Compras na China: conheça os principais destinos

Quem nunca desejou fazer uma visita à China para adquirir mercadorias a um preço atrativo? Com o recente crescimento da economia chinesa, os produtos chineses têm se tornado cada vez mais interessantes aos olhos de consumidores do mundo todo, aumentando significativamente o turismo comercial no país. Cidades como Yiwu, Xangai e Pequim são alguns dos paraísos comerciais ideais mais frequentados em todo o país por aqueles interessados em compras, apresentando boas opções para quem pretende desfrutar de muitas alternativas pagando pouco por elas. Confira!

 

Destinos chineses ideais para compras

 

Yiwu

Abrigando mais de 1,2 milhão de habitantes, a cidade de Yiwu fica na província de Zhejiang, no leste chinês, e é conhecida justamente por um mercado gigante e pela beleza cosmopolita que apresenta. Os negócios da cidade se concentram em um enorme shopping center, onde circulam diariamente mais de 400 mil pessoas atraídas pela variedade de produtos infinita e pelo baixo preço das mercadorias. O comércio de Yiwu gira em torno de artigos para costura, esportes, enfeites, roupas, maquiagens, brinquedos, bijuterias, todos os tipos de eletrônicos e até móveis. O Futian Market, por exemplo, conta com mais de 60 mil lojas e realiza vendas por atacado e varejo, possibilitando ao cliente escolher a forma ideal e a quantidade adequada para comprar.

 

compras
Mercados concentrados dentro da cidade de Yiwu

 

Curiosidade: Dentre as milhões de importações feitas por Yiwu, o Brasil aparece em oitavo lugar na lista de principais destinos desses produtos, seguido de países como os Estados Unidos, a Alemanha, a Espanha e a Rússia.

 

Xangai

É a cidade mais populosa da China e, consequentemente, o maior centro comercial chinês, localizada na costa central da China oriental. Possui desde famosas marcas internacionais de moda e lojas de departamento até pequenas lojas especializadas, onde se encontram roupas, calçados, acessórios e outros artefatos. Uma das principais artérias comerciais de Xangai é a conhecida Rua de Nanquim, no centro da cidade, que chama muito a atenção dos visitantes ao anoitecer devido às luzes coloridas que vêm dos imensos painéis luminosos dos estabelecimentos. Locais como Jiali oferecem as melhores opções de presentes (as cativantes “lembrancinhas”) para o turista que deseja presentear alguém. O lugar recebeu o apelido de “Cidade Insone”, já que seus mercados funcionam 24 horas. Já o comércio de Yuyuan é decorado, em sua maioria, à moda tradicional chinesa e oferece ao consumidor um número imenso de artigos em ouro e prata, contando também com artesanatos típicos e antiguidades variadas. Por esse motivo, é conhecido como o Reino da Arte e do Artesanato de Xangai.

 

compras
Rua de Nanquim, localizada ao centro de Xangai

 

Curiosidade: Os vendedores locais costumam abrir oportunidades de negociação de suas mercadorias frente à necessidade de vendas facilitadas e  rápidas, devido ao alto fluxo de clientes.

 

Pequim

Pequim é a capital da China e também uma das maiores metrópoles do mundo. É o centro político e cultural do país e tem alguns dos Patrimônios Mundiais classificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como a Cidade Proibida e o Templo do Céu. O centro comercial da cidade, assim como o de Xangai, é uma intensa mistura de produtos orientais com as marcas ocidentais, trazendo mercadorias como roupas, calçados, enxovais, bijuterias, eletrônicos e artigos de decoração. Abriga desde lojas mais modernas e sofisticadas (onde o ato de pechinchar não funciona tão bem) a pequenos stands de ambulantes espalhados por todos os cantos do ambiente, onde a pechincha está presente em boa parte dos negócios feitos. A Xidan Comercial Street é uma tradicional avenida comercial e se destaca pela modernização das ruas e dos meios de transporte que ali circulam, proporcionando mais conforto para seus visitantes. É o local onde a classe média alta chinesa costuma frequentar para fazer compras, no geral. Em outra região de Pequim, está o Mercado das Pérolas (Hong Qiao Pearl Market), que é uma ótima opção para os fanáticos pela beleza das pérolas, pois ali é possível encontrar uma enorme pluralidade de cores e tamanhos desse produto.

 

compras
Parte da Xidan Commercial Street, localizada no distrito de Xicheng, em Pequim

 

Curiosidade: Uma boa parte dos vendedores ambulantes em stands de Pequim não aceita compras pagas em cartões de crédito ou débito, então é interessante que o comprador tenha em mãos algum dinheiro vivo para facilitar suas compras.

 

compras
Interior de uma das lojas do Hong Qiao Pearl Market

 

E então, para qual desses destinos comerciais chineses será sua próxima viagem?

 

Por Juliana Fraquetto, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Wikipédia; Blog China Chic; Blog Mochileiros; Estadão

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário