A pintura de cachorros como pandas e tigres é a nova tendência da China

Nos países ocidentais, como o Brasil, o cachorro é um animal bastante comum, conhecido como o melhor amigo do homem, especialmente por seu comportamento amoroso e fiel. Na China, principalmente alguns anos atrás, muitos animais além de bois, porcos e galinhas eram utilizados na culinária oriental, sendo um destes animais o cachorro. No entanto, a utilização de cachorros na culinária chinesa tem diminuído e uma nova tendência tem aparecido no país asiático.

 

A utilização de cachorros na culinária chinesa. Fonte: Terra

Alguns moradores que residem em  uma província no interior da China estão lançando uma moda curiosa, pois estão pintando os pêlos dos cachorros a fim de imitar animais selvagens como tigres e pandas.

A explicação para a pintura de cachorros em pandas e/ou tigres é a seguinte: como os ursos-panda ou tigres não podem ser comercializados pois são animais silvestres e necessitam de uma criação livre no habitat natural, os pets shoppings da China inventaram as pinturas de cachorros em pandas e/ou tigres.

 Você que é fã de cachorros e tem interesse pelos costumes e curiosidades da China, leia este artigo e fique por dentro desta nova tendência

 

A pintura dos cachorros-pandas e/ou tigres na China

A nova tendência que pode ser visualizada nas ruas de algumas vilas localizadas na China é a pintura de cachorros em pandas e/ou tigres. Um exemplo deste novo tipo de arte pode ser visto em uma raça de cão domesticado, oGolden Retriver, que tem sido pintado como se fosse um tigre, com listras pretas e cor laranja.

 

A pintura de cachorros em pandas e/ou tigres na raça Golden Retriver/ Fonte: Reddit

Outro bom exemplo desta pintura “canina” pode ser encontrado na raça originária da Mongolia, conhecida como Chow Chow, que tem sido pintada como um típico urso panda. Estas pinturas de cachorros em pandas e/ou tigres têm feito tanto sucesso na China e, muitos donos de pet-shops têm tido dificuldade para atender a demanda de procura por eles.

 

A pintura de cachorros em pandas e/ou tigres em Chow Chows. Fonte: Green Me

De acordo com Hsin Ch’en, dono de uma loja de animais de estimação na cidade de Chengdu, sudoeste da China, as raças de cachorros Bulldogs e Labradores franceses eram as favoritas dos chineses até o advento da pintura de cachorros em pandas e/ou tigres. Os cães-panda e/ou tigre são os mais desejados entre os chineses de classe média.

Os donos de pet-shops da China afirmaram que a transformação dos animais dura cerca de duas horas e a tinta utilizada para coloração dos pelos  não faz mal para os cachorros. Contudo, alguns moradores da China tem apresentado relatos divergentes, alegando que a transformação dos cachorros em pandas e/ou tigres pode acarretar prejuízos para a saúde e bem-estar dos animais.

 

A pintura dos cachorros em pandas ou tigres pode prejudicar os animais?

Alguns moradores de Yongchuan, localizada em Chongqing, na China, têm alegado que os cães pintados e comercializados como pandas e/ou tigres podem estar correndo risco de vida. Este risco parece estar sendo ocasionado devido à intoxicação pelas tintas.

A pintura de cachorros em pandas e/ou tigres pode ameaçar a vida destes animais. / Fonte: Pinterest

Além disso, alguns chineses têm tentado vender os cães pintados de pandas e tigres, fornecendo informações não verdadeiras aos compradores e afirmando que os filhotes de cachorros eram “raças raras” e que o preço avaliado era de 260 yuan, valor equivalente a cerca de R$ 150 reais.

Ao questionar alguns veterinários, os chineses receberam esclarecimentos como: Os cães, assim como qualquer animal, podem lamber a pele e ingerir as toxinas das tintas. Consequentemente, a referida ingestão pode ocasionar doenças crônicas, resultando em mortes rápidas, com estimativas de apenas uma semana.

 

Medidas tomadas para extinguir os riscos da pintura de cachorros em pandas e tigres e a venda inadequada

A população da China tem sido instruída a não comprar os cachorros-pandas ou os cachorros-tigres deste tipo de vendedores cujo único objetivo é enganar os chineses e, que possivelmente, podem maltratar os animais.

Conforme exposto pela diretora da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, traduzido para o português), os cachorros são animais esperto e não simples brinquedos e, também contestou que, não existe uma forma segura de pintar um cachorro ou qualquer outro animal, principalmente devido ao risco tóxico. Os policiais da China têm investigado a comercialização destes animais e a prática de pintura de cachorros em pandas e/ou tigres, mas a captura dos vendedores tem sido árdua.

Hoje temos novo vídeo no canal sobre um produto muito interessante e diferente: fechadura digital. Será que vale a pena importar?

Para mais vídeos como esse, se inscreva no nosso canal!

 

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Virgula, Olhar Animal, Revista Globo Rural, Extra.Globo, Green me, Reddit, Terra, Pinterest

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário