Abrir uma conta bancária na china: vale a pena ou não?

A China tem se tornado um país atrativo para diversos viajantes cujos objetivos são realizar negociações com empresários do gigante asiático, investir na educação oferecida pelos chineses que apresenta excelente estrutura de ensino, alcançar condições econômicas mais favoráveis com os empregos ofertados pela China, entre outros.

Apesar dos viajantes apresentarem objetivos distintos ao viajar para a China e passar algum tempo lá, um aspecto em comum entre estes é a necessidade de abrir uma conta bancária para a realização de compras, transações, pagamentos de taxas e seguros. Desta forma, o seguinte questionamento “abrir uma conta bancária na china: vale a pena ou não?” vem à tona e muitos viajantes ficam indecisos sobre utilizar um banco oriundo da China e uma conta bancária chinesa ou fazer uso de um cartão de crédito internacional do Brasil.

Sendo assim, este artigo foi escrito para você que passará algum tempo na China e possui dúvidas se vale a pena ou não abrir uma conta bancária na China. Gostou do assunto? Esse artigo vai te ajudar a tomar a decisão mais adequada para o seu tipo de viagem!

 

A estrutura do Banco chinês e a abertura de uma conta bancária

 

conta bancária na china
O banco Chinês e as possibilidades de abertura de contas bancárias/ Fonte: Sputniknews

A estrutura do sistema bancário da China é dependente de um banco central, também conhecido como Banco Popular da China. Até a data de 2007, este Banco Popular da China supervisionou todo o sistema bancário da China, assim como os quatro bancos Chineses (“4 grandes”) mais importantes, categorizados em domínios como:

  • Banco da China, responsável pelas transações financeiras;
  • Banco Agrícola da China, responsável pelos créditos rurais;
  • Banco de Construção da China, responsável por infraestruturas;
  • Banco Industrial e Comercial da China, responsável pelo comércio e indústria.

Contudo, com o decorrer dos anos, outros bancos foram desenvolvendo-se e os mais pequenos criaram ligações com a estrutura e realidade dos territórios locais.

 

Os bancos mais populares na China para a abertura de uma conta bancária

 Apesar da China ser um país de grande extensão e com diversos bancos, alguns são mais procurados por viajantes ou novos residentes devido à popularidade. Bancos como o ICBC, o Bank of China e o Agricultural Bank são alguns dos bancos mais fáceis de serem encontrados em toda a China.

 

conta bancária na china
ICBC: Um dos bancos mais populares da China: Veja.Abril

O fato destes bancos serem populares e bastante procurados na China, especialmente pela quantidade destes espalhada pelo país, faz com que os viajantes optem por abrir suas contas bancárias de forma segura. A proximidade dos bancos da China é um aspecto fundamental pois isso garante o processo de esclarecimento de dúvidas quanto à conta bancária.

Contas bancárias do tipo privado na China

Ao contrário da maioria das pessoas ao redor do mundo, os Chineses não se interessam em pagar as compras diárias com o uso do cartão de débito/crédito, optando geralmente pelo pagamento em dinheiro.

 

conta bancária na china
A preferência do pagamento das contas diárias em dinheiro pelos chineses. Fonte: Sputniknews

Contudo, considerando que o gigante asiático apresenta uma enorme fabricação e venda dos mais diversos produtos, os chineses estão habituados a comprar online com cartões pré-pagos para transações via internet.

No caso de estrangeiros cujo destino é a China, a abertura de uma conta bancária num banco Chinês pode ser a melhor opção para o pagamento de despesas. No entanto, a abertura desta conta bancária tem se tornado um processo mais burocrático desde 2011, com o aumento da negação de pedidos de visitantes sem comprovante fixo de residência e visto de trabalho. Caso o interessado em abrir a conta bancária na China tenha como comprovar a residência fixa no país, ao abrir uma conta, procedimentos como a apresentação do passaporte e a realização de um depósito serão necessários. A verificação das taxas de levantamento é algo importante a se fazer, pois estas podem variar entre os bancos.

Uma dica importante para aqueles que viajarão para a China é a abertura de uma conta bancária aprovada em um banco de maior dimensão, a fim de utilizar a rede nacional e encontrar caixas multibanco em toda a China. Além disso, averigue a página online do banco desejado pois os serviços podem ser limitados na versão Inglesa.

Ao se tratar da solicitação de um cartão de crédito da China, os viajantes precisarão comprovar a existência de um rendimento fixo e de uma autorização de residência.

Também fique atento, pois cada banco pode ter as suas próprias práticas e, a fim de evitar possíveis transtornos, o interessado em abrir a conta deve verificar esta situação antecipadamente.

 

Conta bancária na China para brasileiros

Para os brasileiros que chegam na China e desejam abrir uma conta bancária, tenha certeza que o passaporte esteja válido e que você tenha um endereço fixo e um número de telefone na China, pois a maioria das contas bancárias abertas em bancos chineses são sincronizadas com um número de telefone. Ao seguir estas recomendações, provavelmente os interessados pela abertura da conta bancária sairão do banco com uma conta ativa e com o cartão em mãos.

 

conta bancária na china
Conta bancária da China e o uso de cartões / Fonte: Exame.Abril

Geralmente as contas bancárias abertas na China para estrangeiros são de débito, isto é, o viajante só poderá utilizar o dinheiro que está dentro da conta. No caso da liberação de um cartão de crédito, normalmente os bancos da China só o liberam se alguma empresa patrocinar, ou seja, se responsabilizar pelos gastos do cartão em caso de ausência de pagamento.

Agora, aproveite que você já leu este artigo e dê uma olhada no nosso novo vídeo do canal China Link Trading.

E você, leitor? Compartilhe conosco sua experiência. Se gostou desse vídeo, confira nosso canal.

 

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Chinese4.biz, Destino China, Veja, Sputnik News, Exame Abril

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário