September 01 2017

Xian: em cada esquina um encontro com a história chinesa

Posted by Ana Yamashita

Com mais de 3100 anos de idade, Xian é uma cápsula do tempo em forma de cidade, trazendo consigo um incrível valor histórico, uma vez que a cidade servia de limite oriental da Rota da Seda e também foi a capital chinesa durante nada menos que três dinastias, entre os anos de 255 A.C e 907 D.C; além disso, Xian apresenta uma mistura o histórico e tradicional com o mundo contemporâneo, que cria um fascínio gigantesco das pessoas que visitam a cidade.

A potência cultural, industrial e educacional na região centro-noroeste da cidade de Xian, Xi’an, Sian ou Hsian (西安) localiza-se no vale do Rio Wei e é, atualmente, a capital da província de Shaanxi. A cidade também é conhecida pelas diversas opções de passeio, pois é recheada de atrações, desde restaurantes temáticos a bairros muçulmanos com comida típica, sendo um grande atrativo aos turistas; além de abrigar museus e pontos turísticos da cidade que retomam toda a história da China de dinastias Chin, Han e Tang.

 

xian

Xian mistura o passado e o presente de forma única

 

Como chegar e como aproveitar Xian

Devido ao tamanho e a importância de Xian para a China, chegar a esta cidade não é um grande desafio, uma vez que a cidade é muito bem servida por serviços aéreos, tanto saindo de cidades chinesas como vindas de países do Extremo Oriente. O Aeroporto Internacional de Xianyang fica a cerca de 45 minutos do centro da cidade, dentro das muralhas; a forma mais prática para fazer o trajeto é usando um ônibus de linha que sai a intervalos regulares com linhas que partem em destino direto até as proximidades da Torre do Sino, ou que rumam até a Estação Ferroviária. O preço da passagem é cerca de 25 yuans chineses, ou 3,75 dólares, mas, neste caso, a viagem duraria uma hora. Outra forma mais confortável, porém muito mais demorada é seguir de trem, uma vez que os serviços de cabine são bons e confortáveis, podendo as viagens vindas da capital do país durar cerca de 12 horas. Recomenda-se que as pessoas fiquem na região Norte da cidade, uma vez que os preços no centro podem ser muito mais salgados e a localização não favorecer o passeio. A região possui uma vasta rede de hotéis de ótima qualidade e ainda uma mais vasta rede de restaurantes e pontos onde se podem conseguir alguns lanches tradicionais de Xian.

Um dos pontos de destaque, quando falamos de comida boa, é o restaurante vegetariano Tian Long Bao Yan, o qual serve banquetes de sabores; desde sopas, vegetais grelhados e cogumelos, que têm gosto de carne, sendo uma verdadeira explosão de sabores. Outro dos pontos que se destaca justamente pelo mérito de uma aventura única para o passeio é o restaurante Zhenai Lishan Daqin Xiaoyan, cujo principal atrativo é o fornecimento de roupas e uma decoração tradicional da Dinastia Qin, para que você tenha uma experiência de volta no tempo e saboreie os deliciosos e lindos pratos do cardápio com várias receitas tradicionais, como, por exemplo, noodle frio com molho apimentado, sopas e vinho chinês. A única parte chata nisso tudo é não poder levar para casa os quimonos que foram fornecidos.

 

xian

O Zhenai Lishan Daqin Xiaoyan é um dos símbolos da tradição da Dinastia Qin

 

Outro dos pontos mais legais para aqueles que amam saborear várias comidas é o bairro muçulmano, onde você, literalmente, pode comer de tudo. O bairro muçulmano e a Rua Beiyuanmen marcam fisicamente o início da Rota da Seda, onde os comerciantes se encontravam e de onde partiam para o Ocidente. Em cada casa, nos detalhes das ruas, é possível ver a influência árabe no meio da China e, essa mistura cria uma gama de sabores e contrastes marcados pelas comidas chinesas servidas com especiarias e sabores do Oriente Médio; como, por exemplo, batata assada com páprica, tofu grelhado com pimenta e ervas, e casca de tofu servida com molho de amendoim.

 

xian

O bairro muçulmano no Norte de Xi’an é onde você pode, literalmente, comer de tudo

 

Principais pontos turísticos

Outras das principais atrações na cidade de Xian são os inúmeros pontos turísticos que, com certeza, valem o passeio por si só. O primeiro deles é a possibilidade de pedalar pela antiga Muralha de Xian, que cerca toda a cidade e se mantém tão estável e preservada como em seus primeiros anos. Você pode subir na muralha e apreciar a cidade lá de cima, mas em vários pontos você pode alugar uma bicicleta e pedalar pelas muralhas da cidade, apreciando a beleza dos portões e a história das dinastias Ming e Tang.

 

xian

A antiga Muralha de Xian se mantém estável e preservada

 

Outro dos passeios que se fazem é uma visita ao Monte Huashan; esse passeio cobra uma alta dose de espírito aventureiro, uma vez que chegar ao topo da montanha é, com certeza, uma das atividades mais desafiadoras e perigosas. A escalada leva quase um dia inteiro, mas se mostra recompensadora devido à beleza da montanha única do local. Outros dos pontos turísticos mais legais são os pagodes, sendo o principal deles o Pagode do Grande Ganso Selvagem situado no Sul de Xian. Estes templos gigantescos têm a função de guardar sutras e figurinhas do Buda que foram trazidos à China quando foram construídos pelos monges em 652 D.C, durante a Dinastia Tang, chegando a incríveis 64 metros de altura. Por fim, um ponto de visita obrigatório é a Torre dos Sinos e Tambores, marcada por sua magnífica beleza e estrutura, principalmente quando as luzes estão acesas ao anoitecer.

 

xian

A incrível arquitetura das Torres dos Sinos e Tambores

 

Os museus e a história em Xian

Mais um dos pontos de destaque, que atraem milhares de turistas todos os anos a Xian, é a incrível grandiosidade histórica que a cidade carrega consigo, pois possui alguns dos mais marcantes museus que abrigam a cultura e a história chinesa. Grande exemplo disso é o peculiar Terracotta Army Museum ou o internacionalmente conhecido Exército de Terracota; uma das mais famosas atrações turísticas da cidade. Apesar de sempre muito lotado de pessoas que querem conhecer o museu, o prazer  de visitar o Mausoléu do Primeiro Imperador Qin Shi Huang, construído no ano de 221 A.C, e caminhar por entre os soldados de terracota é simplesmente uma experiência incrível; uma vez que os soldados são impressionantes, principalmente em seus detalhes, as expressões nos rostos, como se fossem pessoas de verdade.

 

xian

O Terracotta Army Museum foi construído há 2218 anos

 

Outro exemplo de grandiosidade dos museus de Xian é o Shaanxi History Museum ou Museu Shaanxi, justamente por sua principal característica: ser imenso. O museu conta com belíssimas exposições de peças da tradição chinesa, murais que foram recuperados das tumbas dos Imperadores chineses datados antes mesmo de Cristo, peças históricas e artefatos da Rota da Seda.

 

Vija Yuanjia: uma viagem no tempo

Por fim, se existe uma representação de viagem no tempo, este local, com certeza, é a Vila Yuanjia. Ao contrário da amálgama de presente e passado que pode ser facilmente percebido pelas ruas de Xian, esta vila foi construída para manter as tradições vivas, para mostrar aos visitantes os trabalhos manuais, o artesanato e as comidas que foram esquecidas na China Moderna; mantendo-se fiel ao passado na busca de representar a China milenar da forma mais perfeita possível, em especial a reprodução da China no tempo da Dinastia Tang.

 

xian

Wugong Temple (海口 五 公 祠)

 

Assim que o ônibus para e deixa os visitantes na vila, a sensação é de realmente ter voltado no tempo. As casas e ruas de pedras, os becos estreitos e os moradores cozinhando em fogão à lenha, a névoa no ar que realça ainda mais tal atmosfera; todos estes elementos transformam o passeio em um filme. Um dos pontos mais legais a ser levantado em relação ao passeio é que a maioria dos visitantes são chineses interessados em aprender ainda mais sobre o passado do seu país; por isso esta é uma das atrações mais populares entres os turistas locais e não somente os estrangeiros. A vila é um destino imperdível para todos que visitam a cidade de Xian.

Você não vai querer perder essa viagem no tempo em Xian, não é mesmo?

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Rio Verde, GO, Brasil

Fontes: Wikipédia, LoveAndRoad, WikiTravel, TravelChinaGuide

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +