Superstições chinesas – animais e seus códigos

Superstições chinesas – animais e seus códigos

 Pois é, as  superstições chinesas! Aqui tudo tem sua veia supersticiosa: números, cores, dias, comida e animais!

Já escrevi vários artigos sobre isso.

Aqui vão mais algumas delas para que se fique atento.

Superstições com os gatos

superstições chinesas

Mandar um gato embora é a mesma coisa que mandar sua fortuna embora. (uiiii, acabei de lembrar que espantei dois gatos da porta de casa na semana passada, mas era para o bem deles, pois a Harriet fica louca quando vê um… será?)

Se um gato espirrar no dia do seu casamento, isto simboliza um casamento feliz.

Quando um gato está agitado é que uma tempestade está a caminho. Quando ele se aquieta, é que a tempestade já vai passar.

Um gato injustiçado, vai buscar sua revanche, mesmo que seja na próxima vida. Eles guardam suas memórias ‘amargas’ por mais de nove vidas! (para nós são sete, mas cada um com suas crenças e agora sabemos que gato chinês tem nove vidas… no mínimo.)

Cachorros

Se um cachorro late ao amanhecer, significa que um dia difícil está por vir. Se ele continuar latindo, a morte é iminente. (uiiii…)

Cachorros enxergam o que os olhos humanos não conseguem ver. Espíritos do mal e má sorte podem ser espantados por eles.

Ter um cachorro, traz boa fortuna (será que mesmo eu tendo espantado os gatos? Aí, dúvida!)

Agora essa é bem ligada a tradição cultural de comer cachorros ou quem sabe uma ‘superstição’ criada para conter esse hábito entre os chineses supersticiosos: os homens de negócios que sabem o que é bom para eles, não comem cachorro!

Outros animais

Nos tempos antigos, as pessoas deveriam sacrificar 3 animais – um porco, uma vaca e um carneiro – para os deuses, pois acreditavam que eles poderiam levar mensagens ao céu!

Raposas, ouriços, doninhas (furão),  cobras e ratos são considerados meio divindades, meio demônios. Eles vão se vingar dos que os ofendem, mas abençoam os que os respeitam. (vai saber…)

Doninhas são considerados animais feiticeiros. Acreditam que eles podem controlar a mente humana e roubar suas almas!

Raposas podem se transformar em ‘belas’. Um homem seduzido por uma delas, vai perdendo sua masculinidade antes de morrer. (parece com a lenda da sereia…)

Corujas são consideradas  criaturas do mal.

Morcegos – bian fu – são símbolos da boa fortuna, graças ao som do seu nome, pois ‘fu’ tem o mesmo som da palavra ‘sorte’.

superstições chinesas
superstições chinesas

Ter uma tartaruga dentro de casa, espanta os maus espíritos. Se você deixar uma tartaruga livre, sua família será abençoada (nada de tartarugas presas em aquários, gente.)

Bom, mais essa listinha para atualizar os conhecimentos sobre  as superstições chinesas.

Será que um dia consigo acabar com esse assunto?

Acho difícil!

Zái Jiàn!

Fonte: China Na Minha Vida
Por Romero Castro – Direto de Pelotas – RS, Brasil.

Acompanhe novidades no:http://www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

A maior empresa brasileira de Trading na China. Pesquisa de fornecedores chineses, Inspeção de qualidade na Ásia, Importação e muito mais.

Veja Também


Deixe seu comentário