4 razões para contratar uma trading

Quando se fala em importação empresarial da China há muitas incertezas sobre o processo, que inclui, por exemplo, busca de fornecedores chineses confiáveis, desconhecimento sobre a China e dos trâmites legais envolvidos nesse tipo de operação. Além disso, uma dúvida que frequentemente aparece é: de quem comprar? Há a possibilidade de você comprar direto de uma fábrica chinesa ou por meio de uma trading aqui do Brasil. Leia agora este artigo para sanar suas dúvidas de importação!

 

trading
Imagem por: Free Image

 

O que é uma trading?

Uma trading company é uma empresa especializada em compras internacionais. A China Link Trading, que possui escritórios comerciais em Santos e Itajaí, é um exemplo delas. Mas o que uma trading faz exatamente?

O papel que essas empresas desempenham na economia é grande, pois elas são uma “mão na roda” para quem está começando a importar. Por quê? Em primeiro lugar, uma trading conhece todos os trâmites burocráticos e legais envolvidos num processo de importação empresarial, desde a busca por fornecedores certos até também a parte do desembaraço aduaneiro. Ou seja, contratar os serviços de tradings ajuda o empresário brasileiro a ganhar tempo e evitar dores de cabeça, pois erros durante o processo de importação, ainda mais da China, um país tão longe e tão diferente do nosso, são extremamente comuns, mas podem custar muito caro. Em segundo lugar, a trading consegue comprar em quantidades menores para os seus clientes (algo nem sempre possível caso o empresário compre diretamente da fábrica chinesa).

 

trading
Contratar os serviços de uma trading pode evitar grandes dores de cabeça no futuro. Imagem por: Scuadra

 

Qual a diferença entre comprar de uma trading e de uma fábrica chinesa?

Empresários brasileiros que já fizeram missões comerciais à China visitando feiras de negócios, como a Canton Fair, cuja próxima edição começa em outubro, por precaução perguntam ao chegar em algum estande se eles são uma fábrica de verdade, isso devido a vários casos de fraudes que infelizmente ainda acontecem na China.

Confira agora 4 diferenças entre comprar de uma trading ou de uma fábrica chinesa:

  1. Diversidade de produtos: de maneira geral, as tradings têm um leque maior de produtos, dentro de uma mesma linha, do que as fábricas. Para quem está começando na importação, ter uma variedade de produtos disponíveis para venda é interessante para o seu negócio. Mas para aquele que precisa de uma quantidade muito grande de um produto específico, então comprar direto de uma fábrica é mais interessante.
  2. Modo de trabalho: quem já comprou diretamente de fábricas chinesas sabe que a relação dos chineses com o seus clientes e o modo como estes são tratados não é das melhores. Uma trading já possui experiência na área de compras internacionais, inclusive, muitas vezes, com um departamento apenas voltado para tal. Ademais, elas têm o know-how, sabendo por exemplo, se determinado produto precisa de alguma certificação ou de algum tratamento administrativo diferente. As fábricas, por sua vez, não sabem disso, pois o seu conhecimento técnico está voltado somente à fabricação com qualidade dos seus produtos, embora já haja algumas fábricas com maior experiência na exportação e que possam atender às demandas do mercado externo.
  3. Flexibilidade: a trading possui vários clientes, portanto consegue comprar uma quantidade maior de produtos de um determinado fornecedor e revender para o empresário brasileiro em quantias menores. A fábrica chinesa, por sua vez, está acostumada a receber pedidos grandes, o que frequentemente não é o ideal para quem está começando a importar e só pode comprar em quantias menores.
  4. Consolidação de cargas: esse tipo de operação é comum na importação e é útil para aqueles que querem comprar de fornecedores diferentes e embarcar tudo num mesmo container, facilitando o processo de importação e diminuindo os custos.

 

trading
O comércio internacional está crescendo. Imagem por: Antonio Sasso

 

Qual é a melhor para mim?

Em resumo, comprar de uma trading é mais vantajoso para aqueles que são iniciantes no processo de importação, quem não tem ainda muito conhecimento e experiência em trabalhar com o mercado internacional. Também é mais vantajoso para quem quer comprar em quantias menores ou de diferentes fornecedores.

Para os que já importam ou que precisam de grande quantidade de mercadoria, comprar de fábricas seria mais vantajoso. Porém, as tradings podem auxiliar os grandes compradores a achar fornecedores melhores e inclusive, no caso da China Link Trading, fazer visitas técnicas às fábricas chinesas para garantir a qualidade do produto a ser importado.

Confira abaixo o nosso vídeo sobre quais as diferenças entre comprar de uma fábrica chinesa ou de uma trading!

Comprar da segunda maior economia do mundo, mesmo em meio ao escalonamento de uma guerra comercial entre China e EUA, não precisa ser “um bicho de sete cabeças”. Nós da China Link Trading teremos o prazer de ajudar a você, empresário brasileiro, a simplificar esse processo para que os seus negócios prosperem! Vem falar conosco!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba – SP.

Fontes: China Link Trading, G1.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário