June 06 2017

A poluição do ar na China é um problema global?

Posted by Camila Sakamoto

A poluição do ar na China é uma questão recente, mas mais complicada do que imaginamos. O que são os nevoeiros das famosas fotos? O que os causa? E quais são as consequências para a população? Confira a seguir!

poluição do ar na China

Com a saída dos EUA do acordo climático de Paris, a China se uniu à União Europeia para liderar o debate de assuntos climáticos. Isso é importante para o país, pois as mudanças climáticas causam uma piora na situação da poluição na China, e, por consequência, na qualidade de vida dos chineses.

 

A poluição do ar na China

A poluição no gigante asiático passou a ser um problema a partir da década de 80, desde quando os níveis de poluição do ar na China causam um aumento nos dias propícios a nevoeiros de partículas, completando até 50 dias em um só ano. Isso pode piorar ainda mais com o aquecimento global. Alguns pesquisadores da Universidade de Nanjing dizem que a poluição do ar na China é uma das primeiras preocupações das pessoas comuns nas principais capitais do país.

 

poluição do ar na China

A poluição do ar na China chega a ser tão intensa que os chineses usam máscaras para proteger as vias respiratórias.

 

As partículas mais perigosas são as microscópicas (com menos de 2,5 micrômetros de diâmetro), suficientemente pequenas para penetrar nas células humanas. As suas principais origens são a queima de carvão, emissões de veículos e a poeira. A poluição do ar na China pode causar à população graves problemas respiratórios e ainda afetar os sistemas cardíacos e imunológicos.

 

Alerta Vermelho

Em dezembro de 2016, a situação crítica da poluição do ar na China fez com que o governo se visse obrigado a agir. Um grande nevoeiro de partículas tóxicas cobriu o norte chinês por mais de 72 horas (confira o vídeo). Algumas restrições e medidas foram tomadas para não perder o controle da exposição dos cidadãos aos gases tóxicos. Uma delas foi o rodízio de carros, algumas pausas nas construções civis e nas indústrias. Sim, o clima pode também afetar a economia chinesa! O caso ficou conhecido como um segundo “alerta vermelho”. O primeiro, em 2015, teve os mesmos efeitos.

Atualmente, os alertas por poluição do ar na China podem ficar cada vez mais comuns no norte da China, região a qual mais abriga as indústrias no país. No inverno, quando a queima de carvão é maior pela demanda de eletricidade, é quando as taxas de gases poluentes na atmosfera chinesa são consideravelmente maiores.

poluição do ar na China

O problema da poluição atmosférica não se restringe à China – o mundo todo está sujeito às consequências. Na Índia, quase 1 milhão de pessoas tiveram mortes atribuídas a partículas tóxicas de poluição em 2013. É necessário uma ação mundial e urgente para diminuir os problemas de poluição do ar na China e o aquecimento global.

Por Ana Luiza Garcia Lachner, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: G1 e BBC.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +