RADAR de Importação Ilimitado

Se você deseja importar algum produto ou mercadoria, seja da China ou de qualquer outro país, a sua empresa precisa estar habilitada no SISCOMEX e ter um RADAR de Importação, o qual se divide em 3 submodalidades: Expressa, Limitada e Ilimitada.

 

RADAR de importação
Obter o RADAR de importação é essencial para um importador. Fonte: China Link Trading.

 

Para saber mais sobre as duas primeiras formas de RADAR de importação, bem como sobre outros temas relativos a importação, confira o blog da China Link Trading. Nesse artigo trataremos sobre a submodalidade de RADAR de importação Ilimitado. Não sabe o que é? Este artigo ajudará a esclarecer as suas dúvidas! Confira abaixo!

 

O que é o SISCOMEX?

Antes de nos aprofundarmos sobre o assunto, vamos explicar um pouco sobre o que é o SISCOMEX. Trata-se do Sistema Integrado do Comércio Exterior, utilizado pela Receita Federal e pelo Ministério da Fazenda, para controlar e registrar as operações de Comércio Exterior no Brasil. É um sistema informatizado, gerido pela Secretaria de Receita Federal, pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e pelo Banco Central (BACEN). Toda e qualquer pessoa física ou jurídica que deseja fazer uma operação de comércio internacional precisa estar habilitada, isto é, registrada no SISCOMEX. No caso de pessoa física, esta se enquadraria como representante de alguma pessoa jurídica e precisaria preencher alguns requisitos exigidos pelo governo.

RADAR de importação
Para obter um RADAR de importação é necessário estar habilitado no SISCOMEX.

 

Como obter o RADAR de importação?

O processo para obter o RADAR de importação começa com o preenchimento do formulário de requerimento de habilitação e com a apresentação de diversos documentos fiscais da empresa. Depois que a documentação da pessoa jurídica é analisada e aprovada, ela terá acesso ao SISCOMEX. Apenas após a habilitação da pessoa jurídica é que esta poderá cadastrar uma pessoa física no sistema como seu representante legal para fazer as operações comerciais. Essas pessoas físicas podem ser tanto funcionário da própria empresa quanto os despachantes aduaneiros contratados. Geralmente, o tempo até que toda a análise documental esteja concluída é de 10 dias, podendo ser até menor se o processo não apresentar divergências, isto é, nenhum erro com os documentos da empresa e dos seus representantes, e feito por um profissional qualificado.

RADAR de importação
O que é o RADAR de importação ilimitado?

 

A submodalidade Ilimitada

Uma pessoa jurídica, isto é, uma empresa que esteja habilitada no RADAR de Importação Ilimitado tem a possibilidade de realizar operações de importação com cobertura cambial a cada 6 meses num valor acima de US$ 150 mil ou a mesma quantia equivalente em outra moeda, desde que a capacidade financeira de sua empresa seja superior ao valor de US$ 150 mil.

O cálculo da capacidade financeira das empresas é feito pela Receita Federal com base na soma de recolhimentos efetuados pela empresa importadora nos últimos 5 anos-calendário anteriores ao protocolo de requerimento do RADAR, em cima dos tributos e contribuições pagos, como IRPJ, PIS, COFINS e CSLL, além das contribuições previdenciárias dos seus funcionários. A estimativa sobre a capacidade financeira da empresa será calculada com base no maior valor de tributos pagos pela empresa.

Ainda tem dúvidas sobre o RADAR de importação? Entre em contato conosco! A China Link Trading pode te ajudar a obter o RADAR de Importação Ilimitada com segurança e rapidez!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP, Brasil

Fontes: Receita Federal, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC)

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário