Pandas Gigantes: onde encontrá-los na China

“Fofo” é pouco! Com o pêlo preto e branco e os olhinhos manchados que todos conhecemos, os pandas gigantes são provavelmente o animal mais querido no mundo. Turistas de todos os continentes se deslocam até a China para vê-los de perto e, quem sabe, conseguir uma “selfie” ou segurar um filhote no colo. Sim, você pode abraçar um bebê panda! Ou, se preferir, passar alguns dias cuidando deles nos seus abrigos. Se você é um desses que sonha em conhecê-los, trouxemos para você uma lista dos melhores lugares para encontrá-los, além de outras informações que serão úteis nessa aventura.

 

Chengdu Panda Base, o mais famoso abrigo de pandas gigantes

A Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding, ou simplesmente Chengdu Panda Base, é uma reserva florestal nos arredores de Chengdu, na província de Sichuan, no meio-oeste da China. Criada em 1987, a reserva oferece aos animais um ambiente semelhante ao seu habitat natural e propício para sua criação e reprodução, até que consigam se adaptar à vida selvagem novamente e possam ser devolvidos à natureza.

A reserva abriga atualmente cerca de 50 pandas e sua criação fez parte das iniciativas de ambientalistas chineses para salvar a espécie da extinção. Existiam somente cerca de 1200 ursos pandas no mundo na década de 1980, o que os fez entrar para a categoria de “espécie ameaçada” na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza. Graças a esforços como esse, hoje existem, aproximadamente, 2.060 pandas, dos quais 1.864 são adultos, e a espécie passou para a categoria de “espécie vulnerável”.

 

pandas gigantes
Filhotes nascidos no Chengdu Panda Base em “berçário” do centro.

 

Nesta reserva, você poderá caminhar entre as alamedas que interligam as áreas individuais de cada urso, observar os filhotes brincando em um playground e até mesmo segurar um deles por alguns minutos! Ela fica a 40 minutos do centro de Chengdu e você pode ir e voltar de táxi – provavelmente decorado com o desenho de um urso panda.

 

Beijing Zoo

 

pandas gigantes
Pandas gigantes descansam na “Panda House”, sua área no Zoológico de Beijing.

 

O Zoológico de Beijing é o mais local mais acessível para conhecer os pandas. É o maior zoológico da China e um dos melhores do mundo. Ele abriga um número menor de ursos e você só poderá observá-los, mas é uma boa alternativa caso você não possa ir até Chengdu. Por sua grande popularidade, o local tende a estar sempre lotado, por isso recomenda-se ir com um guia turístico pois eles sabem evitar as multidões.

 

Dujiangyan Panda Base

 

pandas gigantes
Voluntária brinca com pandas no Dujiangyan Panda Base.

 

O Dujiangyan Panda Base é um novo centro de conservação e pesquisa para pandas gigantes, inaugurado em 2014. Localizado na cidade de Dujiangyan, a 1 hora e meia de carro de Chengdu, o centro abriga cerca de 20 pandas e destaca-se por oferecer um bom programa de voluntariado. Nesse centro, além de poder observar e tirar fotos com os pandas, os visitantes podem realizar um trabalho voluntário cuidando dos ursinhos, em tarefas como limpar a sua área e servir suas refeições diárias de bambu. Dujiangyan é menos movimentado do que o Bifengxia Panda Center (que também conta com esse tipo de programa), por isso os voluntários tem mais tempo e chances de ficar próximos dos pandas.

 

Bifengxia Panda Center

 

pandas gigantes
Voluntária tira fotos com um panda no Bifengxia Panda Center.

 

Localizado na cidade de Ya’an, na província de Sichuan, a 3 horas de carro da capital Chengdu, o centro de conservação e pesquisa Bifengxia Base of China é famoso por ser o maior abrigo de pandas da China e por seu programa de voluntariado. O programa está temporariamente suspenso devido a uma construção no local, mas, enquanto isso, os interessados podem participar do programa no centro de Dujiangyan.

Se você se interessou pelas visitas ou pelos programas de voluntariado, não deixe de visitar os websites dos centros para saber mais! E não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou da ideia de conhecer os animais mais fofos do mundo!

 

Por Laís Barbosa, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: BBC, China Highlights, Estadão, O Globo, Travel China Guide

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário