December 17 2015

Turismo na China: destinos e atrações

Posted by Gabriel Condi

A Grande Muralha talvez seja o ícone mais conhecido da China. Poucas pessoas deixam de fazer a associação. Assim como a imagem da Estátua da Liberdade está intimamente ligada aos EUA, a Torre de Pisa à Itália, a Torre Eiffel à França, o Pão de Açucar ao Rio. Claro, a Grande Muralha é uma das maravilhas do mundo, merece ser vista por quem viaja pelo país asiático, seja a passeio, estudo ou negócios. Mas existem muitíssimas outras opções de turismo na China, em termos de monumentos, ícones culturais e maravilhas naturais, que merecem ser visitadas.

turismo na china

A Grande Muralha – a mais famosa opção de turismo na China

 

Opções imperdíveis de turismo na China

Pequim – a Muralha e a Cidade Proibida

A construção da Muralha custou a vida de aproximadamente um milhão de homens. Esta obra foi feita com propósito militar e defensivo, para evitar e dificultar invasões do território por tribos bárbaras, como mongóis e outras. Provavelmente, o aspecto de monumento nacional nem passava pelas cabeças dos imperadores da época.

turismo na china

Já a Cidade Proibida era de uso exclusivo e pessoal do Imperador, conhecido como “O filho do Céu”. Ao cair da noite, só o Imperador permanecia entre seus muros, com suas concubinas e os guardas eunucos. Hoje, é uma das principais opções de turismo na China, principalmente pra quem gosta de História.

turismo na china

A Cidade Proibida – uma das mais interessantes opções de turismo na China

 

Xi’an – o Exército de Terracota

Saindo de Beijing, a cidade de Xi´an é um destino atrativo. O exército terracota, estátuas em tamanho natural de soldados, cavalos e carruagens, tem 6000 estátuas (algumas ainda nem foram desenterradas). Datado de 206 AC, este exército imóvel representaria os soldados triunfantes que unificaram a China.

 

Chengdu – os Pandas Gigantes

Mais ao oeste, encontramos os ursos panda gigantes em Chengdu. Representantes de espécies ameaçadas de extinção, estes ursos são um símbolo nacional chinês.

turismo na china

Os Pandas Gigantes – um verdadeiro ícone nacional chinês, os pandas são uma atração imperdível pra quem quer fazer turismo na China

 

Lhasa – Templos budistas e o Monte Everest

No incrível Tibet, o visitante pode visitar seus vários templos, e testemunhar a fé profunda dos tibetanos. Além, é claro, de apreciar as muitas belezas naturais desta província. Você pode inclusive ter o gostinho de subir no Monte Everest (não precisa chegar no topo!).

turismo na china

Templos Budistas – pra quem curte um passeio religioso, fazer turismo na China é algo que precisa ser feito ao menos uma vez na vida. Os templos estão espalhados pelo país, e os do Tibet estão entre os mais visados

Yunnan – Terra vermelha e Floresta Petrificada

O solo desta província é naturalmente vermelho (presença de ferro), mas as plantações o tornam multicolorido à distância.

turismo na china

Uma das paisagens mais peculiares do turismo na China, este tipo de solo encanta os olhos, pela profundidade de suas cores

Hong Kong – a Metrópole

turismo na china

Hong Kong – a mescla do Ocidente e do Oriente, em uma cidade cosmopolita e com comércio vibrante

Existem muitas outras opções de turismo na China, além das ecológicas. Hong Kong é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo. Centro de compras na Ásia, combina o antigo e o moderno. Impossível citar todas suas atrações. Além dos estrangeiros, os próprios chineses visitam esta megalópole com freqüência, para aproveitar suas novidades e preços. E ainda abriga vários parques, com diversões para toda a família, além de museus. O Tiger Balm Garden é um dos exemplos.

turismo na china

O Tiger Balm Garden – natureza e arquitetura chinesas em um só lugar

 

A culinária chinesa

O turismo na China também envolve muita comida. Difícil até comentar sobre a famosa culinária chinesa. Certamente vale a pena experimentar tantos pratos coloridos e de aspecto apetitoso. Muitos deles são conhecidos dos ocidentais.

 

O Frango Xadrez (tradicional)

turismo na china

 

O Porco Agridoce

turismo na china

 

O Pato Assado

turismo na china

 

Um pouco da arte chinesa

Bem, por ultimo, aqui está uma foto da famosa Ópera de Beijing. A cultura milenar chinesa exigiria muitos livros para ser descrita. E o turismo na China, muitos anos para ser completamente descoberto!

turismo na china

Fontes: Guia Geográfico, The Great Wall of China, China Highlights, China.org

Por Antonio Carlos de Oliveira, diretamente de Presidente Prudente, SP, Brasil

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook