A Lenda do Dragão Chinês : os Significados dos Dragões na China

Ao contrário do sentido que geralmente apresenta na cultura ocidental, representando o mal e as trevas, a figura do Dragão chinês é o significado de uma criatura benevolente que representa poder, força, nobreza e boa sorte. É uma criatura mística que apresenta características de diversos animais, como olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veador, orelhas de boi, bigodes de carpa, etc.

 

Dragão Chinês

A figura do dragão a princípio foi utilizada como símbolo do poder imperial, era associado com abundância, sorte, prosperidade e fortuna. Sua imagem ressurgiu nas bandeiras nacionais durante a Dinastia Qing e vem sendo um grande símbolo do folclore chinês.
Segundo a mitologia chinesa, este foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku, o Deus criador, para participar na criação do mundo. E, assim, há a crença entre chineses de que eles são descendentes diretos dos dragões. Sua figura é tão importante que o dragão chinês faz parte do horóscopo do país. E, nascer no Ano do Dragão, traz sorte, longevidade e felicidade.

 

dragão chinês
Na Cidade Proibida, em Pequim, existe a parede que representa os nove filhos do dragão.

 

De acordo com as lendas chinesas, do folclore popular, há nove tipos de dragões existentes, e o Rei Dragão têm nove filhos, cada um possuindo suas próprias características. Por isso, é muito comum encontrar dragões de diferentes características ao se caminhar pela China, principalmente em pinturas e esculturas. Há várias versões para essa história e os nomes podem mudar um pouco. Mas, de modo geral, os nomes mais encontrados são os listados abaixo:

 

Os Nove Filhos do Dragão

 

1. Bixi : semelhante a uma tartaruga gigante e forte. É frequentemente usado como base nas esculturas ornamentais. Ele é o símbolo da longevidade.
2. Chiwen: semelhante a uma besta e dotado de boa visão, acreditam que ele é capaz de extinguir o fogo, por causa disso, é frequentemente decorado nos telhados.
3. Pulao: é um dragão pequeno, e, segundo a lenda, gosta de uivar. É usado como decoração nos sinos.
4. Bi’an: semelhante a um tigre e bastante poderoso, seria capaz de diferenciar o certo do errado. É esculpido em portas de prisões para amedrontar os prisioneiros.
5. Taotie: simboliza a gula e é usado como decoração na alimentação.
6. Gongfu: O sexto filho adora água e sua imagem é usada para decorar pontes e fontes.
7. Yazi: que gosta de matar – é encontrado em espadas e em facas.
8. Suanni: semelhante a um leão e tem uma afinidade com o fogo de artifício. É geralmente representado nos dias festivos.
9. Jiaotu: semelhante a uma concha e detesta ser perturbado. É esculpido na porta dianteira ou no degrau da porta.

 

Como já dito, há diversos tipos de dragões, mesmo que eles se pareçam muito, suas cores são diferentes, o número de dedos e gestos, e cada dragão tem um significado diferente. Por exemplo, o padrão do dragão usado na túnica de um imperador tem quatro patas com cinco dedos em cada uma, e o que era usado na veste de um membro da corte, possuía somente quatro dedos em cada pata, o que destaca a supremacia dos antigos imperadores. Até nos dias de hoje, os dragões são um símbolo muito importante na cultura chinesa, sendo representados principalmente em festivais do país.

 

 Por Nathalia Gasparini, Marilia, SP, Brasil

Fontes: Expedição Oriente, China minha Vida. 

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário