June 15 2017

Muralha da China : Conheça uma das Sete Maravilhas do Mundo

Posted by Camila Sakamoto

A Muralha da China, comumente chamada de “Grande Muralha”, é uma impressionante construção arquitetônica erguida ao longo do período imperial chinês. A mando do primeiro imperador da China, Qin Shihuang, a obra começou a ser construída no ano de 220 a.C., sendo concluída somente no século XVI, durante a Dinastia Ming.

 

muralha da china

 

A Construção da Muralha da China

A princípio, a Muralha da China foi erguida com propósitos militares e comerciais. O imperador Qin Shihuang desejava , por meio dela, impedir a invasão de tribos nômades advindas da Mongólia e da Manchúria. As características defensivas da construção incluíam torres de vigia, quartéis de tropas, estações de guarnições e corredor para o transporte de armamentos. Além disso, a obra servia também como controle de fronteira, permitindo a imposição de direitos sobre mercadorias transportadas ao longo da Rota da Seda, bem como a regulação do comércio e do controle da emigração e da imigração. Atualmente, a Grande Muralha perdeu essas finalidades, entretanto, se consagrou como um dos principais símbolos da China, bem como um dos mais famosos pontos turísticos do país.

Exemplo de aplicação dos conhecimentos de engenharia, a Muralha da China é, na verdade, constituída não apenas por uma estrutura, mas por várias muralhas. Ela possui cerca de 8.851,8 quilômetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura.

O material utilizado para a construção da obra variou de acordo com a região. Foram utilizados tijolos, granito, terra compactada, madeira e calcário. Muitas das pedras usadas pesam mais de uma tonelada e medem aproximadamente 2 metros! As escadas foram evitadas, e, em seu lugar, foram construídas rampas para permitir um deslocamento mais fácil de pessoas e, principalmente, de armamentos.

De acordo com historiadores, para a construção da Muralha da China, foi preciso o uso da mão de obra de milhões de pessoas. Foram utilizados milhares de escravos, que, segundo os jesuítas que visitavam o local, trabalhavam até a exaustão. Não se sabe ao certo quantos trabalhadores morreram durante a construção, mas o número estimado é tão grande que o monumento acabou recebendo, dos próprios chineses, o apelido de “maior cemitério do mundo”.

 

muralha da china

 

A obra, que cruza rios e montanhas e que se distribui em cerca de 15 províncias e regiões chinesas, é vista como um dos mais impressionantes monumentos já construídos pela humanidade, sendo, hoje, considerada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Todo ano, mais de 10 milhões de turistas visitam as áreas mais bem conservadas da Muralha, principalmente as atrações que se localizam perto da capital Pequim.

Lys Brittes, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: China na Minha Vida

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +