Província de Hainan: Um paraíso tropical com muitas novidades

Quando pensamos na China, muitas vezes vem a cabeça a grande produção industrial do país e toda a poluição gerada por ela. Após essa primeira impressão, pensamos geralmente nos grandes montes chineses, campos floridos ou templos. Para além disso, o gigante asiático também é enorme em variedade e incríveis paisagens tropicais como a província de Hainan.

 

hainan

A beleza incrível da Província de Hainan. Imagem de Vocerealmentesabia.com.

O turismo pela China oferece aos visitantes um verdadeiro paraíso tropical como a província de Hainan. Além de oferecer ar puro, belas praias e natureza em abundância, se destaca por um turismo moderno e de luxo, em uma grande cidade com enorme circulação de investimentos e atrações diversas.

 

Informações técnicas da Província de Hainan

Hainan, que também pode ter seu nome escrito como Ainão e Hai-Nan (significa, literalmente, “Sul do Mar”), é a menor província da República Popular da China. É também a única província desse país que é constituída por um arquipélago. Tem como capital a cidade de Haikou e conta com cerca de 10 milhões de habitantes.

Esse arquipélago consiste numa série de ilhas tropicais localizadas ao sul da Província de Cantão. A maior das quais se chama Ilha de Hainan (Hainan Dao), sendo que, em chinês, é comum referir-se à ilha principal quando se fala de Hainan.

A Província de Hainan, situada no sudeste do país, é banhada pelo Mar da China Meridional, está cheia de praias de areia branca e de vegetação exuberante. Ademais, o clima na Província de Hainan varia entre o clima sub-tropical e o clima de monção tropical.

 

hainan

Província de Hainan localizada no sudeste do país. Imagem de Pt.wikipedia.org.

 

Os meses mais quentes são julho e agosto, que têm temperaturas diárias, que variam entre 25 e 29°C, enquanto os meses mais frescos são os de janeiro e fevereiro com temperaturas que variam entre 16 e 21°C. Apesar da localização remota, chegar na Província de Hainan não é algo muito difícil com seus aeroportos internacionais e estrutura para receber turistas.

 

Pontos de visitação na Província de Hainan

A Província Hainan possui praias, rios e montanhas que o tornam um destino concorrido, tanto pelos locais, quanto pelos turistas. Graças ao seu clima de verão constante, o chamado Havaí oriental tem atrações interessantes como a plantação de coco Dongjiao.

 

hainan

Plantação de coco em Haikou. Imagem de Twitter.com.

O coco, inclusive, é o produto nacional que rende um festival onde os turistas podem observar as lanternas feitas da casca da fruta em Haikou – capital da ilha de Hainan – , provar os deliciosos cocos de Wencheng, conhecer Sanya e assistir à corrida dos barcos dragão e demonstrações da arte marcial local.

Ademais, na Província de Hainan há a Baía de Yalong, que não consiste apenas em uma praia mas abrange toda uma Zona de Turismo que ainda deve ser expandida, que inclui parques à beira-mar, hotéis, parques temáticos, centros de conferência e um campo de golfe, para citar apenas um pouco. Durante a visita você poderá aproveitar as atrações do parque do local (por exemplo, carrossel, navio pirata, etc.), bem como as belas areias brancas da praia. A praia é extremamente popular entre turistas e chineses, a maioria dos quais estão lá para fugir do clima frio em seus respectivos países e aproveitar as águas quentes de Sanya. Casas de banho são também previstas para a conveniência dos nadadores.

 

hainan

Resort na Baía de Yalong. Imagem de Booking.com

O lugar é lindo. Praia de águas limpas, e a temperatura da água perfeita para um banho. Mas você só pode se banhar até as 18h. E dentro da área delimitada por boias e cordas, já que fora dessa área tem constante passeios de jet ski e afins. Resorts luxuosos e várias opções de restaurantes que valem muito a pena conhecer.

 

hainan

Resort na Baía de Yalong. Imagem de Agoda.com.

Parques na Província de Hainan

Localizada também na Província de Hainan, a moderna cidade de Haikou, capital da ilha de Hainan, oferece a oportunidade de passeios familiares devido às inúmeras atrações e parques que são contemplados por esse público.

 

hainan

A grande cidade de Kaikou. Imagem de SCMP.com.

O Hainan Tropical Wildlife Park and Botanical Garden consiste em uma mistura entre um jardim botânico com um zoológico do mais alto nível, onde se pode andar livremente conhecendo dezenas de espécies dos mais exóticos animais e plantas por um preço de, aproximadamente, 200 yuans chineses (ou 30 dólares, que hoje equivaleriam a cerca de 120 reais) para adultos e a metade do preço para crianças. Lá você terá a possibilidade de alimentar os animais, ser instruído sobre inúmeras curiosidades sobre o que acontece na natureza e até mesmo andar de camelos, sendo esta uma opção certeira para realizar num único dia.

 

hainan

Hainan Tropical Wildlife Park and Botanical Garden. Imagem de Travelchina.gov.cn

Já pouco afastado de Haikou, mas ainda na Província de Hainan existe um vulcão inativo, que promove também aos seus visitantes um esplêndido passeio pelo parque com direito a quedas d’água e visões exuberantes das árvores que completam todo o perímetro do parque. Com as placas bilíngues já traduzidas para o inglês, a caminhada até o topo da montanha se torna ainda mais simples e divertida, deixando ao visitante a sensação leve de uma conexão com a natureza no grande Huoshankou National Geopark.

 

hainan

Huoshankou National Geopark. Imagem de Chinavistos.com

Turismo Médico na Província de Hainan

A medicina tradicional chinesa (MTC) tem atraído um número crescente de visitantes estrangeiros à província de Hainan, uma ilha tropical no sul da China. Isso está acontecendo devido ao Hospital MTC de Sanya, que construiu em 2016 um centro internacional de saúde para fornecer tratamento médico a pacientes estrangeiros e atender à demanda crescente pelas terapias de MTC.

Nos últimos anos, Hainan ter oferecido a seus visitantes o que foi batizado como turismo médico, em que eles podem fazer os tratamentos que o hospital oferece e aproveitar o sol, a praia e a bela vista do local. O governo tem contribuído para esse tipo de turismo, sendo que em 2013, uma zona piloto de turismo médico internacional foi criada pelo governo central em uma vila próxima à costa leste da ilha. Batizada de zona piloto de Lecheng, ela tem medicamentos e equipamentos médicos da União Europeia, Japão e EUA que ainda não estão disponíveis em outras partes da China.

 

hainan

Turismo médico cresce na Província de Hainan. Imagem de Chinahoje.net.

Surf na Província de Hainan

A Província de Hainan possui também o primeiro local de mergulho comercial em praias da China. É a Ilha de Wuzhizhou, onde as águas atingem uma transparência impressionante, proporcionando boa visibilidade até os 27 metros de profundidade.

E a ilha também é destino de um dos esportes mais praticados pela região: o surf. Tanto que, entre os muitos nomes que já citamos aqui, Hainan também é conhecida como capital nacional do surf. Em Wuzhizhou, não raro é encontrar pessoas que saíram de um mergulho e já estão agarradas em suas pranchas para uma outra aventura no mar. A ilha recebe competições anuais de surf e oferece aulas para iniciantes.

 

hainan

Turismo de surf na Província de Hainan. Imagem de Waves.com.br.

Portanto, para aqueles que procuram uma viagem relaxante ou uma aventuras tropicais, a Província de Hainan é o lugar perfeito. É possível ter contato com a cultura chinesa e ao mesmo tempo presenciar tudo o que se espera de um paraíso tropical na terra.

Gostou do texto? Se inscreva no nosso canal! No vídeo de hoje falamos sobre a importação de motos elétricas, confira:

 

Por Pedro Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Qualviagem.com.br, Hotelurbano.com, Guiaviagem.org, Chinahoje.net e Chinavistos.com

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário