O que é uma trading?

Muitos dos nossos artigos falam sobre importação da China ou como fazer negócios com os chineses. Procuramos sempre trazer aos nossos leitores as vantagens de participar do comércio internacional como uma forma de crescimento dos seus negócios aqui no Brasil. Quando as pessoas começam a importar da China, procuram uma trading para ajudá-las. Mas você sabe o que é uma trading? Leia este artigo para saber mais!

 

trading
Entenda o que é e como funciona uma trading!

 

Qual a definição de uma trading?

O termo “trading” vem do inglês “trade”, que significa “negociar, comercializar”. Uma trading company é uma empresa especializada em fazer negócios e em servir de intermediária entre um comprador e um vendedor. Mas por que ela intermedia os negócios?

Como já mencionado na introdução, a maioria das empresas que procuram o serviço de uma trading são pequenas e médias empresas, que normalmente estão iniciando o seu processo de importação. Nos dois casos, falta a elas um know-how de como negociar com fornecedores, especialmente com os chineses, por diferentes razões. Dentre elas, destaco: desconhecimento da língua, diferenças culturais, questões legais e burocráticas. Todos esses fatores geram medo e insegurança no empresário brasileiro e, para auxílio, buscam consultorias especializadas em importação da China.

 

trading
As trading são especializadas em importação!

 

As dificuldades dos empresários para negociar com os chineses

Há várias dificuldades que os empresários brasileiros que sonham em importar produtos de qualidade da China têm de enfrentar. Neste artigo, elas estão divididas em dificuldades externas e domésticas.

Dentre as dificuldades externas para se importar da China está a barreira do idioma. O mandarim não é uma língua fácil de se aprender. Há mais de 2 mil caracteres a serem assimilados para que uma pessoa consiga ler sem nenhuma dificuldade um jornal; ademais, o mandarim é uma língua tonal, em que dependendo da entonação da palavra, o significado muda completamente. Alguém pode perguntar: mas eles não sabem falar inglês? Muitos chineses têm, cada vez mais, aprendido a língua inglesa. Contudo, grande parte deles ainda fala um inglês bem rústico, que não ajuda muito na negociação. Portanto, contratar uma trading que ofereça o serviço de tradução é uma ótima solução.

Confira mais informações sobre tradings neste vídeo!

Uma outra dificuldade externa são as diferenças culturais entre a China e o Brasil. Não é fácil entender a mentalidade de um chinês, assim como também não é simples para eles entenderem a nossa. O modo como os chineses negociam é complexo: primeiro, precisa entender o conceito do guanxi ( 关系), isto é fundamental estabelecer um relacionamento de confiança entre as partes. Depois, é necessário entender que os chineses amam barganhar. São várias sutilezas que devem ser levadas em conta, as quais dependendo de como são tratadas, podem azedar ou adoçar o contrato. As tradings têm equipes que estudaram a cultura chinesa e sabem como negociar com os fornecedores chineses, de modo que os empresários brasileiros podem ficar mais despreocupados quanto a isso.

Agora, algumas dificuldades domésticas, isto é, do Brasil. A que mais é levada em conta é a burocracia. Há muitos trâmites legais, que podem variar conforme o produto, e quem não sabe navegar pelos mares das leis brasileiras pode ver a sua importação demorar demais ou até mesmo ser impedida por algum erro legal. Quem ainda está começando a importar precisa obter uma instrução para que faça uma importação no melhor tempo possível para o seu negócio.

Uma outra dificuldade doméstica que pode surgir é o desconhecimento do mercado. Quem quer importar da China precisa conhecer bem o seu produto (e se terá uma boa aceitação dentro do mercado brasileiro) para não jogar dinheiro pela janela.

 

Quais os serviços prestados por uma trading?

O portfólio de serviços pode variar de empresa para empresa, e aqui focaremos naqueles prestados pela China Link Trading. A trading ajuda os pequenos e médios empresários que gostariam de importar em quantidades menores. Muitas fábricas chinesas possuem uma quantidade mínima de mercadoria a ser comprada, que pode ser elevada para quem está começando a importar. Como a trading atende vários clientes do mesmo segmento, pode comprar em grandes quantidades e revender para os seus clientes no Brasil o montante que eles desejam.

A China Link Trading possui o serviço de sourcing de fornecedores, isto é, assistimos os importadores a encontrarem fábricas e fornecedores na China de qualidade e confiáveis, inclusive fazemos visitas técnicas às fabricas para garantir a segurança do negócio.

Um outro serviço é a ajuda na habilitação do RADAR, sem o qual não é possível fazer uma importação legal no Brasil. Para isso, é preciso ter um CNPJ ativo.

 

Comitiva de empresários participantes da Canton Fair com a equipe da China Link Trading!

 

Além dessa parte de busca de fornecedores chineses, um outro serviço importante prestado pela China Link é o acompanhamento em missões comerciais, em que comitivas de empresários brasileiros participam de feiras de negócios na China, como a Canton Fair, considerada a maior feira de negócios do mundo, cuja próxima edição é em outubro.

E, aí? Vamos importar?

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP – Brasil.

Fonte: China Link Trading.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário