Abertura de empresa na China ou Hong Kong

Quando se pensa em abrir uma empresa em Hong Kong, o importante é saber: 

– sua empresa já possui certa maturidade nos negócios com a Ásia?

– você precisa ganhar mais credibilidade com seus fornecedores da China?

– seus clientes possuem necessidade de importar diretamente de sua empresa?

– você precisa de uma conta bancária em Hong Kong para facilitar suas operações comerciais?

image001Departamento de outsourcing (terceirização) de funcionários para empresas brasileiras na China

Se as respostas acima foram SIM, o seu foco agora é a abertura da empresa em Hong Kong. Esta solução é perfeita para as empresas que já possuem certo volume de negócios contínuos na Ásia, e portanto lidam com várias operações de importação anuais ou processos que envolvem muitos e diferentes fornecedores.

A abertura de uma sociedade limitada em Hong Kong permite que os documentos de importação sejam emitidos por sua própria empresa, com sua própria razão social, business license (CNPJ) e licença para exportar a qualquer país.

 

 

Assista nosso vídeo onde falamos sobre abrir uma empresa na China continental ou em Hong Kong. Para mais ajuda com assuntos de importação, confira nosso canal.

Entre as vantagens desta operação, destacam-se:

– maior credibilidade com o cliente, já que sua empresa passa a ser internacional (com caixa postal e endereço de Hong Kong);

– exportar diretamente da China para o seu cliente no Brasil, evitando dupla tributação, já que a mercadoria não precisa ser nacionalizada pela sua empresa, ela pode ser importada diretamente pelo cliente final;

–  maior credibilidade com o fornecedor chinês, já que sua empresa possui presença na China assim como ele;

– fazer seus próprios documentos de embarque (invoices e packing list), evitando inúmeros problemas e desencontro de informações na hora do desembaraço no Brasil;

– conta empresarial em Hong Kong relacionada à empresa aberta para facilitar transações comerciais com a China (pagamentos de fornecedores, e o resto do mundo.

E depois de aberta, é necessário que eu tenha uma estrutura física na China?

Sempre será necessário que se tenha alguém na China para o gerenciamento de seus embarques (confecção de documentos de embarque, assinatura de BL e outros documentos de exportação) e também para fazer a auditoria fiscal (a cada 18 meses) e a renovação da empresa (a cada 12 meses). O endereço em Hong Kong que vem juntamente com a abertura de empresa é apenas uma caixa postal, não serve para fins administrativos como os citados acima.

Desta forma, você pode contar com um:

1. parceiro na China em que confie para fazer o operacional;

2. uma empresa de trading com um contrato mensal que faça este serviço;

3. uma empresa de terceirização (outsourcing) na China ou Hong Kong na qual você possa contratar um funcionário exclusivo para sua própria empresa ou;

4. montar uma estrutura física própria na China com recurso(s) humano(s) que trabalhem com isso.

Entenda um pouco mais sobre o nosso serviço de contratação na China.

Abertura de empresa na China X abertura de empresa em Hong Kong

A abertura de uma empresa na China que possa fazer exportação para o Brasil é igualmente interessante, porém infinitamente mais burocrática e custosa. Para a abertura de uma empresa na China, o capital social a ser injetado é de cerca de um milhão de RMB apenas no primeiro ano, sendo que este capital fica retido durante a existência da empresa.

Além disso, enquanto os impostos para a empresa de Hong Kong se enquadram no regime de 16% do lucro real, os impostos na China… não temos espaço só nesta newsletter pra explicá-los. Na China, a incidência dos impostos é específica para cada serviço/produto e, sem dúvida, mais onerosa e burocrática.

Em termos práticos, Hong Kong possui um ambiente flexível e internacional de investimento, em que as políticas são claras e a informação é fácil de ser conseguida. Na China, por experiência própria, a burocracia é confusa e as regras são obscuras. É necessário que se tenha um staff extremamente preparado e com experiência para se lidar com uma empresa na China. É claro que, sempre há aquelas empresas que tem necessidade de abrir uma empresa chinesa por algum motivo especial. Neste caso, conte com um parceiro com experiência.

Qual é a parte mais difícil durante o processo de abertura?

Conseguir, com sucesso, abrir a conta bancária empresarial é definitivamente a parte mais difícil. Apesar de a abertura de empresa em si ser um processo simples e desburocratizado, são inúmeras as pessoas que perdem a vinda a Hong Kong pelo fato de os bancos não quererem recebê-las.

Isso começou a acontecer há menos de dois anos atrás, como medida para evitar a abertura de conta de empresas com fins ilícitos. Desta forma, é necessário que se conte com um parceiro com um bom relacionamento para conseguir marcar a(s) entrevista(s) no banco(s) e para instruí-lo às perguntas a serem respondias durante a entrevista.

Quais são os documentos necessários?

I – Requisição dos documentos de shareholders da empresa

Para dar início à abertura de empresa em Hong Kong, a empresa deve encaminhar para a China Link:

1. Nome da empresa a ser registrada em inglês (no caso de averiguarmos que o nome já existe, deve-se optar por outro nome);

2. Nome do proprietário e shareholders da empresa;

3. Porcentagem que possuirá cada shareholder da empresa;

4. Cópia escaneada dos passaportes de cada shareholder;

5. Assinatura escaneada de cada shareholder;

6. Comprovante de residência da empresa no Brasil.

II – Abertura de conta bancária empresarial

Para que a abertura da conta empresarial seja efetivada é necessária a presença física do proprietário da empresa nas entrevistas nos bancos. Abaixo, os documentos necessários:

1. Comprovante de endereço da empresa no Brasil;

2. Passaporte original;

3. Todos os documentos da empresa aberta em Hong Kong (fornecidos pela China Link);

4. Documentos que comprovem o vínculo de negócios de sua empresa no Brasil com a China ou Hong Kong (PI’s, contratos de fornecimento, etc)

5. Agendamento com o gerente do banco em que a conta será aberta com 30 dias de antecedência (feito pela China Link)

Em resumo, abrir uma empresa em Hong Kong é a solução perfeita para as empresas que já possuem certo volume de negócios contínuos na Ásia e, portanto, lidam com várias operações de importação anuais ou processos que envolvem muitos e diferentes fornecedores. A abertura de uma sociedade limitada em Hong Kong ou na China permite que os documentos de importação sejam emitidos por sua própria empresa, com sua própria razão social, business license (CNPJ) e licença para exportar a qualquer país. Você pode saber mais sobre o serviço da China Link Trading de abertura de empresa clicando aqui.


Veja Também


Deixe seu comentário