser a atividade-fim destas empresas, é costume terceirizar o transporte das mercadorias para os agentes de carga. Assim, estes se tornam os responsáveis por toda a parte logística da empresa.

 

importação da china agenciamento de cargas
Um bom agente de cargas consegue planejar a melhor logística para o seu negócio! Fonte: The Currency Shop

 

A China Link Trading conta com o trabalho de excelentes agentes de carga, os quais prestam o serviço à empresa com qualidade e eficiência comprovada.

 

Mas o que faz um agente de cargas?

Resumidamente, a principal tarefa de um agente ou agenciador de cargas é servir de intermediário entre as empresas importadoras ou exportadoras e as transportadoras.

Assim, para que o serviço de agenciamento de cargas seja bem executado, a empresa que deseja importar ou exportar alguma mercadoria precisa contratar o agente. O próximo passo é informar com o máximo de detalhes possível os dados da mercadoria. Isto permite que o agenciador planeje a melhor rotina logística, de acordo com as necessidades do cliente.

Confira também o nosso vídeo sobre a consolidação de cargas! Esta opção permite que o importador compre em menores quantidades.

Um exemplo da necessidade de se fazer um bom agenciamento de cargas é quando alguém importa algum produto perecível. Frutas, carnes ou flores, por exemplo. A empresa precisa informar ao agente o que está sendo transportado e assim, é possível criar um plano para que a mercadoria seja entregue dentro do prazo estabelecido. Assim, gerando o menor custo e evitando possíveis prejuízos à empresa importadora.

Por ser um intermediador, o agente de cargas possui uma ampla rede de contatos com operadores de carga, transportadoras e armadores.

Além disso, os agentes de carga que trabalham há um certo tempo no ramo já possuem um leque de clientes, que utilizam
seus serviços frequentemente. Assim, ele tem um poder de barganha maior com as empresas transportadoras, que desejam carregar o máximo possível de mercadorias em uma viagem de navio. Assim sendo possível baratear os custos de transporte de seus clientes.

Um bom cálculo de logística pode resultar no barateamento das unidades do produto para sua revenda no Brasil. Em suma, aumentando a competitividade do empresário

 

Qual a vantagem de contratar esse serviço?

Sabe-se muito bem que o Brasil é um país burocrático. Este fator, invariavelmente, atrasa as operações de comércio internacional. O agente de cargas atua aqui auxiliando os empresários brasileiros a ganhar tempo e reduzir custos.

As principais vantagens de utilizar esse serviço são:

  • diminuição de gastos,
  • maior agilidade no fluxo de atividades e
  • um planejamento de distribuição mais inteligente e econômico.

O agente de cargas tem a capacidade técnica para analisar toda a documentação, o prazo de entrega e a integração de modais de transporte diferentes. É capaz também de manusear, transportar e armazenar a carga com segurança, utilizando novos recursos tecnológicos como o rastreamento de cargas de importação via satélite.

Desta forma, o agente tem uma visão holística em relação à toda cadeia logística. As decisões logísticas são tomadas com o objetivo principal de cortar gastos e diminuir o tempo.

Há ainda a possibilidade do agenciador oferecer uma solução personalizada para o cliente. Leva-se em conta o tamanho da empresa, tipo de carga, rapidez do modal de transporte, dentre outras necessidades da empresa contratante.

 

O agenciamento de cargas está se modernizando!
O bom agente de cargas precisa estar antenado com as mudanças tecnolócicas!

 

Em relação à agilidade no fluxo de atividades, contratar um serviço de agenciamento de cargas facilita na elaboração de um planejamento com o objetivo de gerar o custo mínimo.

Ter um roteiro de distribuição inteligente, que considera qual o melhor modal de transporte para satisfazer às necessidades do cliente e de sua mercadoria, resulta em um processo de logística seja mais produtivo. Isto é, cumprindo o objetivo definido pelo cliente com o menor desperdício de dinheiro.

 

A modernização do agenciamento de cargas

Como quase todas as profissões, os agentes de carga precisam estar constantemente atualizados com as novas tendências no setor de tecnologia e logística.

Hoje, existem softwares e outras tecnologias que facilitam o trabalho de gerenciamento de carga. Estas atuam otimizando processos e reduzindo custos e tempo. Assim, melhorando o processo logístico das empresas que contratam o serviço.

Por exemplo, já está disponível no mercado softwares que permitem a análise de rotas, custos, incidência de impostos e distâncias percorridas e a identificação de “pontos de gargalo” nos roteiros de transporte. Enfim, tornando toda a logística muito mais eficiente.

Tem dúvidas sobre o agenciamento de cargas? Entre em contato conosco!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP – Brasil

Fontes: Blog da China Link Trading, Cargobr.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário