A Grande Muralha talvez seja o ícone mais conhecido da China. Poucas pessoas deixam de fazer a associação. Assim como a imagem da Estátua da Liberdade está intimamente ligada aos EUA, a Torre de Pisa à Itália, a Torre Eiffel à França, o Pão de Açucar ao Rio. Claro, a Grande Muralha é uma das maravilhas do mundo, merece ser vista por quem viaja pelo país asiático, seja a passeio, estudo ou negócios. Mas existem muitíssimas outras opções de turismo na China, em termos de monumentos, ícones culturais e maravilhas naturais, que merecem ser visitadas.

Opções imperdíveis de turismo na China
Pequim – a Muralha e a Cidade Proibida
A construção da Muralha custou a vida de aproximadamente um milhão de homens. Esta obra foi feita com propósito militar e defensivo, para evitar e dificultar invasões do território por tribos bárbaras, como mongóis e outras. Provavelmente, o aspecto de monumento nacional nem passava pelas cabeças dos imperadores da época.
Já a Cidade Proibida era de uso exclusivo e pessoal do Imperador, conhecido como “O filho do Céu”. Ao cair da noite, só o Imperador permanecia entre seus muros, com suas concubinas e os guardas eunucos. Hoje, é uma das principais opções de turismo na China, principalmente pra quem gosta de História.

Xi’an – o Exército de Terracota
Saindo de Beijing, a cidade de Xi´an é um destino atrativo. O exército terracota, estátuas em tamanho natural de soldados, cavalos e carruagens, tem 6000 estátuas (algumas ainda nem foram desenterradas). Datado de 206 AC, este exército imóvel representaria os soldados triunfantes que unificaram a China.
Chengdu – os Pandas Gigantes
Mais ao oeste, encontramos os ursos panda gigantes em Chengdu. Representantes de espécies ameaçadas de extinção, estes ursos são um símbolo nacional chinês.

Lhasa – Templos budistas e o Monte Everest
No incrível Tibet, o visitante pode visitar seus vários templos, e testemunhar a fé profunda dos tibetanos. Além, é claro, de apreciar as muitas belezas naturais desta província. Você pode inclusive ter o gostinho de subir no Monte Everest (não precisa chegar no topo!).

Yunnan – Terra vermelha e Floresta Petrificada
O solo desta província é naturalmente vermelho (presença de ferro), mas as plantações o tornam multicolorido à distância.

Hong Kong – a Metrópole

Existem muitas outras opções de turismo na China, além das ecológicas. Hong Kong é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo. Centro de compras na Ásia, combina o antigo e o moderno. Impossível citar todas suas atrações. Além dos estrangeiros, os próprios chineses visitam esta megalópole com freqüência, para aproveitar suas novidades e preços. E ainda abriga vários parques, com diversões para toda a família, além de museus. O Tiger Balm Garden é um dos exemplos.

A culinária chinesa
O turismo na China também envolve muita comida. Difícil até comentar sobre a famosa culinária chinesa. Certamente vale a pena experimentar tantos pratos coloridos e de aspecto apetitoso. Muitos deles são conhecidos dos ocidentais.
O Frango Xadrez (tradicional)
O Porco Agridoce
O Pato Assado
Um pouco da arte chinesa
Bem, por ultimo, aqui está uma foto da famosa Ópera de Beijing. A cultura milenar chinesa exigiria muitos livros para ser descrita. E o turismo na China, muitos anos para ser completamente descoberto!
Fontes: Guia Geográfico, The Great Wall of China, China Highlights, China.org
Por Antonio Carlos de Oliveira, diretamente de Presidente Prudente, SP, Brasil
Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook