Conheça o Bilionário Mercado de Beleza na China

O mercado de beleza na China está crescendo cada vez mais. O aumento do poder aquisitivo por parte da crescente classe média chinesa criou uma enorme demanda por produtos cosméticos e aqueles voltados para uma vida mais saudável. A procura por produtos dermatológicos e de maquiagem movimentaram, respectivamente, cerca de 160,8 bilhões e 25,1 bilhões de yuanes!  

 

O mercado de beleza na China e sua expansão

De acordo com algumas pesquisas de mercado, cosméticos relacionados ao cuidado com a pele representam a fatia desse mercado estético que mais rapidamente tem crescido. As maquiagens também encontram um grande espaço para crescer, especialmente nas zonas rurais e em cidades do interior. O mercado de beleza na China possui outros segmentos estéticos que estão se tornando populares como aqueles voltados à prevenção do envelhecimento da pele, produtos cosméticos voltados àqueles que praticam esportes, e produtos que satisfaçam ao mesmo tempo as necessidades em cuidados com a beleza e com a saúde, dando preferência aos produtos mais naturais.

 

Mercado de beleza na China

 

O consumo de cosméticos é maior entre as mulheres mais jovens, entre seus 20 e 30 anos. Os homens, todavia, também estão ingressando cada vez mais no mercado da beleza. Isso se reflete no aumento do consumo por parte do público masculino de artigos voltados ao cuidado com a pele. Além disso, nota-se que o mercado da beleza na China está se tornando cada vez mais sofisticado, com a procura por produtos mais caros e de marca crescendo.

Com o aumento da renda, uma parcela crescente de chineses tem buscado comprar, durante suas viagens ao exterior, produtos de beleza ou através do e-commerce, em países vizinhos, devido aos preços menores.

Os cuidados com a saúde também estão em alta no país. De acordo com algumas pesquisas, o mercado de comidas saudáveis movimentou mais de um trilhão de yuanes. As projeções indicam que o consumo desses produtos tende a crescer devido ao aumento da consciência saudável nas pessoas. O público que mais consome estes produtos são a classe média e, especialmente, os mais idosos. Esses tem uma preocupação cada vez maior com cuidados de saúde e estão mais dispostos a investir em produtos mais saudáveis, mesmo que mais caros. A China possui uma vasta cultura medicinal tradicional que induz as pessoas a consumirem determinados produtos por serem considerados saudáveis, tais como ervas, chás e outros alimentos. Essa prática é forte em todo o país, sobretudo nas províncias do interior.

O governo chinês tem passado a investir mais na promoção de um estilo de vida mais saudável em sua população devido ao contínuo envelhecimento de seus cidadãos. De acordo com algumas estatísticas, o número de empresas que produziam comida saudável em 2014 era de 2587. A maioria dessas empresas tem um baixo capital de investimento, segundo as mesmas pesquisas. Cerca de metade da produção nacional de comida saudável está concentrado em seis cidades chinesas: Beijing, Guangdong, Shandong, Shanghai, Jiangsu e Zhejiang.

 

Feiras relacionadas ao Mercado de Beleza na China

No meio de um mercado em plena expansão, não poderia faltar um espaço para as feiras de negócios que anunciam as novas tendências dentro do segmento. A China possui algumas feiras importantes nesse nicho de mercado. Uma delas é a “China Beauty Expo”, que, em 2017, se encontra em sua 22ª edição, a ser realizada na cidade de Shanghai. É voltada para importadores, distribuidores e vendedores de produtos cosméticos. Hoje, essa feira destaca-se como uma das principais dentro do mercado internacional voltado a esse segmento.

 

Mercado de beleza na China

 

Uma outra feira importante no setor é a “China International Beauty Expo”. Esse ano, ela ocorre entre os dias 20-22 de fevereiro, em Beijing. O evento tem como principais eixos temáticos assuntos relacionados ao controle de peso e beleza, incentivando cada vez mais um estilo de vida saudável.
Mercado de beleza na China

 

Em relação a produtos voltados para um estilo de vida mais saudável temos a “International Health, Wellness and Fitness Expo”, em Shanghai. Essa feira tem como principais objetivos divulgar as novas tendências dentro do mercado fitness.

 

Mercado de beleza na China

 

E você, impressionado com o bilionário mercado de beleza na China?

Por Victor Fumoto, diretamente de Marília, SP, Brasil

FontesChina Exhibition, China Trade Research.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário