Xi Jinping é eleito o novo líder do PCC e assumirá Presidência da China

O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) designou nesta quinta-feira (15) Xi Jinping como o secretário-geral da formação e o “número um” da nova lista de sete membros do comitê permanente, principal órgão reitor, anunciou a agência de notícias “Xinhua”.

Desta forma, Xi, 59, assumirá a Presidência da China em março de 2013, sucedendo a Hu Jintao, que deixa nesta quinta-feira (15) seu posto no comitê permanente e também a secretaria geral do partido, dando o primeiro passo na transição da chamada “quarta geração” de líderes comunistas para a quinta.

Os outros novos membros do comitê, também principais autoridades do partido, são Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.

A nomeação de Xi como novo líder do partido já era esperada há meses, e também nesta quinta-feira foi alçado à condição de presidente da Comissão Militar Central, o órgão que controla as Forças Armadas do gigantesco asiático.

Xi e os outros seis membros do comitê permanente se apresentaram à imprensa local e internacional por volta das 12h (2h de Brasília) no Grande Palácio do Povo, em Pequim, onde foi realizado o 18º Congresso do Partido Comunista entre os dias 8 e 14 de Novembro.

Em seu primeiro discurso como chefe do partido, Xi louvou “o caráter e a vontade do povo chinês durante seus 5.000 anos de história” e demonstrou a intenção de dar continuidade ao processo de reformas e abertura vivido pela China nas últimas décadas.

Segundo as previsões dos analistas e observadores, tudo apontava que o atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, ocuparia a terceira posição na lista de “escolhidos”, pelo que, segundo regras não escritas, assumiria meses depois o cargo de primeiro-ministro.

No entanto, Li Keqiang apareceu hoje em segundo lugar, atrás apenas de Xi Jinping, uma posição que se relaciona com a de presidente da Assembleia Nacional, o principal órgão legislativo do país.

Fonte: UOL Notícias

Por Douglas Pazelli – Diretamente da China
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário