BLOG

Banco Central da China: Taxas de juros reduzidas – China Link Trading

reducao-da-taxa-de-juros-na-china

Um novo sinal de preocupação com a desaceleração do crescimento da China, foi a redução das taxas de juros de referencia que ocorreu na semana passada (28/02) pela segunda vez em quatro meses.

Esse anúncio foi feito pelo Banco Central da China (PBOC), onde afirma que essa medida foi tomada justamente para diminuir os custos de empréstimos de empresas nacionais, incentivando o ato. Esta decisão foi tomada com diversas bases, mas a principal, foi a queda acentuada dos preços globais de commodities.

O PCOB comunica que essa medida pode ser uma oportunidade de avançar com a reforma do sistema financeiro e que não necessariamente, deve se enxergar apenas riscos de deflação, alertados por diversos analistas. A política monetária do governo não mudou. Ainda afirma “O foco do ajuste da taxa de juros é manter os níveis da taxa de juros reais em linha com as alterações no crescimento econômico, os preços e os fundamentos de emprego. Isso não significa que a política monetária prudente mudou de direção”.

Isso significa que a China está disposta a obter um crescimento um pouco mais lento e abrir caminho ao desenvolvimento sustentável. As grandes empresas serão beneficiadas, as empresas tipicamente estatais, que tomam empréstimos junto aos bancos da China.

Infelizmente, de acordo com alguns dados divulgados pelo governo da China, no mês passado o Produto Interno Bruto (PIB) de expandiu em 7,3% no terceiro trimestre de 2014, e é considerado um ritmo trimestral mais lento desde a crise de 2009.

Segundo o PBOC, considerando como parte de sua reforma de taxa de juros, os bancos da China poderão oferecer juros em até 30% acima do teto da taxa de depósito.

Então, com a alteração, taxa de juros referencial reduziria em 0,25% para 2,75%, sua taxa de depósito de um ano, e reduziria sua taxa para empréstimos, em 0,4%, cortando-a a 5,6%.

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

carol

Este artigo foi escrito pela graduanda de Relações Internacionais, Carolina Ranzoni, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo – SP. 

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Controle de Qualidade, por que devo fazer?

China promete cerca de 1 bilhão de doses contra a covid-19 para a África.

Como brasileiros e chineses fazem negócios

Antes de mais nada: esqueça os processos organizacionais de uma grande indústria ocidental quando for a uma fábrica na China.