Etiqueta chinesa: como se portar?

Preparando-se para uma viagem à China? Saiba quais são alguns modos e regras de etiqueta chinesa que deve seguir em uma visita ao país não só para evitar vexames, mas também para sentir a verdadeira imersão na cultura do gigante asiático.

Visitando uma família chinesa:

1. Chegue na hora combinada, se for atrasar avise
2. Tire os calçados ao entrar em qualquer casa
3. Leve um presente para quem você está visitando (frutas frescas, doce para as crianças da casa, algo típico de algum lugar onde você visitou)
4. Segundo a etiqueta chinesa, receba objetos (presentes, bebidas, guardanapos) com as duas mãos
5. Faça um elogio ao dono da casa

 

Eitqueta chinesa para as refeições:

1. Deixe os mais velhos se sentarem primeiro
2. Coma o quanto quiser. Quanto mais comer, mais indica que está gostando da comida
3. Experimente tudo que lhe for oferecido
4. Não pegue o último pedaço/fatia de comida da mesa
5. Você pode encostar o canto da sua vasilha na boca durante uma refeição
6. Sempre deixe um restinho de comida no seu prato/vasilha, para não dar a impressão que o dono da casa não te deixou satisfeito

 

Presentes chineses:

1. Presenteie com as duas mãos
2. Receba qualquer presente com as duas mãos
3. Recuse um presente pelo menos duas vezes antes de receber para seguir a etiqueta chinesa (todos fazem isso, então quando você estiver presenteando terá que insistir)

Elogios:

1. Os chineses gostam de elogiar. Eles vão dizer: “Uau! Seu chinês é muito bom!” mesmo você só tendo dito “olá”. Eles vão te dizer que o seu país é o mais bonito do mundo, embora nunca tenham visitado ou que você é muito bonito ou bonita. Também poderão dizer que você parece muito jovem; que você tem um nariz perfeito ; que a sua pele é muito clara ; que você sabe usar os pauzinhos muito bem, mesmo você não sabendo usá-los corretamente. Eu nunca entendi o porquê disso, não sei se é por educação ou humildade ou qualquer outra coisa.

Vestuário:

1. É comum ver homens andando sem camisa em vários países do ocidente, mas na China você nunca presenciará esta cena porque os chineses não andam sem camisa, mas quando está muito quente eles levantam a camisa na parte da barriga e continuam numa boa.
2. Na praia, as chinesas raramente usam biquínis.  A sensação de ser a única de biquíni não é muito boa.

Gorjeta:

1. Os chineses não dão gorjeta em restaurantes ou bares, não é uma prática de etiqueta chinesa.  Mesmo quando dão, muitos garçons correm atrás do cliente para devolver.

 

Fonte: Uma Vida Na China

foto minha 3 x 4 nova

Por Romero Castro – Direto de Pelotas – RS, Brasil.

www.chinalinktrading.com

 Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações


Veja Também


Deixe seu comentário