Fornecedores chineses de qualidade – Por que é tão difícil encontrar boas fábricas?

Ao pensar em comércio com a China, todo mundo automaticamente pensa em produtos baratos. De fato, diversas condições no país possibilitam produtos com preços abaixo do mercado. No entanto, é muito comum também associar os produtos chineses à falta de qualidade ou os fornecedores do país à falta de confiabilidade. Mais uma vez, de fato, há muitos casos de empresários que acabam sendo enganados quando compram produtos na China. No entanto, é necessário saber que há sim muitos fornecedores chineses de qualidade, confiáveis e com produtos de qualidade na China. A questão é: como encontrá-los?

fornecedores chineses de qualidade

 

Como encontrar fornecedores chineses de qualidade?

Primeiramente, é necessário entender que a falta de regulamentação na China faz com que o país seja um ambiente propício a produção de produtos de baixa qualidade. Aliada à falta de regulamentação, o grande número de fábricas existentes e a falta de dados do governo a respeito de todas, faz com que seja fácil criar uma empresa na internet que, na realidade, não existe.

Mantenha um contato adequado com seu fornecedor chinês

Por essas questões, uma pessoa que não possui o contato adequado com as fábricas no país e tenta fazer comércio apenas via internet, muitas vezes pode acabar tendo dores de cabeça, tais como: Receber produto diferente do pedido e não ter como ter o dinheiro de volta, não receber os produtos, lidar com empresas que na verdade não existem, entre outras questões recorrentes quando se trata de lidar com comércio com a China.
A dúvida que fica é: é possível encontrar bons fornecedores na China e ter certeza que receberá os produtos pedidos e dentro das especificações colocadas? Sim. Existem muitas empresas idôneas e de qualidade na China. No entanto, para conseguir encontrá-las é preciso estar disposto e ter condições para viajar até a China e procurá-las pessoalmente ou contratar uma empresa que realize esse contato.

 

E vale a pena fazer uma visita presencial na fábrica na China?

Para ir pessoalmente, além de organizar a viagem é preciso contratar um serviço de interprete para auxiliar na negociação. Muitos empresários acham que o inglês é suficiente para realizar negociações na China, no entanto, sem um interprete que tenha experiência na área, é muito fácil que alguma especificação seja omitida ou algum detalhe do acordo não seja cumprido.
No entanto, contratar uma empresa com experiência pode ser uma maneira mais barata e segura de conseguir realizar um bom negócio. Isso porque uma empresa já possui os contatos e meios necessários na China para verificar se determinada empresa existe ou não. Um empresa localizada na China pode fazer o acompanhamento de toda a produção do pedido, realizando inspeções desde a fábrica até dos produtos antes do embarque, o que torna possível verificar se o produto final está dentro das especificações. Além disso, a probabilidade de um fornecedor chinês tentar enganar uma empresa chinesa é muito menor, infelizmente é preciso ser dito que é uma questão cultural: muitos chineses tentam obter vantagens sobre estrangeiros, exatamente por saber que uma vez que em outro país, este terá muita dificuldade de cobrar algo após o envio da mercadoria, caso esta esteja errada.

 

Auditoria de fábrica na China

Um exemplo vivenciado pela China Link Trading, que realiza os serviços de auditoria de fábricas e inspeções pré-embarque, foi a visita a um fornecedor que um cliente havia obtido na internet. Ao chegar no local indicado pelo site, o endereço era na verdade um apartamento onde moravam dois senhores de idade.

Em resumo, é possível dizer que as chances de comércio com a China são realmente muito vantajosas para os empresários, no entanto, é preciso ter cautela ao lidar com negociações com a China. O melhor a se fazer é evitar sites que disponibilizam fornecedores via internet e procurar sempre os meios mais diretos de negociação.

Abaixo, dois exemplos de auditorias realizadas pela China Link, a primeira empresa foi aprovada na auditoria e a segunda não.

 

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

Por Jéssica Scarance – Direto de Marília, Brasil

Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

 

 


Veja Também


Deixe seu comentário