Solicite um atendimento de Consultoria de Importação para sua empresaClique Aqui

INFORME DA CHINA LINK TRADING

Empreendedor faz a ponte entre empresas brasileiras e de países asiáticos

14/05/2014

Lincoln Fracari trabalhava em uma empresa da China desde 2007 e estudava mandarim desde 2005. Por conta disso, muitos amigos e conhecidos perguntavam se ele teria alguma facilidade em ajudá-los em operações com a China. Percebendo a oportunidade de um bom negócio, ele uniu seu conhecimento com as portas que se abriam para o mercado chinês e montou a China Link Trading, em 2010, em Hong Kong. 

 

O foco da China Link Trading é ajudar empresas a iniciar ou melhorar seus negócios com a China e outros países da Ásia. "A maioria dos nossos concorrentes na China são empresas de exportação amadora, dominada pela informalidade. Além de possuirmos estrutura, escritórios em diferentes localidades e brasileiros no departamento comercial para relacionamento com empresas brasileiras, também investimos em tecnologia, treinamento e novos processos", explica Lincoln Fracari. A empresa possui um público-alvo bem amplo, pois faz operações de diferentes produtos para diversos mercados. "Hoje, nossos maiores segmentos no mercado brasileiro são têxtil, eletroeletrônico, embalagem e maquinaria", completa o empreendedor. 

 

Para que seu negócio tivesse sucesso, Lincoln Fracari apostou na implantação de melhores práticas de mercado e de grandes empresas em seus escritórios. Iniciativas simples, mas de grande valia para a performance da China Link Trading, por exemplo, são a avaliação de desempenho bimestral e o gerenciamento de tarefas em um sistema integrado. "Também temos como foco amenizar o choque cultural entre os chineses e os brasileiros. Para isso, promovemos dinâmicas em grupos, entre outras atividades", completa. 

 

Segundo o empreendedor, o gestor deve gostar de mudanças e melhorias, o que geralmente não é bem-vindo pelos chineses e os brasileiros. "Repugnamos a frase 'se está bom, por que vamos mudar?'. Procuramos sempre inovar e operacionalizar novos métodos para processos antigos. No escritório, o mau humor não é bem-vindo e nosso gestor precisa energizar o time a mantê-lo sempre motivado", afirma. 

 

Em 2013, a China Link Trading cresceu 35% comparado ao faturamente do ano anterior. Essa marca é importante, pois no ano que passou, segundo Fracari, muitas empresas regrediram com o aumento de preços na China. Para quem quer investir nesse mercado, ele recomenda passar um ano visitando fábricas no território e em outros países asiáticos, para identificar a dinâmica e as peculiaridades das empresas e do povo oriental.