Novembro 09 2018

O Ano Novo Chinês 

Posted by Victor Fumoto

Você sabia que o ano novo chinês dura cerca de 15 dias? E que em cada ano ele acontece em uma data diferente? O calendário lunar (diferente do calendário ocidental) traz muitas surpresas e impressiona a todos. Continue lendo para saber mais.

Quer saber mais? Continue lendo abaixo!

 

O Ano Novo Chinês

Seguido por inúmeros rituais e tradições, é de se esperar que nos meses de janeiro e fevereiro as famílias chinesas estejam celebrando o novo Ano Novo Lunar Chinês, baseado no calendário lunar. A preparação para comemorar os eventos relacionados ao Ano Novo são vários. As famílias limpam as casas, cortam o cabelo, preparam suas roupas festivas, presenteiam os deuses que protegem a casa e fecham os comércios para devotarem 100% de sua atenção ao tão tradicional Ano Novo.

O calendário chinês traz uma metodologia diferente dos calendários utilizados no ocidente. É o registro mais antigo de se contabilizar dias e meses e é baseado nos movimentos da lua e do sol. Uma das suas características exclusivas é a contagem do início de cada ano, que começa na noite em que a lua nova está o mais próximo do dia em que o sol passará pelo décimo quinto grau de Aquário (constelações ocidentais para referência). No calendário lunar chinês, há doze lunações, trazendo um total de 354 dias, mais um “décimo terceiro mês” para completar 365 dias no ano.

 

 

A celebração que dura 15 dias

1º Dia do Ano Novo Lunar: é o “acolhimento dos deuses dos céus e da terra.” Sendo assim, as pessoas não fazem o consumo de carne neste dia, pois, acreditam que essa ação garantirá uma vida longa e feliz.

2º Dia: momento de rezar para seus antepassados e todos os deuses.

3º e 4º Dia: momento dos filhos prestarem homenagens a seus pais.

5º Dia: é conhecido como Po Woo. É um dia mais “caseiro”, no qual as pessoas permanecem dentro de suas casas para receberem e acolherem o deus da riqueza. Neste dia, ninguém visita a casa de familiares nem amigos, para não trazer má sorte.

6º ao 10º Dia: é o momento dos chineses visitarem os amigos e parentes livremente. Alguns também vão aos templos para rezar por saúde e sorte, desejando prosperidade. Dentre esses dias, há outras tradições acontecendo mutuamente.

7º Dia: é o dia dos agricultores exporem seus produtos. Os produtos são bebidas preparadas a partir de sete tipos de vegetais em homenagem ao sétimo dia. Além da bebida, o consumo do macarrão significa promover a longevidade. O peixe cru é para o sucesso.

8º Dia: o povo Fujian se preocupa com o reagrupamento familiar e à meia-noite oram para Tian Gong, o deus do céu.

9º Dia: destinado para oferendas ao Imperador de Jade.

10º ao 12º: amigos são convidados para jantares fartos (e após o dia 13, come-se apenas mingau e arroz simples para limpar o sistema digestivo). O dia 14 é para os preparativos do Festival da Lanterna, que será realizado na noite do 15º dia.

E, finalmente, o 15º Dia do Ano Novo Chinês, é o dia do Festival da Lanterna, que é comemorado à noite. As lanternas são o ponto principal deste festival, onde crianças carregam lanternas em desfiles.

 

Superstições:

A cor vermelha é predominante durante as comemorações do Ano Novo, pois, simboliza a transformação, o movimento e a vida. A cor yang está presente nas roupas das mulheres para atrair sorte e amor ao longo do ano. Amarelo, roxo e dourado também atraem riqueza e prosperidade, então, as vestimentas são compostas de detalhes coloridos.

Durante a noite de Ano Novos, as portas e janelas ficam abertas a meia noite com a crença de deixar o ano velho sair e o ano novo entrar.

As dívidas devem estar pagas até a data de ano novo, para afastar o mau FengShui das finanças.

 

 

O que esperar para 2019?

Ainda é um pouco cedo para falar do Ano Novo Chinês de 2019, mas já é sabido que 2019 é o ano do Porco e do elemento Terra. Começando no dia 5 de fevereiro, um novo ano com a personalidade do Porco de Terra estará presente para os chineses. O Porco de Terra influenciará os outros 12 signos chineses em 2019 no que se refere a tornar seus projetos em realidade, devido sua visão estratégica e habilidade de negócios. Muito ligado em sua família, Porco não mede esforços para proteger sua família, o que mostra atitude de responsabilidade e energia.

 

 

Fontes: China Vistos, Calendarios Info, Maria Helena, Karma Weather

Por Carolina Ranzoni, diretamente da Nova Zelândia

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +