Liu Yifei, atriz famosa em toda China, será a Mulan em filme da Disney

O live-action de Mulan, a clássica animação dos estúdios da Disney, que foi lançada primeiramente em 1998, ainda não teve o seu elenco divulgado, exceto pela protagonista que dá nome a animação.  A heroína chinesa da antiga Dinastia Han será interpretada justamente por uma atriz chinesa conhecida em toda a China: Liu Yifei!

 

Liu Yifei
Liu Yifei é conhecida na China como Crystal Liu

 

Liu é uma das grandes atrizes da China, sendo conhecida por seus diversos papéis em novelas. A atriz chinesa passou por um rígido processo seletivo promovido pelo diretor Niki Caro, também diretor do filme “A Encantadora de Baleias”, e pelos roteiristas Amanda Silver e Rick Jaffa, que também fizeram o roteiro de “Planeta dos Macacos: A Origem”. O concurso percorreu cinco continentes diferentes e envolveu mais de 1000 participantes!

 

A história de Liu Yifei, também conhecida como Crystal Liu

Conhecida em toda China por sua imagem doce e delicada, Liu Yifei protagonizará Mulan que, em sua história, também apresenta a mesma delicadez, mostra ao mesmo tempo sua força justamente em momentos primordiais, assim como viveu a atriz. Liu  nasceu em Wuhan, capital da província de Hubei, tendo seu nome de nascimento sido primeiramente An Feng, de acordo com a família de seu pai, An Shaokang, que na época era o primeiro secretário da embaixada chinesa na França e ainda professor na universidade de língua francesa.

 

Liu Yifei
O nome de Liu Yifei foi adotado justamente quando voltou para China e entrou na Academia de Filmes de Pequim

 

Sua mãe, Liu Xiaoli, é dançarina e promove inúmeras apresentações, além de uma das principais inspirações para o talento de sua filha. Seus pais se separaram quando tinha apenas 7 anos, quando An Feng decidiu mudar legalmente seu nome para Liu Ximeizi, uma vez que ela seria criada apenas por sua mãe a partir desta idade. Também a partir deste ano começaria a nascer Liu Yifei, pois foi quando começou a ser modelo enquanto treinava canto, dança e piano, trilhando seu caminho como uma grande artista chinesa.

Aos dez anos de idade, Liu mudou-se com sua mãe para Nova Iorque para que pudesse estudar no Louis Pasteur Middle School 67, uma escola de classe média alta localizada no Queens e que atenderia aos talentos que Liu queria desenvolver ainda mais, retornando apenas com 17 anos para China, quando entrou para a Academia de Filmes de Pequim após vários testes de admissão, se formando em 2006, com 19 anos!

 

Carreira

Ao entrar na Academia de Filmes de Pequim, Liu Yifei tinha dado seus primeiros passos em sua carreira, sendo chamada para várias novelas e séries de televisão. Sua primeira aparição foi no romance dramático “A história de uma nobre família”, ou Jīnfěn shìjiā (金粉世家), baseado na história de mesmo nome. Liu se tornou popular em toda a China com o seu papel como Wang Yujan na série Demi-Gods and Semi-Devils”, ou Tiān Lóng Bā Bù (龙八), que estourou na audiência em todo o país, principalmente em Taiwan, e deu a atriz o apelido Crystal Liu, que a faria famosa aonde quer que ela vá no país.

 

Liu Yifei
Yang Yang, ator chinês, e Liu Yifei promovendo o lançamento de um filme, em 30 de março de 2017

 

Em 2008 sua carreira engrenou para atuação também em longas-metragens, primeiramente com o filme “O reino proibido”. A seguir, produziu inúmeros outros filmes, os quais renderam a Liu Yifei seu primeiro grande prêmio, como melhor atriz, no Quinto Festival de Cinema Internacional em Macau, já em seu décimo-primeiro ano de carreira, através de sua atuação no filme histórico “Os Assassinos”, ou Tóng Què Tái (铜雀).

A atriz lançou-se internacionalmente no ano de 2014, contracenando com grandes atores de Hollywood como Nicolas Cage e Hayden Christensen no filme “O Imperador” e produzindo vários outros trabalhos que envolviam tanto filmes como projetos musicais,  os quais renderam a Liu inúmeros prêmios e reconhecimento pelo mundo;fato que contribuiu, e muito, para que conseguisse o protagonismo de um filme de alta escala, como será o “Mulan” pela Disney! 

 

Hollywood e a representatividade étnica

Até o ano de 2017, uma questão se mostrava cada vez mais problemática quando tratava-se de representatividade étnica na seleção de atores para os filmes de Hollywood. Talvez este texto só esteja sendo lido hoje por você justamente por que se discute, nos últimos anos, as diversas atuações, principalmente em filmes mais populares, conhecidos também como blockbusters, de atores brancos em papéis que representavam personagens de uma etnia específica, como é o caso da Mulan, que agora será representada por Liu Yifei.

 

Liu Yifei
Após muitas críticas, em 2017 a representatividade no Oscar obteve um acréscimo significativo

 

O ponto a ser levantado vai muito além da quantidade de indicados ou premiações do Oscar para atores que não sejam brancos, mas busca fazer compreender que o talento, não somente para a atuação, mas para todas as atividades, não está atrelada ao fator estadunidense branco e é preciso que cada vez mais se abra espaço para atores representarem, de uma forma não estereotipada, papéis de personagens cultural e etnicamente correspondentes, uma vez que existem grandes Lius em todos os lugares do mundo!

 

Mulan Live Action

O Live Action de Mulan, como dito anteriormente, será dirigido por Niki Caro e roteirizado por Amanda Silver e Rick Jaffa e tem previsão de dar luz a atuação de Liu Yifei como protagonista no ano de 2019. Ainda não se pode dizer muito sobre o filme, uma vez que nem o resto do elenco foi divulgado, mas levando em consideração os últimos trabalhos realizados pelos estúdios da Disney, em especial as representações de seus clássicos, podemos considerar que Mulan (2019) será um ótimo filme e promete reavivar toda a áurea transmitida pela animação de 1998. Além de representar um marco para a questão da representatividade étnica nos filmes hollywoodianos, teremos a chance de presenciar ainda mais a atuação de Liu e outras atrizes e atores que usualmente não veríamos sem a abertura desta discussão.

E você? Como acha que Liu Yifei representará a Mulan?

 

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: OPovo, HuffPostBrasil, Wikipédia, JustJared

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário