Yichang: o interior da China para além da Três Gargantas

Apesar de pouco popular nos roteiros de viagem, essa região da China tem lindas paisagens e locais para visitação turística. A província de Hubei têm localização privilegiada no território chinês, o que a tornou importante para a economia e também cultura.

 

Yichang

As grandes concentrações populacionais estão em volta de rios, na China não é diferente e Yichang é a segunda cidade mais populosa da província de Hubei. Yichang está a cerca de 4 horas de viagem de carro da capital da província, Wuhan. A cidade é localizada em torno do rio YangTze, que ganha cores com os barcos iluminados a noite. Uma grande avenida acompanha o rio e o passeio que o segue, onde é possível caminhar ou andar em uma das diversas bicicletas da cidade. Como na maioria das cidades chinesas, as bicicletas podem ser alugadas através de aplicativos no celular e os pontos ficam nos locais mais movimentados das cidades. A cidade é famosa por atrair turistas que visitam a maior usina hidrelétrica do mundo, a Três Gargantas, localizada no distrito administrativo de Xiling.

A província de Hubei é localizada no centro do país, ao longo do rio YangTze. Sua culinária é rica em peixe (como o famoso peixe agridoce) e também legumes como brócolis e flor de lótus. A economia da cidade gira em torno basicamente de seu turismo rio YangTze, onde são realizados saltos de bungee jump para os turistas mais radicais.


 

Yichang

Barcos iluminados no rio YangTze.
Fonte: Acervo pessoal.

 

Sanxia Family Resort

Locais de visitação que mais parecem cenários de filmes da antiga China imperial são comuns ao conhecer cidades da China. Semana passada conhecemos Gubei Water Town, uma oportunidade diferenciada de explorar a Grande Muralha. Hoje veremos o Sanxia Family Resort, que tem uma proposta pouco mais focada na cultura da região e na recepção dos turistas. O local se localiza num vale montanhoso de paisagem mística, com o rio cruzando-o. No rio é comum ver mulheres lavando roupas com roupas tradicionais chinesas ou andando em barcos com suas sombrinhas, como era feito antigamente. Moinhos de água e pontes de arquitetura tradicional completam a paisagem. A estrutura para turistas é completa, incluindo uma lojinha de souvenir.

Quando estive lá, a atração principal do local era o teatro musical que acontece no auditório, repleto de história e humor. O teatro é composto por chineses devidamente caracterizados e a estrutura do palco é impressionante, havendo um momento em que o fundo do palco se abre e a paisagem natural do vale se torna parte do cenário do espetáculo. Além do teatro e do local, há também uma espécie de “mini cidade” onde diversas atividades e outras lojinhas podem ser encontradas. Há pequenas exibições de artigos históricos, oficinas de instrumentos e também uma recreação com dança.


 

Yichang

Construção sob montanhas em Sanxia.
Fonte: Acervo pessoal.

 

Restaurante Fanweng

Um dos restaurantes mais famosos do mundo fica em Yichang, o Fanweng. O restaurante fica na borda de uma montanha, com sua construção escavada na rocha, acompanhando seus contornos. Além da vista impagável do cânion do famoso e milenar Rio YangTze, o restaurante possui uma estreita passarela de cerca de 30 metros ao longo da montanha. São servidos pratos típicos da região e ainda é possível ver as pessoas saltando de bungee jump. Na mesma região montanhosa do restaurante e do bungee jump, há também um mirante onde o relevo e a vegetação característica da região pode ser observada. A vista do mirante promete fazer valer a caminhada. O restaurante possui lugares em decks localizados sob o vale e também dentro de sua caverna, onde a iluminação fica por conta de lanternas de papel vermelhas, muito tradicionais na cultura chinesa. O  local é famoso por aparecer em listas como “os restaurantes mais incríveis do mundo” na internet.


 

Yichang

Restaurante Fanweng. Fonte: Mauricio Queiroz

 

As Três Gargantas

A Usina Hidrelétrica de Três Gargantas foi inaugurada em 2003 e é ponto importante do turismo chinês, setor utilizado para promover a cultura do país. A usina possui instalações turísticas com a história do rio, considerada o berço da civilização chinesa, e da construção, que podem ser visitados. Um ponto no alto de uma rocha proporciona vista privilegiada para a grande barragem que impressiona pelo comprimento.

Além da construção impressionante, o próprio rio YangTze oferece passeios incríveis, como conhecer a eclusa do rio, que têm um tamanho tão impressionante quanto o quinto maior rio do mundo.

Confira um vídeo do Lincoln com dicas sobre o visto chinês!

A China é um país com vasto território e uma enorme variedade de paisagens magníficas e experiências inesquecíveis. Veja aqui 3 lugares incríveis para visitar e explore com o nosso blog destinos imperdíveis nesse país tão pouco explorado pelo turismo ocidental. E aí, bora viajar?

 

Mariana Madrigali Fidalgo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: TripAdvisor, O Baú do Viajante, G1

Fontes: China Exhibition, TradeFairDates, Jeweller Magazine, CIRE2019.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +



Veja Também


Deixe seu comentário