February 20 2018

Trading Company: quando é a hora de contratar tais serviços?

Posted by Ana Yamashita

Se você é empresário, deve saber que o mercado internacional pode oferecer grandes vantagens para o seu negócio, não é mesmo? Mas, se por um lado isso é um grande ponto positivo, por outro, as dificuldades que o comércio com países estrangeiros traz podem inibir as intenções de se inserir no mercado externo. Diante disso, muitos optam por contratar serviços de uma Trading Company para intermediar esses processos, enquanto outros se arriscam sozinhos. Por isso, vamos te ajudar a entender qual a importância de se contratar serviços de empresas comerciais, tal qual a China Link Trading. 

 

trading company

 

O Mercado Internacional

É indiscutível que o comércio internacional tem se intensificando ao longo dos anos e que este é um caminho altamente vantajoso para muitas empresas que buscam melhor custo-benefício. A internacionalização é um processo que também ocorre com micro e pequenas empresas e que vem sendo cada vez mais frequente, não só pelas grandes multinacionais, mas também para muitas empresas brasileiras de menores portes. Mas então, qual é a hora certa para se contratar uma Trading Company? Essa questão exige mais do que uma resposta exata e esquemática. É preciso conhecer a realidade do seu próprio negócio e os benefícios que a inserção no comércio exterior, através de uma companhia especializada, pode trazer para si.

Muitas empresas, que já se inseriram ou estão inseridas no mercado internacional, procuram uma trading company para auxiliar nas mais variadas operações, desde sourcing de parafusos, até exportação de maquinário pesado, com maior garantia. Se você é empresário, busca se inserir no mercado exterior e não tem experiência, você provavelmente optará por um caminho mais seguro, não é verdade? Isso porque são várias as dificuldades que esse processo envolve e a falta de conhecimento pode ser um grande entrave para uma negociação bem sucedida.

 

As Dificuldades Encaradas

São várias as indagações que empresas não assistidas por Trading Companies podem ter: quanto é necessário para começar a importar? Minha empresa é capaz de exportar? Quais os benefícios? Quais são as burocracias? E os riscos? De fato, são inúmeros questionamentos que, na realidade, são bastante compreensíveis frente as diversas dificuldades que esses processos exprimem. Entretanto, muitas dessas dificuldades podem facilmente serem resolvidas quando contam com o auxílio de uma empresa capacitada.

 

trading company

 

Registros de Exportadores e Importadores da Secretaria de Comércio Exterior, registro no SISCOMEX, documentação, logística, transporte, etc. são algumas das várias etapas dos processos de importação e exportação que expõem as empresas a uma série de dificuldades. A burocracia da alfândega é um dos pontos mais complicados e um dos principais problemas, isso porque o excesso de exigências e o tempo de retardo acabam sendo um grande obstáculo na comercialização. Do mesmo modo, o sistema tributário é um forte entrave, principalmente quando não há um conhecimento sobre as taxas, tarifas e os mecanismos de ressarcimento. Ainda, por se tratar de um comércio com outros países é fundamental lembrar que há diferenças na moeda de troca e, portanto, as variações do câmbio são essenciais de serem acompanhadas.

Além desses processos, é importante também considerar a adequação do produto, isto é, diferentes países podem possuir ou exigir determinadas mudanças. E isso nos leva a pensar, obviamente, que essas diferenças também estão no dia-a-dia, na cultura e na língua do estrangeiro com quem se está negociando, de modo que é vital conhecer o país e o povo parceiro.

 

Os Benefícios da Assistência de uma Trading Company

As vantagens de se importar pelo intermédio de uma empresa comercial de importação e exportação são vários, podendo destacar a efetividade de uma transação bem efetuada, seja pelo contato com melhores fornecedores, por conseguir melhores preços e produtos, por não ter que enfrentar diretamente as dificuldades linguísticas e culturais, e, principalmente, pelo próprio processo comercial. A empresa de trading irá auxiliar como intermediadora na comercialização em importação e exportação, através da análise de custos e impostos, identificação de fornecedores e compradores, elaboração de documentos, contratação de fretes e seguros, assistência no desembaraço, etc.

 

trading company

 

Isso tudo porque essas empresas comerciais negociam diretamente com os fornecedores, de modo que oferecem aos clientes várias opções de qualidade e confiáveis, evitando possíveis problemas com fornecedores não licenciados. Da mesma forma, as trading costumam ter uma ampla rede de contato de forma a oferecer várias opções. E, consequentemente, facilitam ao cliente a comunicação com o parceiro estrangeiro, por terem profissionais capacitados para lidar com as diferenças culturais e do idioma. Toda a negociação e os processos que o mesmo envolvem (frete, seguro, controle de qualidade, desembaraço, etc) são de responsabilidade da empresa de trading quando assim contratados os serviços, garantindo, portanto, mais segurança durante e no desfecho da comercialização.

Portanto, não é um processo fácil e simples, mas as trading companies possuem todo o kwow-how para lidarem com essas operações e, principalmente, para empresas que nunca realizaram negociações no exterior, são uma ótima oportunidade, afinal, a assessoria de uma Trading Company pode garantir uma ótima experiência no mercado internacional.

A China Link Trading busca auxiliar as empresas a melhorarem ou iniciarem suas operações com a China e a Ásia, oferecendo serviços de sourcing e compras, desenvolvimento de produtos, importação para o Brasil, exportação para a China, auditoria e inspeções em fábricas, logística e transporte internacional, gestão de compras, consolidação de cargas, controle de qualidade, planejamento de feiras e viagens de negócio, obtenção de visto chinês, intérpretes e acompanhamentos.

Além da assessoria, você pode encontrar no blog diversos textos de ajuda para importação e exportação, tais como: “Exportar para a China: como fazer?”, “Importação e exportação da China: vale a pena? Saiba mais sobre o comércio Brasil–China”, “Valores culturais chineses: como podem influenciar seus negócios?”, “O RADAR de Importação Expresso”, entre muitos outros. Por isso, se você quer ficar por dentro de tudo relacionado à importação, fique ligado no blog e não hesite em nos procurar!

 

Por Anna Carolina Monéia Farias, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Portal da Indústria; China Link Trading; “Entraves às exportações brasileiras limitam o crescimento das vendas ao exterior” Azevedo, Pacific Tycoon

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +