Qual o melhor produto para importar em 2019?

O ano começou há um mês, cheio de perspectivas de novos negócios, alavancadas pela mudança de governo e da promessa do ministro da Economia, Paulo Guedes, de colocar as contas do governo nos eixos com a Reforma da Previdência, dentre outros ajustes necessários nas contas públicas.

Diante deste clima de otimismo, muitas pessoas nos perguntam qual é o melhor produto a ser importado em 2019? Bom, se você quer uma solução mágica, este artigo não é para você. Qual a resposta, então? Depende. Do que? Se quiser saber, continue a ler este artigo até o final!

 

Melhor produto importar 2019
Imagem por China Link Trading

 

Retrospectiva 2018

No ano passado, os 3 produtos mais trending, isto é, mais populares entre os brasileiros que importaram da China foram os celulares, os computadores e as roupas, nesta ordem. A China é o grande paraíso para o comércio de eletrônicos, visto que seus custos são bem mais baixos que os de outros países. E engana-se que os produtos Made In China sejam sinônimos de mercadorias piratas ou de segunda mão. A China é um dos países que mais investem em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no mundo, gerando uma revolução na sua indústria e toda a sua cadeia produtiva. Se antes, os chineses eram mundialmente famosos por suas cópias, hoje eles estão ganhando mercado com inovação e geração de uma tecnologia própria, e impressionam com a crescente qualidade do que produzem.

Vale lembrar que, por exemplo, os carros japoneses e sul-coreanos, nas décadas de 1960 e 1980, respectivamente, eram muito mal vistos (e com razão) pela sua baixa qualidade. Mas esses dois países, assim como a China está fazendo hoje, investiram massivamente em P&D e atualmente, quem não quer um Toyota ou uma Hyundai.

Voltando aos 3 produtos mais importados pelos brasileiros, vemos uma crescente procura por marcas chinesas de celulares, como a Xiaomi e a Huawei, e de computadores, como a Lenovo, visto que elas oferecem um preço mais vantajoso em relação aos seus principais concorrentes. Em relação às roupas, comprar da China já é bem popular, especialmente pelos usuários de sites como o Alibaba e o Aliexpress.

 

Melhor produto importar 2019
Image by China Logistic.

 

Dicas para encontrar o melhor produto para importar

É bem pouco provável que o cenário descrito acima se modifique muito em 2019, então provavelmente se você quiser importar estes produtos, provavelmente terá um grande mercado consumidor aqui no Brasil.

Mas como já disse na introdução, não existe uma fórmula mágica. Pois tudo depende da natureza do seu negócio. Então a primeira dica é: conheça o teu negócio!

 

1ª dica: conhece-te a ti mesmo

Já ouviu o ditado “o olhar do dono é que engorda o boi”? Pois isso também vale quando for fazer uma importação. O dono da empresa precisa conhecer o seu negócio de ponta-a-ponta. Assim, tenha um bom conhecimento das suas operações de negócio, do seu mercado, da sua rede de contatos. Leve em consideração, além desses fatores, quais produtos você teria facilidade de vender!

2ª dica: Facilidade de vendas

Isso nos leva à segunda dica. O melhor produto que você pode importar da China é aquele mais fácil de vender! Essa facilidade para desovar os seus estoques dependerá se você já trabalhou ou tem alguma experiência com esse produto, ou tem conhecimento de pessoas que tenham interesse nessa mercadoria que você deseja comprar. Assim sendo, se você já tem um bom networking, ou sabe bem qual o seu tipo de negócio e mercado consumidor, certamente terá facilidade de vender.

Considere também que alguns tipos de produtos possuem uma margem de lucro maior, porém, não são de fácil saída. Por exemplo, muitos procuram começar a importar com marcas famosas, como Apple e Samsung. Elas, todavia, são mais caras e não tem uma margem de lucro tão grande. Ademais, marcas reconhecidas pelo mercado muitas vezes já contam com representantes oficiais, o que dificultaria ainda mais a sua venda, pois estes seriam seus concorrentes diretos.

 

Melhor produto importar 2019
Imagem por Gran Curso Online.

 

3ª dica: quanto menos burocracia, melhor

A nossa terceira dica para você é buscar mercadorias com baixa complexidade de importação. Para quem está começando a importar, evite produtos que requeiram LI (Licença de Importação) e certificados de qualidade, que precisam da anuência do INMETRO, da ANVISA, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ou da ANATEL, pois isso demandará um capital de investimento maior.

Assim sendo, alguns produtos que não precisam passar por toda essa burocracia e são, ao mesmo tempo, de fácil venda são: acessórios pessoas, como bijuterias, cintos, bolsas, bonés e chapéus; acessórios de eletrônicos, como capinhas para tablet e celulares, protetores, películas, fones, teclados, dentre outros; roupas e objetos de decoração.

Lembra daquela lista dos 3 produtos mais importados pelos brasileiros da China? Então, celulares e computadores precisam da anuência do INMETRO e da ANATEL, o que requer um pouco mais de paciência e capital de investimento, mas tem um retorno muito bom, pois são produtos altamente visados pelos brasileiros no momento. Já as roupas, como mencionado acima, não precisam ter anuência de algum órgão específico do governo, sendo mais rápidas de importar.

 

Melhor produto para importar 2019
Imagem por China Link Trading

 

Cada negócio é único!

Deu para perceber que não existe uma fórmula mágica do tipo: importe 1x disto e faturará 10x mais. Assim, a melhor mercadoria para o seu negócio não é exatamente a mesma para o do outro. Por isso, vale muito a pena prestar atenção nas nossas dicas, para que tendo as informações necessárias, você possa tomar a melhor decisão para o seu empreendimento.

Agora que você já tem dicas de quais produtos importar nesse ano, confira nosso vídeo onde falamos exatamente desse assunto.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco e poderemos te ajudar a encontrar a melhor oportunidade de negócios. Confira também o nosso canal do YouTube, Instagram e o Blog, atualizados diariamente. Você pode tirar muitas dúvidas também por ali!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP.

Fontes: China Link Trading

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário