October 26 2017

A trajetória de Xi Jinping e o crescimento chinês

Posted by Ana Yamashita

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, não é apenas protagonista na atual conjuntura política, mas também uma das principais figuras para a manutenção do crescimento chinês das últimas décadas. Mesmo neste momento mais delicado da economia mundial, a China assumiu a grande responsabilidade de estimular o avanço da China como grande potência mundial e é apontada por muitos como âncora de estabilidade mundial, frente a situações e governantes considerados instáveis, como Donald Trump nos Estados Unidos.

 

Xi Jinping

Como atual presidente da China, Xi Jinping tem sob seu comando uma potência mundial, que apresenta taxas de crescimento médio do PIB superiores a 8% ao ano

 

Nesse sentido, a figura do atual presidente da China, Xi Jinping, vem chamando a atenção e despertando curiosidades. No entanto, diferente do que se pode pensar, a trajetória do sétimo presidente chinês tomou contornos muito mais sofridos. Quando mais novo, trabalhou forçado no campo e viveu parte de sua vida em uma caverna, mas, mesmo assim, manteve-se perseverante em suas grandes ambições. Hoje em dia, tem sob seu comando a potência mundial chinesa, que apresenta taxas de crescimento médio do PIB de mais de 8% ao ano nos últimos anos.

 

As origens de Xi Jinping, o atual presidente chinês

Nascido em Pequim em 1953, Xi Jinping sempre foi visto como “príncipe” por ser  filho de um funcionário ilustre do Partido ComunistaXi Zhongxun, um dos fundadores do Partido Comunista, antigo vice-primeiro-ministro e um revolucionário veterano. No entanto, este momento duraria apenas até seus 9 anos de idade, quando seu pai foi expurgado do partido e preso em 1962.

 

Xi Jinping

Xi Jinping, à esquerda, com o irmão mais novo e o pai, Xi Zhongxun

 

Aos 15 anos, o agora plebeu Xi, em plena Revolução Cultural Chinesa estourando em Pequim, foi enviado ao pobre vilarejo de Liangjiahe para um período de sete anos de trabalho pesado, com o intuito de “reeducação”, promovido pelo então líder Mao Tsé-tung. Esse trabalho pesado, decretado pelo líder da Revolução Cultural, obrigava os jovens das cidades a irem aos campos aprender a dura vida dos camponeses no interior do país.

Xi Jinping, sem se revoltar contra os ideais do Partido Comunista, lavrou o campo, morou em uma caverna, dividindo a cama de tijolos fornecida com outras três pessoas e, no fim dos sete anos deste período de “reeducação”, tentou se tornar membro do partido diversas vezes, sendo sempre rejeitado por causa do passado com seu pai.

 

A escalada política dentro do Partido Comunista Chinês

Nas noites após os longos dias de trabalho no campo, Xi Jinping lia vorazmente, sob a luz de uma lâmpada de querosene, os trabalhos selecionados de Mao Tsé-tung uma vez que não havia nada mais para ser lido; foi aí então que começou seu interesse pela carreira política, aos 18 anos de idade. Como tal medida tinha sido imposta por Mao Tsé-tung a inúmeros jovens, era muito comum que esses tentassem recuperar todo o tempo de trabalho nos campos se divertindo, mas Xi apresentou um comportamento excepcionalmente ambicioso, reforçando suas metas pessoais e focando-as de forma extremamente pragmática.

 

Xi Jinping

Segundo o amigo do campo com quem Xi dividia a cama de tijolos, Xi parecia não ter senso de humor: não jogava pôquer, não saía com outros jovens e muito menos namorava.

 

Xi Jinping escolheu tornar-se, após a Revolução Cultural, mais vermelho que os próprios vermelhos e deu início, de fato, à sua carreira política aos 25 anos de idade, com a ajuda de seu pai, que fora politicamente reabilitado, criando um meticuloso plano de carreira, o qual tinha as promoções em mente desde o seu primeiro dia.

Tendo visto o que aconteceu com seu pai, Xi Jinping nunca questionava nenhuma ordem de seus superiores e sempre teve o absoluto cuidado para não criar nenhum inimigo, sempre mantendo-se humilde da forma que aprendeu ser durante sua vida. Xi finalmente se tornou presidente da República Popular da China em 2012, aos 61 anos de idade, mas ainda restavam dúvidas do que poderia partir dele como líder do país.

 

Luta contra a corrupção

Devido ao seu jeito contido e misterioso, poucas pessoas poderiam adivinhar o que viria de seus cinco anos de governo: choque político e surpresa.  Quando subiu ao poder, Xi Jinping prometeu “brandir a espada contra a corrupção”, tendo então seu governo julgado e condenado, segundo o tribunal, por planejar “a destruição da unidade do partido”. Se não fosse pela atitude de Xi, alguns dos mais altos funcionários do partido e ocupantes de cargos jamais haveriam enfrentado julgamentos por corrupção.

 

Xi Jinping

Xi passava a mensagem: “Não entre no partido se quiser ganhar dinheiro”

 

A campanha moralizante do governo do novo presidente apresentava uma nova cultura política, passando especificamente a mensagem “Não entre no partido se quiser ganhar dinheiro”. Esta questão mostrava-se como um grande problema e configurava, exatamente  a motivação pela qual boa parte dos 90 milhões de membros entraram no partido. Não diferente de qualquer outro meio político de qualquer país no mundo, a forma como o partido funcionava baseava-se, principalmente, nas trocas de favores e, para Xi, é essencial que se faça uma limpeza, não apenas retirando indivíduos, mas modificando toda cultura e o sistema de funcionamento do Partido Comunista Chinês.

 

O futuro para a potência mundial China

Atualmente, conforme é afirmado por Xi Jinping em vários eventos internacionais, embora a China esteja vivendo um momento de leve desaceleração do crescimento, a economia chinesa ainda contribui em mais de 30% para o crescimento econômico mundial, e continua a ser uma importante força motriz para a economia global, uma vez que, segundo o presidente, a confiança da China provém das iniciativas e ações para aprofundar a reforma do país e estabelecer um novo sistema econômico aberto. A atual robustez interna da economia chinesa é alicerçada pela orientação das políticas elaboradas pelo governo chinês e, principalmente, pela excepcional e pragmática mente do presidente da China e suas metas para continuar o crescimento chinês.

E você? Conhecia a história e a trajetória política de Xi Jinping? O que acha do presidente chinês? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: BBC Brasil; Estado De Minas; Vermelho; Wikipédia

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +