August 03 2017

Minério de Ferro: a grande demanda da China

Posted by Ana Yamashita

A China é o maior produtor e também o maior consumidor mundial de minério de ferro, principal componente na fabricação do aço. Ainda assim, toda a sua produção não é suficiente para atender o mercado interno, afinal, o país tem a maior indústria siderúrgica do mundo. Com isso, a China ainda precisa importar toneladas por ano, ocupando, mais uma vez, o primeiro lugar dos maiores países importadores de minério de ferro.

 

minério de ferro

A demanda chinesa por minério de ferro tem interferido diretamente no valor da commodity e nas exportações brasileiras

 

Entretanto, do mesmo modo que o governo chinês tem anunciado uma desaceleração no ritmo do seu crescimento econômico, também tem feito declarações, recentemente, sobre a redução das suas capacidades de produção de aço. Esse posicionamento tem resultado em uma forte valorização do minério de ferro, bem como uma grande corrida no mercado em busca de futuros metais do país.

O vice-ministro do Gabinete do Grupo de Liderança Central sobre Assuntos Financeiros e Econômicos chinês, Yang Weimim, afirmou que o governo estaria disposto a sacrificar uma parte do crescimento econômico, em curto prazo, para poder lidar com a relação entre o crescimento estável e a prevenção de riscos sistêmicos. Riscos como, por exemplo, a crescente dívida chinesa e a bolha do setor de imóveis ; os quais causariam graves prejuízos para a economia chinesa.

Segundo pesquisa elaborada pela China Beige Book International (CBB), a economia chinesa tem continuado a melhorar no segundo trimestre e é absolutamente capaz de atingir sua meta de crescimento anual, estipulada para 6,5%, se controlar os riscos sistêmicos e estimular o minério de ferro.

 

minério de ferro

A China é o maior produtor e também consumidor mundial de minério de ferro

 

Nos últimos anos, o valor da matéria-prima tem oscilado normalmente, mas, após os estudos de investidores sobre o panorama da demanda diante do aumento da oferta de minas, o preço do minério tem passado por uma verdadeira montanha-russa.

Além disso, a China tem feito inspeções ambientais nas áreas de produção e mineração de ferro no país, o que tem gerado mais preocupações diante da possibilidade de algumas usinas serem fechadas e, assim, apertar ainda mais a oferta.

Não há um consenso sobre o futuro do mercado de minério de ferro para os próximos meses. Enquanto alguns esperam declínios, principalmente em razão do aumento da oferta, outros acreditam que o minério está subvalorizado e os preços deverão avançar no fim do ano. Alguns analistas têm apontado que o mercado está extremamente efervescido, uma vez que há uma forte tendência de grande entrada de fundos, diante de qualquer notícia que indique corte na capacidade das siderúrgicas.

 

Qual a importância do minério de ferro para a China?

O minério de ferro, enquanto componente base para a fabricação do aço, é de extrema importância para a economia chinesa, uma vez que pode ser utilizado em artigos diversos, desde utensílios domésticos até em setores mais pesados, como na indústria e construção civil. O metal é de muito valor para o desenvolvimento da economia, por ser necessário em diferentes setores e fazer parte de diversas cadeias produtivas.  A própria transformação do minério até a forma de produtos industrializados induz a formação de uma cadeia produtiva.

 

minério de ferro

Funcionário orientando o transporte de uma chapa de aço em siderúrgica em Handan, província de Hebei, na China

 

É evidente, portanto, que a demanda por esse minério é vital para o andamento do país, de modo que as importações são na casa de 1 bilhão de toneladas por ano, principalmente destinadas para alimentar a sua indústria siderúrgica. A maior parte das cargas provêm das minas brasileiras e australianas.

 

O comércio de minério de ferro entre o Brasil e a China

Existem, no Brasil, cerca de 30 parques produtores de aço e o país exporta o metal para mais de 100 países pelo mundo. A China, em especial, é a principal parceira econômica do país e tem tido um recorde histórico na relação entre ambas. O minério de ferro é uma das principais matérias-primas que o Brasil exporta para a China, sendo essa a maior importadora mundial.

 

minério de ferro

À esquerda, o presidente do Brasil, Michel Temer, e à direita, o presidente da China, Xi Jinping em Hangzhou

 

Diante disso, pode-se perceber que a China tem um grande peso sobre os preços mundiais do minério de ferro. Consequentemente, sendo uma commodity dos seus derivados, como o aço, a valorização do aço chinês incide diretamente no preço do aço brasileiro e também de outros metais. O futuro das exportações do minério de ferro do Brasil para a China estão, portanto, fortemente dependentes da demanda da economia chinesa.

Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

 

Por Anna Carolina Monéia, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Infomoney; R7; Isto É Dinheiro; Reuters

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +