January 24 2014

O uso das redes sociais chinesas

Posted by Lincoln Fracari

Não é de hoje que as redes sociais têm se tornado o ponto alto de uma discussão de negócios, assim como antigamente o maior negócio era aquele que tinha boa aceitação do consumidor por meio de comentários sobre o produto, hoje só não basta ter um negócio que seja divulgado apenas pelos que já conhecem de seu serviço. Com o uso da tecnologia em ascensão, os números de redes sociais que divulgam ideias, projetos e serviços tem crescido assustadoramente e é nela que os negócios onlines (e-commerce) precisam investir. Veja a figura abaixo mostrando algumas das redes sociais chinesas usadas hoje.

redes sociais chinesas

Muitos já estão inseridos nesse mercado, porque consideram a Internet como um acesso de via rápida para a divulgação do seu produto e de maneira gratuita, já que ela oferece isso por meio das mídias sociais.

Sites ensinam aos iniciantes a ‘Como vender seus produtos redes sociais’ e o primeiro passo é o de criar uma identidade para sua empresa, sua marca e ter ela como divulgadora oficial dos produtos que quer oferecer. Por exemplo, para quem busca revender produtos importados da China, é de extrema importância utilizar sites que sejam conhecidos entre os usuários brasileiros. O Facebook é uma opção que tem sido usada com frequência e  é ideal, pois contem todas as ferramentas possíveis que as mídias sociais oferecem, como postar mensagens com certa frequência para que a marca seja lembrada e relembrada, adicionar amigos sempre que possível, criar promoções para os usuários das redes sociais, etc.

Não só as redes sociais chinesas, mas também outros sites…

Lembrando que  fazer dos posts um meio de comunicação e interação podem atrair mais clientes,  mensagens que tragam curiosidades e sejam interessantes em relação aos produtos chineses, falar das vantagens de comprar produtos diretamente da China e criar promoções é um método utilizado que traz um retorno agradável para os “novos empresários”. Importante que o uso de mensagens em excesso pode fazer o contrário, e acabam por afastar os usuários que seguem sua página, é melhor que os horários sejam diversificados.

Na China não é tão fácil o acesso a internet para uso de mídias como forma de propagação dos serviços/produtos deuma empresa, é o país que possui um sistema de censura dos mais sofisticados e rígidos do mundo e precisa de reformas no Partido Comunista para ultrapassar esse desafio. O país passa por um crescimento rápido das redes sociais e dos instrumentos de comunicação instantânea, como Weike e WeChat, que disseminam rapidamente informações, têm grande influência e ampla cobertura, e têm forte capacidade de mobilização social.

Saiba mais sobre como o país tende a ser afetado por essa “onda” das redes sociais em uma matéria da Folha de S.Paulo.

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.