798 Art District: a fábrica de arte chinesa

Quando pensamos em arte chinesa, sempre lembramos de pinturas e da arquitetura clássica antiga. Mas o que você sabe sobre a arte chinesa moderna? Venha descobrir mais sobre o 798 Art District!

 

798 Art District
O estilo arquitetônico do 798 Art District em Bauhaus: o mais interesse é que o estilo nasceu na Alemanha!

 

Afinal, o que é o 798 art district?

É uma área de 60 hectares de Dashanzi, em Pequim, dedicada a abrigar organizações de arte e cultura chinesas, repleta de galerias, estúdios de artistas, companhias de design e restaurantes. Anteriormente, o 798 Art District era a região uma fábrica estatal de eletrônicos. A companhia do norte da China de equipamentos sem fio abandonou a região, mas a estrutura do local se manteve. O estilo arquitetônico do 798 Art District tem base no Bauhaus: design ordenado e trânsito equilibrado e conveniente. A partir de 2002, artistas foram gradualmente trazendo seus trabalhos para os galpões abandonados, um deles a Fábrica 798, e formando as galerias. E daí surgiu o nome de 798 Art District, ou Distrito 798 em português.

 

798 Art District
Nesses galpões ocorrem exposições de artistas no Distrito 798.

 

O complexo industrial retoma suas origens proletárias da política comunista chinesa nos anos 1950, onde podemos encontrar os slogans maoistas renovados, paredes e estátuas de trabalhadores e animais.

 

798 Art District
Estátuas de trabalhadores e animais no Distrito 798

 

Uma das características mais interessantes do 798 Art District é o que ele representa para a arte na China hoje em dia. Em meio a antigas fábricas de eletrônicos e armamento, uma arte de vanguarda nasceu com a urbanização. Alguns artistas famosos na China que têm seu marco no distrito são Martin Flynn, Momoko e Guo Bochuan. No site do movimento, Martin Flynn é destacado como artista do mês.

 

798 Art District
Esculturas de dinossauros engaiolados no Distrito 798

 

Há várias esculturas conhecidas espalhadas pelo Distrito 798 como os dinossauros engaiolados na frente da fábrica 798. E uma escultura de Mao Tsé Tung sem cabeça é uma das esculturas do realismo socialista chinês.

 

798 Art District
Escultura de Mao Tsé Tung sem a cabeça

 

O que achou do 798 Art District de Pequim? Você acha que temos um local parecido aqui no Brasil? Escreva nos comentários!

Quer saber mais sobre o Distrito de Arte 798? Assista ao tour no nosso canal!

 

Por Ana Luiza Lachner, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Travel China Guide, Lonely Planet, National Geographic e 798 Art District.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário