O tratado de livre comércio entre a República do Chile e a República popular da China

0013729c013e0f5d18da48

Cada vez mais a China encontra-se buscando novos mercados para se inserir. A complementaridade comercial entre a China e outros países é obtida devido a facilitação do comercio e investimento, isso faz com que o país seja de grande importância para as economias dos demais.

As relações diplomáticas entre o Chile e a China iniciaram no começo do século XVIII e se mantém até os dias atuais.  O comércio entre os dois países se conservou estável por anos até atingir um crescimento significativo a partir dos anos 2000. O interesse da política do Chile está na expansão e no estreitamento dos intercâmbios financeiros e comerciais, a qual é a sua principal fonte de crescimento, além de proporcionar uma maior integração na economia internacional.

O modelo utilizado na relação entre os dois países é baseado no deslocamento de preferência do mercado chinês para o chileno em virtude ao valor reduzido, incluindo apenas bens que já estão comprometidos e com tarifas superiores a zero que diminuam os produtos do Tratado de Livre Comércio.

A redução de tarifas permitiu um aumento da importação da China, em sua grande maioria no setor industrial, e ainda, em menor proporção, no setor agrícola, frutas, gado, silvicultura e pesca extrativa. Quanto ao setor de serviços, não há um modelo característico que determine o processo. A China, por exemplo, impõe severas restrições relacionadas ao intercambio de serviços. No caso de uma maior abertura do país asiático nesse setor, possibilitaria grandes oportunidades nas áreas de finanças e os fundos de pensões.

Para o Chile, um Tratado de Livre Comércio amplo e flexível com a China, incluindo os setores econômicos, traria consequências muito positivas à economia chilena, aumentando as relações bilaterais entres ambos e consolidando a presença chilena no Leste Asiático.

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

 

Leticia  Por Letícia Osti – Direto de Marília-SP, Brasil.

  www.chinalinktrading.com

Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

 

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

 


Veja Também


Deixe seu comentário