Porcelana chinesa e sua capital, Jindezhen

Localizada na província de Jiangxi, no sudeste da China, a cidade está na lista de principais cidades turísticas e históricas do país. Jingdezhen (景德镇jǐng dé zhèn) tem uma população de aproximadamente 1,6 milhão e é o destino mais procurado na província, já que é conhecida historicamente pela produção da famosa porcelana chinesa.

porcelana chinesa

Sua economia está baseada principalmente no turismo, já que atrai muitos compradores e curiosos interessados em ver de perto e comprar da fonte um dos artigos chineses mais famosos no mundo que é a porcelana. A cidade conta com uma vasta rede de hotéis de qualidade.

porcelana chinesa

Por estar situada em uma região montanhosa, a cidade está próxima de outras atrações turísticas como a vila antiga de Yaoli (acima), a montanha Lushan, e as vilas Wuyuan e Fulian (abaixo).

porcelana chinesa

 

PORCELANA CHINESA EM JINGDEZHEN

Os registros históricos mostram que, desde a Dinastia Han (206 a.C até 220 d.C.), Jingdezhen vem produzindo porcelana, totalizando mais de 2 milênios de história. Tudo começou com a técnica de cozinhar as cerâmicas à uma temperatura certa, durante determinado período de tempo. Isto resultou em um material leve, porém forte, que pôde ser trabalhado por artesãos para se tornarem peças artísticas e de decoração desde então.

porcelana chinesa

As peças de porcelana chinesa ficaram famosas no Ocidente, pois nenhuma outra se compara quanto ao brilho, cor e densidade forte, mas delicada. Mesmo os artesãos da Europa e Oriente Médio antigos não conseguiam um resultado tão bom nas suas peças.

porcelana chinesa

Hoje em dia a porcelana chinesa ainda possui alto valor artístico, histórico e de mercado, devido sua ampla tradição. Há diversas variedades de peças, mas a mais famosa de todas é a porcelana Branca e Azul.

porcelana chinesa

Em Jingdezhen é possível visitar oficinas tradicionais e até mesmo confeccionar sua própria peça de porcelana com auxílio de artesãos!

A cidade também conta com diversos mercados de porcelana chinesa e com o Museu de Cerâmica de Jingdezhen. O museu possui cerca de 19000 artigos de cerâmica, das dinastias chinesas mais antigas, até peças de artistas atuais.

 

COMO CHEGAR E ONDE IR

É possível chegar em Jingdezhen pelo aeroporto Luojia, há 6km do centro da cidade, que recebe vôos diários diretos de Beijing, Shanghai, Shenzhen, Guangzhou, etc. Ou também de trem e ônibus, das mais diversas cidades da região (cerca de 10h de trem lento de Shanghai até Jingdezhen).

porcelana chinesa

Comprar em Jingdezhen pode ser uma experiência única por possuir mercados com arquitetura antiga e as mais diversas peças de porcelana chinesa, desde grandes vasos à pequenos pingentes de porcelana, igualmente bem-trabalhados e muito mais baratos que em outras partes da China.

porcelana chinesa

Para as compras, são recomendadas a Rua da Porcelana (South Lianshe Road 莲社南路), e o Sanlv Temple Ancient Street (North Zhongshan Road 中山北路附近). Também há a Vila Sanbao, o Jardim da Porcelana da China, e o Jingdezhen Ceramic Historical Exhibition Area.

Por Ingrid Torquato, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: China Highlights, Travel China Guide

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário