September 26 2017

Saiba como importar roupas da China!

Posted by Ana Yamashita

Você tem uma empresa e pensa em importar roupas da China? É uma ótima opção para reduzir os custos de sua empresa, sem perder a qualidade. Mas por onde começar? O que precisa de mais atenção no processo? Venha conferir!

Hoje em dia, as importações de peças roupa da China caíram um pouco pelo fator custo, devido ao preço competitivo de outros países, como Bangladesh e Turquia. Ainda assim, roupas importadas da China conseguem ser 80% mais baratas que as peças produzidas no Brasil.

 

Importar Roupas da China: primeiros passos

É importante saber primeiro que os manufaturadores de roupas na China, em geral, exigem que o comprador adquira uma quantidade mínima para que as peças possam ser produzidas. Esse número pode variar, de 200 até 1000 peças, de vendedor para vendedor. Então, dependendo do seu objetivo, é bom fazer uma pesquisa antes de fechar um negócio.

 

importar roupas da china
 

Você pode começar olhando os sites confiáveis de compras. Alguns bons exemplos são: Light in the Box, o China Búye, o Romwe, o SammyDress, o WhoSale e o DH Gate. E claro, o mais famoso, o AliExpress. Todos funcionam de forma parecida ao site brasileiro Mercado Livre. Você procura o item que deseja, seleciona um dos vendedores e o frete. O mais comum é o China Post Air Mail, que não costuma demorar mais que 50 dias. Uma boa dica para encontrar o seu produto é colocar a palavra-chave em inglês.

Para a sua primeira compra, é melhor não se comprometer totalmente com apenas 1 vendedor na primeira negociação.  Procurar variar a origem dos produtos, de 2 a 3 vendedores, pode te dar uma base de comparação de qualidade das roupas. E depois, você pode escolher o melhor produto para você e fechar quantias maiores para importar roupas da China. Adquirir amostras antes da encomenda maior também pode te ajudar a descobrir o tamanho, as cores, a qualidade e outras características das peças de roupa.

 

importar roupas da china
 

Ao selecionar seu produto, é importante também que você conheça muito bem o seu público alvo. Assim, as peças não ficam acumuladas no estoque.

Lembre-se também que os tamanhos na China são diferentes que os nossos. Confira abaixo algumas conversões úteis!

 

importar roupas da china3
 

Tamanho China x Brasil

S (Small) x Infanto-juvenil

M (Medium) x PP (Pequeno)

L (Large) x P (Pequeno)

XL (Extra Large) x M (Médio)

XXL (Extra Extra Large) x G (Grande)

 

Partes do corpo

Bust – Busto

Shoulder – Ombro

Sleeve – Manga

Waist – Cintura

Length – Comprimento

 

Polegadas (inches) x centímetros

1 polegada = 2,54 centímetros

1 centímetro = 0,393701 polegada

É muito fácil encontrar na internet um conversor de medidas, portanto não se preocupe em ficar fazendo os cálculos manualmente. Se estiver em dúvida quanto a dois tamanhos, é recomendável que você opte pelo tamanho maior!

 

Legislações e tributos para a importar roupas da China

Se você for importar para uso próprio, ou como pessoa física, a isenção de tributos aduaneiros se aplica nas compras abaixo de USD 50,00 (50 dólares americanos). Para produtos de até USD 500, é necessário pagar a Nota de Tributação Simplificada, que consiste em 60% do valor aduaneiro.

 

importar roupas da china

 

Entre USD 500,01 e USD 3.000, as despesas aumentam. Além dos 60%,  há uma taxa de despacho aduaneiro de USD 150,00, e também a aplicação do ICMS, que depende do Estado que você recebe a encomenda. Você pode optar pela contratação de um despachante para te ajudar no processo. Mas o despachante só é realmente necessário nas compras acima de USD 3.000,00. O processo fica mais complexo e demorado.

Para importar roupas da China como pessoa jurídica, ou seja, para revenda, o processo é mais completo e burocrático. É preciso um cadastro no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Você pode encontrar mais detalhes sobre isso no nosso texto sobre importação como pessoa jurídica.

Não tenha medo de importar roupas da China! Seja para uso próprio, ou para o seu negócio, pode ser um ótimo fator de diminuição de custos sem perda de qualidade. A China Link Trading pode te ajudar em todo seu processo de importação!

 

Por Ana Luiza Garcia Lachner, diretamente de Winnipeg, MB, Canadá

Fontes: ChinaGate, TecMundo, China Importal e My Top Business Ideas.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +