June 25 2018

Mitologia Chinesa – conheça os deuses que explicam a origem da civilização chinesa

Posted by Ana Yamashita

A origem da China é milenar e complexa, tendo sido influenciada por variados povos com diferentes culturas e crenças. As três principais religiões do país – taoísmo, confucionismo e budismo -, juntas, compuseram uma religião tradicional chinesa repleta de peculiaridades e sutilezas. Os deuses da mitologia chinesa, por exemplo, diferentemente dos gregos, com os quais estamos familiarizados, possuem uma ética e moral impecáveis. Muitos dos mitos que dizem respeito a eles abordam histórias sobre a criação da cultura e do Estado chinês, bem como a do princípio do Universo, nas quais milhares de pessoas acreditam genuinamente.

 

mitologia

 

Conheça os Principais Deuses da Mitologia Chinesa

O Criador – Panku

Assim como em outras mitologias, na mitologia chinesa também há um deus principal, precursor com relação aos demais e responsável pela criação de Universo.
A princípio, quando nada mais existia, havia apenas o caos no mundo. Foi a partir dele que surgiu Panku, o primeiro ser com consciência. Ele foi gerado pelo Yin e Yang, e com um machado, dividiu o mundo entre o Céu e a Terra. Quando morreu, seus olhos viraram o Sol e a Lua, seu hálito se tornou o vento e os parasitas que nele habitavam se transformaram nos animais que hoje conhecemos.

 

Os três soberanos – Nu Wa, Fu Xi, e Shennong

Se Panku foi o criador do Universo, e após realizar este feito veio a falecer, quem então foi o deus responsável pela criação da humanidade?
Os deuses conhecidos como “os três soberanos”, Nu Wa, Fu Xi e Shennong, foram os fundadores da civilização chinesa.
Nu Wa, a deusa mãe criadora da Humanidade, muitas vezes representada com corpo de serpente, sentia-se muito solitária e queria alguém para conversar. Por isso, usando a argila, criou o ser humano. Feliz com o resultado, a deusa passou a produzir mais e mais pessoas, até atingir um número exato para que não precisasse mais criar seres humanos, já que estes poderiam se reproduzir sozinhos e, assim, ela atingiria seu objetivo de povoar o mundo.
Além de criar o homem, ela também tornou o mundo mais habitável, afastando o céu da terra, que até então se encontravam emparelhados, e criando as chuvas, lagos, rios, etc.
Nu Wa se casou com seu irmão e deus criador da escritura, Fu Xi. Este foi um importante protetor da raça humana e responsável pelo surgimento de tarefas complexas realizadas pelos humanos, como escrever, forjar metais e definir as estações. De acordo com lendas antigas, ele foi o primeiro imperador da China, entre 2852 a.C. a 2737 a.C., assim, foi o primeiro a estabelecer leis e a criar o calendário.
Shennong, o terceiro deus soberano, é o patrono da medicina chinesa. Por ter uma barriga transparente, era possível que os humanos assistissem ao que ocorria em seu interior. Dessa forma, esse deus experimentava todas as plantas, e assim os homens podiam aprender os efeitos que elas produziriam ao serem consumidas por ele. Isto fez com que as pessoas conseguissem identificar quais plantas são tóxicas e quais teriam funções curativas.

 

O Imperador de Jade – Yu Huang Shang-ti

Conhecido como o Soberano do Céu e do Inferno, o Imperador de Jade governa tudo o que está abaixo dele. Muito conhecido na China e no resto do mundo, este deus é uma entidade bondosa e respeitada. Ele meditava e dava ordens a Buda. Além disso, foi o responsável pela criação do zodíaco chinês.

 

mitologia

 

O Imperador Amarelo – Huang Di

Huang Di, conhecido como Imperado Amarelo, foi um dos fundadores do império chinês. Ele é visto como gênio e pode ver tudo, já que possui quatro faces. Conta-se que um dos seus maiores feitos foi subir ao céu, provando à humanidade que existe outro reino.

 

O Arqueiro – Yi

Conhecido por ser um excelente arqueiro, Yi é um dos mais famosos heróis da mitologia chinesa. Segundo lendas, antigamente, dez sóis se revezavam para iluminar o planeta Terra, até que um dia, eles se revoltaram e apareceram todos de uma vez. Este ocorrido causou diversas secas e mortes. Logo, Yi, para evitar mais destruição, surge com seu arco e flecha e destrói nove sóis, deixando apenas um vivo.

 

Os Três Deuses da Felicidade – Fu Hsing, Lu Hsing e Shou Using

Em muitos lugares na China, principalmente nos restaurantes, é possível encontrar três estatuetas que representam os deuses da Felicidade. Cada um deles retrata uma qualidade bastante significativa e venerada pelo povo chinês: Fu Hsing é o deus que simboliza a sorte; Lu Hsing é o deus que representa a riqueza e o status, capaz de conceder altos postos aos seus filhos homens; e Shou Using é o deus da saúde e longevidade.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a mitologia chinesa? Qual é a sua história favorita? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Por Lys Brittes, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Mundo Estranho, Livro:As Melhores Histórias da Mitologia Chinesa, Fenix de Fogo

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +