Agosto 02 2017

Pudong: uma aventura urbana em Shanghai

Posted by Victor Fumoto

Se existe um local que serve como símbolo para China moderna, este local com certeza é Pudong. Além de ser o distrito mais recente entre os que existem em Shanghai, a região se localiza exatamente ao lado leste do Rio Huangpu, e é considerada uma das joias mais belas deste processo de modernização da China, sendo marcada, principalmente, pelos incríveis arranha-céus que se embrenham à forte luz da vida noturna do distrito. Pǔdōng () ainda se destaca pela incrível aventura urbana marcada por paisagens inesquecíveis vistas de alguns dos mais altos prédios e torres do mundo, como, por exemplo, a Oriental Pearl TV Tower (com mais de 460 metros de altura). A região de Pudong é repleta de atrações: desde a culinária chinesa mais refinada a mais usual, atendendo a todos os públicos; pontos turísticos de grande porte como a Shanghai Disneyland; e ainda um passeio artístico por um dos mais cultuados museus do mundo.

 

Pudong

O brilho dos arranha-céus se mistura à cor do rio Huangpu

 

Como chegar a Pudong

Existem várias formas de se chegar até o distrito de Pudong, principalmente se você estiver saindo de outras regiões de Shanghai. Existem, por exemplo, diversas linhas de metrô que atravessam o rio e fazem conexão a Lujiazui Station, que é a estação de metrô localizada entre o centro de negócios do distrito de Pudong e a região de Puxi. Esta área corresponde a maior parte do município de Shanghai e abriga cerca de 90% dos residentes da cidade inteira. Outra das formas, sendo essa a mais barata das opções, é embarcar no trem que passa pela Rua de Bund, marcada pela arquitetura dos antigos edifícios da era colonial, pelo preço de apenas 2 yuans chineses, ou pelo valor convertido, 30 centavos de dólar. Com certeza a mais rápida das opções é pegar o chamado Maglev ou comboio de levitação magnética, que atinge incríveis 430 km/h, devido à sua tecnologia antiaderente, e para exatamente dentro do aeroporto do distrito. Se você pegar um táxi do aeroporto até o centro, espere pagar cerca de 150 yuans chineses ou cerca de 23 dólares.

 

O diferencial de Pudong para o turismo

 

Pudong

A incrível mobilidade que os moradores e turistas têm em Pudong

 

Com uma área de 522,8 km² e uma população que abrange mais de 1,5 milhões de pessoas, Pudong se destaca pela incrível mobilidade que oferece aos moradores e turistas que visitam o distrito,uma vez que é ligado por linhas de metrôs, possibilitando assim que as pessoas circulem pelas ruas a pé. Consequentemente o comércio e os serviços oferecidos na região são aquecidos e fomentados, como, por exemplo, os hotéis, restaurantes e bares que se espalham pelo distrito oferecendo ao turista todo o entretenimento e receptividade que uma grande cidade poderia fornecer; abrangendo preços que variam dos mais luxuosos aos mais “simpáticos”.

 

Um passeio repleto de arte chinesa

 

Pudong

Aurora Museum, à beira do Rio Huangpu

 

Um dos mais cultuados e famosos museus do mundo é o Aurora Museum, localizado à beira do rio Huangpu e que oferece um magnífico passeio artístico pelo distrito de Pudong,por exibir figuras chinesas de cerâmica antiga, porcelana jade, azul e branca, bem como esculturas budistas datadas do período Neolítico até a Dinastia Qing. O museu, inaugurado em outubro de 2013 pelo renomado arquiteto japonês Tadao Ando, é uma joia cultural para a população de Shanghai e vale cada minuto da visita, além de ajudar oferecendo aos jovens chineses e ao público em geral uma educação artística avançada, uma vez que o museu também possui programas especiais, atividades culturais e educacionais.

 

Vistas de tirar o fôlego

Para aquelas pessoas que gostam de ver o mundo de uma perspectiva totalmente diferente, o distrito conta com algumas construções de tirar o fôlego pela beleza que nos proporciona, sendo, com certeza, uma das melhores aventuras urbanas em Pudong, a qual você certamente vai querer contar mais tarde para seus amigos.

 

Pudong

Sky Walk 100: um passeio a mais de 450 metros de altura

 

Ver o chão tão distante é uma experiência única e é justamente isso que o Sky Walk 100 busca promover. O belíssimo par de prédios, coberto completamente por vidros, atinge quase meio quilômetro (exatamente 474 metros) de altura e possue uma ponte que os liga. São justamente estes 57 metros entre os dois prédios que possibilitam um dos pontos de observação mais amplos da cidade, assegurando aos milhares de turistas que visitam o local uma das vistas mais esplêndidas de todo distrito.

 

Pudong

Shanghai Ocean Aquarium, com mais de 450 espécies diferentes

 

Outro dos passeios que mais impressionam em Pudong é o incrível Shanghai Ocean Aquarium, localizado em Lujiazui, juntamente com o centro financeiro do distrito, e é considerado um dos maiores aquários oceânicos do mundo, contando também com o túnel de visualização de submarino mais longo do mundo, com 155 metros de comprimento. Tal túnel é verdadeiramente a atração principal do aquário, pois promove uma experiência de imersão à vida marinha de uma forma poucas vezes vistas ao redor do mundo. A estrutura do prédio, em forma de duas pirâmides que totalizam mais de 20 mil e 500 metros quadrados, divide-se em 10 tipos de regiões que simulam os habitats naturais das mais de 450 espécies diferentes que encontramos no local, sendo, além de um belíssimo passeio, um instrumento extremamente didático para o aprendizado sobre os animais marinhos.

 

Pudong

Shanghai Tower, com ponto de observação de 555 metros de altura

 

Voltando ainda mais às alturas, temos em Pudong um conjunto de um dos maiores prédios e torres existentes no mundo, contando com a bela torre Oriental Pearl TV Tower, localizada também em Lujiazui, e que se destaca tanto pela altura, com 468 metros, mas principalmente pela forma ímpar com que mexe com o imaginário das pessoas. Tais construções criam a imagem de “dragões gêmeos brincando com pérolas” e constituem-se em verdadeiras joias fotográficas, as quais excitam a imaginação e atraem milhares de visitantes durante todo o ano. Ainda nas proximidades do centro financeiro de Pudong, existem arranha-céus construídos entre os anos 1990 e 2000, entre eles os três maiores prédios: o Jin Mao Tower, com 420 metros de altura; o Shanghai World Financial Center, com 492 metros de altura; e a colossal Shanghai Tower, com exatamente 632 metros de altura. A Shanghai Tower possui um incrível ponto de observação do horizonte a 555 metros de altura, sendo, inclusive, mais alto que o ponto de observação que se tem no Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos!

Então, o distrito de Pudong é ou não é um ótimo lugar para se visitar?

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: FourSeasons, TimeOutShanghai, WikiTravel, TravelChinaGuide

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +