Abril 24 2018

Ledman: uma grande empresa chinesa apaixonada por futebol

Posted by Victor Fumoto

Nas últimas semanas foi divulgada uma notícia que dizia que a empresa chinesa Ledman começaria um investimento muito grande no Nacional, time de futebol de Manaus, do Estado do Amazonas. Nada muito surpreendente, pois faz alguns anos que sabemos que a China pretende se tornar uma potência global do esporte bretão. Já até comentamos sobre o assunto aqui no blog da China Link Trading. Outros grandes clubes de futebol pelo mundo já receberam grandes aportes financeiros chineses, como os já tradicionais Milan e Internazionale, ambos da Itália.

 

A Ledman e o futebol

 

 

A parte curiosa se encontra na empresa investidora; a Ledman é apaixonada por futebol e está presente em todo o planeta investindo no esporte. O Nacional de Manaus não é a primeira iniciativa dos chineses. Em 2018, a Ledman começou a patrocinar a segunda divisão portuguesa, conhecida pelo nome de Segunda Liga desde 1990, a partir deste ano, passou a ser chamada de Ledman Liga Pro, contando com 20 clubes, que disputam o campeonato que começa no mês de agosto e termina no mês de maio do ano seguinte. A empresa chinesa passou a trabalhar junto com os portugueses em busca do desenvolvimento do futebol no país.

O futebol australiano também conta com a presença da empresa chinesa. O grupo Ledman é dono do Newcastle United Jets. O jovem clube, inaugurado no ano 2000, compete na A-League, o principal torneio de futebol do país. Em sua curta história, a equipe já conquistou o campeonato nacional em uma oportunidade, na temporada 2007/2008.

Além dos primeiros investimentos no Brasil e das fortes participações em Portugal e Austrália, a Ledman tem muita força no futebol chinês. Em 2015 foi fundado o clube Shenzhen Ledman Renren FC, que já conquistou diversos títulos e registrou recordes em sua história. A Ledman também é uma das principais patrocinadoras da China League, o segundo campeonato de futebol mais importante da China, composto por 18 times que disputam o torneio entre os meses de março e novembro; no total acontecem 240 partidas. O campeonato de futebol mais importante da China, a Super League, também conta com a participação da Ledman como uma das patrocinadoras da competição.

 

Ledman: uma empresa de sucesso

A história da Ledman no futebol começa com sua principal atividade, a produção de led; sim, o nome não é esse à toa. A empresa tem origem em 1993 e desde 2011, quando foi listada na bolsa de Shenzen, é considerada uma das principais empresas da China e do mundo na produção de led. A sede da empresa está no distrito de Nanshan, um dos seis que compõem a área econômica especial de Shenzen. Sua planta industrial se localiza na Zhongkai Hi-tech Development Zone, uma das 88 zonas de desenvolvimento industrial chinesa, próxima de Guangdong.

 

 

A Ledman é uma empresa inovadora, possuindo 198 patentes; das quais 67 são de invenção, todas elas relacionadas às suas principais áreas de atuação: displays led, iluminação led, embalagens com led, dispositivos led focados em economia de led e mídia led. Os produtos são comercializados em mais de 100 países, movimentando, em média, mais de 335 milhões de renminbi, o equivalente a 53 milhões de dólares.

E, foi a partir do fornecimento de led, que a Ledman encontrou seu espaço no futebol, tanto em campeonatos chineses, como as já citadas Super League e China League, quanto em campeonatos muito tradicionais, como a FA Cup, o torneio mais antigo do mundo do esporte. A partir dessas atividades, foi criada a Ledman Sports, divisão da empresa focada exclusivamente no investimento em esportes, principalmente o futebol.

 

 

Pelo projeto que a Ledman tem em seus investimentos no futebol manaura, provavelmente ouviremos falar ainda mais da empresa nos próximos anos. E, além de conhecer as iniciativas feitas no Brasil, agora sabemos mais sobre a atuação pelo mundo todo: Portugal, Inglaterra, Austrália e, principalmente, em seu país natal, sendo muito importante para os dois torneios futebolísticos mais importantes da China.

Em ano de Copa do Mundo, vamos descobrindo cada vez mais o interesse da China no futebol. Infelizmente a seleção chinesa não estará no torneio da Rússia, mas, com o investimento que o país e suas empresas fazem no esporte, podemos imaginar que não vai demorar muito para que eles se tornem figurinhas carimbadas no torneio!

 

Por Victor Silva Mallavazi, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Wikipedia, Ledman, HKTDC

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +