A Relação China e Estados Unidos – China Link Trading

relaçao-china-eua

 

A Relação China e Estados Unidos é algo viável nos dias atuais?

 

Em 1949, a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) foi transferida para Taipei (Taiwan), depois que o governo da República da China havia se mudado para lá em resposta aos avanços das forças comunistas chinesas no continente durante a Guerra Civil no país. Os comunistas chineses estabeleceram a República Popular da China (RPC) no continente em 01 de outubro de 1949. No entanto, os Estados Unidos se recusaram a reconhecer e estabelecer relações com a República Popular e continuaram a mostrar o governo da República da China, localizado em Formosa, como o governo legítimo, mantendo relações diplomáticas apenas com a mesma.

Em meio à Guerra Fria, a ruptura que existia entre o país asiático e a União Soviética, forneceu uma abertura para os Estados Unidos estabelecerem laços com a China continental como um meio de conter a União Soviética, o que realmente deu certo.

E em pleno século XXI, essa relação entre EUA e China ainda existe e é de extremamente importância para as Relações Internacionais. Alguns meses atrás, em um dialogo bilateral entre China e EUA, o presidente Norte Americano, Barack Obama, reafirmou o compromisso de Washington para desenvolver  um novo modelo de relações com a China, que esteja baseado em uma cooperação cada vez mais pragmática e na gestão construtiva das diferenças. O presidente da China, Xi Jinping  também compareceu à cerimônia de inauguração do diálogo estratégico e pediu que os dois países julguem corretamente suas respectivas intenções estratégicas e tentem minimizar suas diferenças.

Nesta última semana de novembro, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry, estimou que os vínculos entre as duas maiores potências do mundo “definirão o século 21”, já que os dois países somam um quarto da população mundial e um terço da economia do planeta. Manifestou também o seu firme compromisso de fortalecer a “cooperação” entre os dois países. Gigantes Estados, com ideologias e objetivos destintos, que juntos podem fazer a diferença no século XXI e, separados também podem causar grandes problemas para o cenário internacional.

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

Foto Jefferson Oliveira

 Este artigo foi escrito pelo graduando de Relações Internacionais, Jefferson Oliveira, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo – SP. 


Veja Também


Deixe seu comentário